Média de permanência de pacientes com Covid nas UPAs é de 1,2 dia

O curto tempo de espera tem permitido acesso mais rápido ao tratamento contra a doença 

Por Flávio Gomes
01/08/2020 às 12h31
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A média de permanência de pacientes infectados ou suspeitos por Covid-19 de 1,2 dia é garantida graças ao atendimento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Salvador. O curto tempo de espera para transferência aos leitos de referência tem garantido acesso mais rápido ao tratamento adequado para os portadores do novo coronavírus.

A instalação de 439 leitos nos hospitais da cidade, feita pela Prefeitura, é um dos fatores que contribuem para essa média. Ao todo, são 228 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 211 leitos de enfermaria, alguns deles criados ou adaptados exclusivamente para o período de pandemia, como nos hospitais de campanha do Wet'n Wild e do Itaigara.


"Essa operacionalização ágil de transferência dos pacientes Covid-19 é um dos mecanismos que nós adotamos para salvar o máximo de vidas. Também é o reflexo da boa interação entre a Prefeitura e o governo do estado, através das respectivas Secretarias de Saúde, sempre em prol da valorização da vida humana", afirma Leo Prates, titular da Saúde de Salvador.


Além disso, a Prefeitura de Salvador inaugurou no final de junho a UPA Santo Antônio, na Cidade Baixa. A estrutura é a maior do Norte/Nordeste do país e conta com 26 leitos, sendo quatro com estrutura de UTI e equipados com respiradores. Quatro UPAs já receberam gripários, estruturas anexas às unidades e voltadas especificamente para pacientes com sintomas da gripe e do Covid-19, localizadas no Vale dos Barris, Paripe, Pirajá/Santo Inácio e Valéria.