Wagner e Otto rebatem críticas de Musk a Moraes

Para senadores baianos, proprietário do X deve respeitar legislação brasileira

Por Raiane Veríssimo
09/04/2024 às 11h07
  • Compartilhe
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Os senadores baianos Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado, e Otto Alencar, presidente estadual do PSD, rebateram as críticas feitas pelo bilionário Elon Musk, proprietário do X (ex-Twitter), contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Moraes incluiu o empresário entre os investigados no inquérito das milícias digitais no Brasil, que investiga ações orquestradas nas redes para disseminar informações falsas e discurso de ódio, com o objetivo de minar as instituições e a democracia. Desde sábado (6), Musk tem atacado a decisão do ministro, o acusa trair a Constituição brasileira e ameaçou ainda reativar os perfis de usuários do X bloqueados pela Justiça.   

Para Wagner, "qualquer sistema ou instituição dentro do ambiente democrático precisa de regulamentação". "A regulamentação das plataformas digitais é absolutamente necessária, não por conta dessa ofensa descabida feita por esse empresário, mas sim porque a lei é uma norma de conduta para todos, inclusive para os bilionários. É sobre isso. Não sabemos quais atitudes o Supremo Tribunal Federal irá tomar sobre os graves ataques deste empresário, mas o recado dado pelas instituições brasileiras é que não se pode ferir a Constituição do país. Isso não tem nada a ver com censura. Tem a ver com falta de respeito ao Brasil", pontuou o petista na sua conta oficial no X.

Já Otto, a conduta do empresário "mostra a lama onde realiza seus negócios no estilo chauvinista". "Sou brasileiro, patriota, nacionalista e não bato continência pra bandeira dos USA, muito menos, aceito que um colérico ricaço como E.Musk faça pouco caso das leis brasileiras", bradou também na sua conta no X.

Leia também:

Elon Musk diz que Moraes deve "renunciar ou sofrer um impeachment" por trair a Constituição

Moraes determina investigação de Elon Musk e ordena que rede X não desobedeça decisões judiciais

Bloqueado no Brasil, Allan dos Santos faz live no X após embate entre Musk e Moraes