Sepultamento de Jorge Portugal será nesta terça às 16h, em Santo Amaro

Internado na UTI do Hospital Geral Roberto Santos na tarde desta segunda, professor sofreu falência cardíaca aguda

Por Redação
03/08/2020 às 20h55
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) anunciou, na noite desta segunda (3), a morte do ex-secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal. À tarde, ele foi internado às pressas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardiovascular da instiuição, em estado crítico, com um quadro de choque cardiogênico - quando o coração não consegue bombear o sangue para fazê-lo circular no organismo. Portugal tinha 63 anos e  faria aniversario nesta quarta (5).  O velório será nesta terça-feira (4), às 11h, no cemitério de Santo Amaro. O sepultamento será às 16h, no mesmo local. 

Nascido em Santo Amaro, no recôncavo baiano, Portugal foi letrista, poeta e professor universitário. É autor de músicas como "A massa", de Raimundo Sodré, e "Só se vê na Bahia", parceria com Roberto Mendes. Deixou a Secretaria da Cultura da Bahia em 2017, alegando questões pessoais e profissionais. Na TV, foi o idealizador e apresentador do programa "Aprovado", exibido na TV Bahia. Ele era responsável, nos últimos tempos, pela coluna "Português é com Portugal", na BandNews FM Salvador.

Em nota, o governador Rui Costa (PT) lamentou a perda e decretou luto na Bahia nesta terça-feira (4): "Educador, poeta, compositor, Jorge era um homem de múltiplos talentos, exercidos com a energia e a simpatia que inspirava todos à sua volta. Era, antes de tudo, um homem apaixonado pela Bahia e pelo seu povo, que estiveram sempre no centro do seu trabalho, fosse como administrador público, professor e artista. Como diz um dos seus versos: 'Uma nação diferente, toda prosa e poesia, tudo isso finalmente, só se vê, só se vê na Bahia'. Nossos sentimentos para seus amigos e familiares por essa grande perda".

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), também, se manifestou e lamentou a morte de Portugal: "A Bahia e o Brasil perderam um grande mestre da língua portuguesa, responsável pela formação de milhares de estudantes. É um dia triste para a Bahia e para todo o povo de Santo Amaro, cidade onde nasceu. Jorge Portugal, além de um grande professor da nossa língua, foi também um grande compositor, autor de canções que marcaram a música popular brasileira. Quero manifestar a minha solidariedade aos seus familiares e amigos".

 

Confira a íntegra da nota do HGRS:

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) comunica, com pesar, o falecimento de Jorge Portugal, por volta das 20h15 (horário de Brasília), de falência cardíaca aguda. O professor e ex-secretário de Cultura da Bahia estava internado na unidade de terapia intensiva (UTI) cardiovascular da instituição. 

A diretoria do HGRS apresenta sua solidariedade aos familiares e amigos ao tempo que se coloca em oração.