"Leitos de Covid-19 em Salvador serão revertidos para tratar outras doenças", diz Rui Costa

A medida ocorre em função das baixas taxas de ocupação dessas unidades na capital baiana, segundo explica o governador

Por Redação
15/09/2020 às 17h37
  • Compartilhe
Foto: Carol Garcia / GOVBA
Foto: Carol Garcia / GOVBA

Em função das baixas taxas de ocupação, o governador Rui Costa (PT) anunciou na tarde desta terça-feira (15) que alguns leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a Covid-19, montados em hospitais de Salvador, serão revertidos para o tratamento de pacientes de outras doenças. A notícia foi dada durante o programa #PapoCorreria, transmitido nas redes sociais do governador.

A desativação começará  no Hospital Geral Ernesto Simões Filho, no Pau Miúdo, que era exclusivo para pacientes com Covid-19. A partir desta semana, a unidade funcionará com 55 leitos de UTI e mais 100 leitos clínicos focados para tratar casos de média e alta complexidades.

"Entramos numa fase de desaceleração. Ao longo desses meses, fizemos esforços gigantescos para atender pacientes de Covid-19 e tivemos que reverter leitos de outras doenças para Covid-19. Isso aumentou a fila de quem tinha outras doenças. O [hospital] Ernesto Simões Filho, que foi transformado integralmente pata atender Covid-19, a partir dessa semana deixará de atender e será regulado para pacientes com outras doenças", disse Rui Costa.

De acordo com o governador da Bahia, os pacientes com Covid-19 que estão no Ernesto Simões serão levados para o Hospital de Campanha da Fonte Nova, que passará de 80 para 50 leitos de UTI e de 100 para 30 em enfermaria.

"Quem sabe, Deus queira, que a ocupação continue caindo e a gente possa anunciar a desativação completa da Fonte Nova", contou o governador. Ainda conforme Rui, o Hospital Santa Clara, que é arrendado pelo governo, terá todos os nove leitos de UTI desativados e funcionará apenas como hospital de retaguarda para leitos clínicos. Já o hospital Riverside será desativado e reformado para reabrir no começo de 2021 como um hospital de cuidados prolongados.

O Pronto Atendimento para profissionais da área da saúde no bairro do Rio Vermelho também será desativado. No Hospital Couto Maia, 10 leitos de UTI serão devolvidos para que a unidade possa tratar de outras doenças.

Rui Costa informou que não haverá subtração de leitos de UTI nas cidades do interior neste primeiro momento, já que elas ainda apresentam números altos de pacientes com Covid-19.

Com informações do G1 Bahia.