Sem aglomeração, 2 de Julho terá ato simbólico na Lapinha e programação virtual

A solenidade terá a participação da imprensa e de autoridades civis e militares

Por Redação
30/06/2020 às 18h37
  • Compartilhe
Foto: Valter Pontes/Secom PMS
Foto: Valter Pontes/Secom PMS

Um ato simbólico no Largo da Lapinha está previsto para esta quinta-feira (2), em reverência aos festejos do Dois de Julho, data que comemora a Independência do Brasil na Bahia.

O evento seguirá as regras de distanciamento social e contará apenas com a participação da imprensa e de autoridades civis e militares. 

A partir das 8h desta quinta, haverá hasteamento das bandeiras nacional, do estado e da capital baiana, seguido pela deposição de flores aos Heróis da Independência no monumento do General Labatut.

A solenidade contará com as presenças do prefeito ACM Neto e do governador Rui Costa, dos presidentes da Assembleia Legislativa da Bahia, da Câmara de Vereadores e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Nelson Leal, Geraldo Júnior e Eduardo Morais de Castro, respectivamente, entre outras autoridades e imprensa.

Festa virtual
Mesmo com as medidas restritivas da pandemia do novo coronavírus, a população de Salvador vai contar com uma vasta programação virtual, que abrangerá rodas de conversas, encontro de filarmônicas e estreia de um documentário que aborda a data festiva.

Confira a programação: 
A Fundação Gregório de Mattos (FGM) disponibilizará em seu canal no Youtube uma programação recheada de atrações, durante seis dias, com direito à exibição de filmes, encontro de filarmônicas, videoaulas e rodas de conversas.

Também haverá jogos educativos temáticos para crianças e adolescentes nos perfis da FGM no Instagram (@ fgmoficial) e Facebook (@ fgmcultura).

Para quem gosta de cinema, o canal do Youtube da fundação vai transmitir, a partir das 8h desta quinta, a estreia do documentário "Dois de Julho - Um Sonho de Liberdade", com direção de Yuri Rosat. O curta-metragem retrata a importância da Independência da Bahia na construção da identidade cultural do povo baiano.

Às 18h, será exibido o 29º Encontro de Filarmônicas, conduzido pelo maestro Fred Dantas, com apresentações musicais gravadas e entrevistas ao vivo. Dentre os grupos participantes estão: Escola de Música 25 de dezembro, a Erato Nazarena (filarmônica mais antiga da Bahia), Lira 8 de Setembro, União Sanfelixta, União dos Ferroviários Bonfinenses e Oficina de Frevos e Dobrados.

 A Fundação Gregório de Mattos também promoverá a Mostra Fotográfica Virtual #clicknodoisdejulho. Do dia quinta (2) até a segunda (6), nas redes sociais da fundação, será postada uma foto por dia, explicando os elementos da data cívica, com fotos de Marisa Vianna ilustrando.