Pular para o conteúdo
Início » Para manter apoio político do União Brasil, Lula evita citar Geraldinho em discurso

Para manter apoio político do União Brasil, Lula evita citar Geraldinho em discurso

Lula
Presidente busca não desagradar União Brasil, e não externa apoio ao principal opositor de Bruno Reis nas eleições municipais

Durante evento do governo federal que aconteceu na noite desta segunda-feira (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não mencionou o nome do vice-governador Geraldo Júnior (MDB), com o intuito de não se indispor com aliados políticos. Além de ser vice do governador Jerônimo Rodrigues (PT), Geraldinho é pré-candidato à prefeitura de Salvador, disputando a vaga com Bruno Reis (União), atual prefeito.  

A decisão de Lula de não endossar publicamente a pré-candidatura de Geraldinho visa evitar um conflito com o União Brasil, já que o partido é apoiador do presidente e possui 3 políticos filiados ocupando cargos ministeriais, sendo ainda a base de apoio de Lula no Congresso. Na Bahia, o partido é representado por lideranças influentes como ACM Neto, ex-prefeito de Salvador, e Elmar Nascimento, líder do União na Câmara dos Deputados e potencial sucessor de Arthur Lira (PP).  

Segundo especulações, a estratégia de Lula é uma tentativa de equilibrar os interesses de diferentes partidos políticos dentro de sua base de apoio, permitindo a continuidade de apoio político essencial para a agenda de Lula em Brasília. 

Entretanto, durante evento na cidade de Feira de Santana o presidente apoiou escancaradamente o apoio deputado federal Zé Neto (PT), pré-candidato a prefeito do município, afirmando durante entrevista à rádio Princesa FM seu desejo de ver Neto como prefeito.  

Leia também:

Lula anuncia investimento de R$3,9 bilhões para educação na Bahia através do PAC

Geraldo Júnior exalta Lula e diz que se eleito quer fazer parceria focada em Salvador

Fernando Vivas/GOVBA