Vereador critica insegurança após vandalismo no Parque Pedra de Xangô: ‘triste Bahia’
André Fraga diz que ataque recente faz parte de cenário preocupante da crise na segurança pública na Bahia
Divulgação
O vereador André Fraga (PV) voltou a criticar, nesta última quinta-feira (24), a falta de segurança nos espaços públicos de Salvador após mais um episódio de vandalismo registrado no Parque Pedra de Xangô, em Cajazeiras, na capital baiana. O caso aconteceu, na madrugada da quarta-feira (23), e gerou revolta entre frequentadores e lideranças ligadas às religiões de matriz africana.
Críticas à insegurança
Segundo o parlamentar, que já foi secretário municipal de Sustentabilidade e Resiliência, o ataque não é um caso isolado, mas parte de um cenário preocupante de insegurança que se repete em outras áreas da cidade. “Infelizmente, essa realidade não é apenas a do Parque Pedra de Xangô. Diversos outros espaços também sofrem com a falta de segurança pública em Salvador. Pituaçu, Abaeté e São Bartolomeu são alguns exemplos, isso só para ficar nos parques. Triste Bahia”, lamentou Fraga.
O Parque Pedra de Xangô é considerado um dos principais monumentos sagrados do candomblé em Salvador. O local foi tombado, em 2017, pela Prefeitura por seu valor simbólico como ponto de resistência cultural e religiosa. No entanto, mesmo com essa importância histórica, atos de depredação têm sido frequentes desde o ano passado, sem que medidas eficazes de proteção tenham sido adotadas de forma permanente.
Ataques recentes
De acordo com informações da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal (Secis), um homem ainda não identificado aproveitou o momento de troca de turno dos porteiros e invadiu o prédio administrativo do parque. Ele arrombou o armário de uma servidora e furtou objetos pessoais, inclusive medicação, além de levar fios de energia e danificar parte da estrutura. O crime foi descoberto horas depois, durante a realização do Ossé, ritual tradicional das religiões afro-brasileiras que acontece regularmente no espaço.
A ação criminosa gerou comoção entre os praticantes que compareceram ao local e denunciaram nas redes sociais os constantes episódios de abandono e violência no parque. Imagens dos danos circularam amplamente, aumentando a pressão sobre o poder público por soluções efetivas.
Fraga também denunciou que a insegurança no local tem afetado diretamente os trabalhadores que atuam no equipamento.
“A insegurança nos parques é tão grande que até mesmo vários funcionários já pediram demissão, porque têm medo de ir trabalhar. Esse é o triste retrato do abandono desses espaços”, afirmou.
A Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada após o ocorrido, e a Secretaria de Manutenção (Seman) iniciou os reparos emergenciais nas instalações. A Secis garantiu que os equipamentos furtados serão substituídos e lamentou o impacto do crime, ressaltando os prejuízos não apenas materiais, mas também emocionais para os servidores e a população que frequenta o espaço.
A Fundação Gregório de Mattos (FGM), responsável por políticas de valorização da cultura afro-brasileira em Salvador, também se manifestou sobre o caso. Em nota, o órgão municipal informou que encaminhou ofício às secretarias responsáveis pela gestão e segurança do parque, recomendando a adoção de medidas preventivas e o reforço imediato da vigilância.
Espaço de preservação
O Parque Pedra de Xangô, além de seu papel ambiental e cultural, é considerado um espaço de preservação da memória ancestral afro-baiana. Diante da recorrência dos atos de vandalismo, lideranças religiosas e representantes do poder público reforçam a necessidade de proteção efetiva do espaço e de ações integradas que garantam segurança à comunidade.
Mais Lidas
Política
CPI do Banco Master avança e já reúne maioria entre deputados e senadores
Últimas Notícias
Câmara aprova urgência para projeto que propõe quebra de patente do Mounjaro
Léo Santana comanda Pipoco e arrasta multidão no pré-Carnaval de Salvador
Cantor arrasta milhares de foliões no circuito Orlando Tapajós na noite desta terça-feira (10)
Oposição aciona Justiça para tentar barrar desfile que homenageia Lula no Carnaval do Rio
Parlamentares e o Partido Novo contestam repasses federais e alegam propaganda eleitoral antecipada em ano eleitoral
Justiça Militar abre prazo para Bolsonaro apresentar defesa em processo de expulsão do Exército
Ministério Público Militar pede expulsão do Exército após condenação do ex-presidente por tentativa de golpe
Aleluia volta a criticar gestão Jerônimo, aponta Bahia como ‘último reduto do PT’ e crava: ‘Vamos derrotá-lo’
Pré-candidato ao Governo da Bahia, José Carlos Aleluia avalia desgaste do PT e reforça críticas à gestão estadual
Comissão da Câmara cobra transparência sobre cuidados médicos de Bolsonaro na Papudinha
Deputados pedem informações ao Ministério da Justiça e à PGR sobre armazenamento e distribuição de medicamentos ao ex-presidente preso em Brasília
Carnaval deve movimentar R$ 12,4 bilhões na economia da Bahia em fevereiro, aponta Fecomércio
Projeção representa um crescimento real de 6% em relação ao mesmo período do ano passado
Jerônimo entrega escola de tempo integral e anuncia investimentos em saúde e infraestrutura em Nilo Peçanha
Investimentos ultrapassam R$ 17 milhões apenas na educação e incluem pavimentação, ônibus escolares, ambulâncias e ações no turismo
Rotondano promete modernização no TJ-BA, mutirões, aproximação com a sociedade e defende uso responsável da IA no Judiciário
Ao Portal M!, novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia detalha prioridades para os primeiros meses do biênio 2026–2028
Pulseiras para Arquibancada Social do Carnaval de Salvador se esgotam em menos de 24 horas
Procura intensa antecipou encerramento das inscrições no espaço que fica no circuito Osmar, no Campo Grande
Bloco Camaleão resgata fantasia de 1986 e conecta gerações no Carnaval 2026
Design clássico reaparece com leitura contemporânea e reforça identidade de uma das agremiações mais tradicionais da folia baiana