CRC-BA estimula destinação do Imposto de Renda para projetos sociais
Segundo Sérvio Túlio Moura, contribuintes podem apoiar fundos assistenciais sem custo adicional

O Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA) reforça a importância da destinação de parte do Imposto de Renda para entidades filantrópicas do estado. A iniciativa permite que os contribuintes direcionem até 6% do imposto devido para os fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa, tanto em nível municipal quanto estadual, sem qualquer custo adicional.
“A destinação de até 6% do imposto de renda da pessoa física aos fundos de assistências sociais é de fundamental importância para que as entidades sem fins lucrativos possam desenvolver seus trabalhos direcionados às crianças, adolescentes e idosos”, explica Sérvio Túlio Moura, presidente do CRC-BA.
Como funciona destinação do Imposto de Renda?
A destinação pode ser realizada de duas formas:
- Doação direta: Contribuinte realiza o repasse ao fundo escolhido ao longo do ano e deduz o valor na declaração seguinte.
- Durante o preenchimento da declaração: Programa da Receita Federal permite a destinação de até 3% para cada tipo de fundo, gerando um Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), que deve ser pago dentro do prazo da declaração.
Além disso, é possível direcionar o recurso para uma entidade específica que tenha projetos cadastrados nos Fundos Assistenciais. Para isso, o contribuinte deve enviar o comprovante de pagamento do DARF para o e-mail da entidade escolhida, incluindo seus dados pessoais (nome, CPF, endereço e telefone) e manifestando formalmente sua intenção de contribuir.
“Por meio da sua comissão do CRC-BA Voluntário, em parceria com a Receita Federal, o CRC Bahia orienta os seus profissionais contábeis para que incentivem os seus clientes a destinarem parte do seu imposto de renda para os fundos assistenciais. Com isto, prestam o serviço de muita relevância para a sociedade”, afirmou Moura.
CRC-BA promove conscientização sobre iniciativa
Segundo o presidente, o CRC-BA tem desempenhado um papel fundamental na divulgação dessa possibilidade, capacitando profissionais da contabilidade para orientar seus clientes sobre essa forma de contribuição social. Como parte desse esforço, o conselho realizou um evento no dia 18 de fevereiro, em sua sede na capital baiana, com a presença da Receita Federal e representantes dos fundos assistenciais de Salvador e Lauro de Freitas.
Durante o encontro, contadores receberam instruções detalhadas sobre o processo de destinação e conheceram mais sobre os projetos sociais beneficiados pelos recursos arrecadados.
“Esse evento foi um verdadeiro sucesso, contamos com a presença da Receita Federal que apresentou a forma correta de fazer a destinação do Imposto de Renda, bem como contamos com a presença dos representantes dos fundos municipais e estaduais que prestaram a informação sobre os projetos que ali são desenvolvidos”, disse Sérvio.
Impacto social e incentivo à participação
Para presidente do CRC-BA, “quem adere à destinação tem a possibilidade de ajudar entidades sociais de sua localidade sem precisar desembolsar nenhum valor extra”. “Essa é uma forma de exercer a solidariedade e contribuir diretamente para projetos que impactam positivamente a sociedade”, ressalta Moura.
Segundo ele, ao permitir que os contribuintes escolham onde parte do seu imposto será investido, a destinação fortalece o papel da contabilidade como ferramenta de transformação social. Os valores arrecadados são fundamentais para a manutenção de projetos que atendem crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade.
“O maior benefício para o contribuinte é poder escolher onde será aplicado parte do imposto a pagar, sem falar da satisfação que é participar de uma ação de voluntariado”, concluiu Túlio.
Mais Lidas
Seis em cada dez brasileiros usaram Pix mensalmente em 2024, aponta estudo
Oi Fibra agora é Nio: nova gestão quer retomar mercado de banda larga
Fraudes bancárias disparam no Brasil: 10,4% em 2024, aponta Serasa Experian
Negócios
BYD anuncia recarga ultrarrápida para carros elétricos
Copom eleva Selic para 14,25% e juros atingem maior nível desde 2016
Safra recorde no Estado impulsiona Bahia Farm Show 2025; veja o que esperar
Mercado financeiro revisa previsões de crescimento e inflação para 2025
Serasa revela: 1,7 milhão de baianos têm dívidas baixas e podem limpar nome
Últimas Notícias

Sonho sem investimento é mera ilusão

Eleições no PT: Humberto Costa lidera partido até julho e defende unidade

Governador reforça apoio ao comércio e inovação em evento estratégico para varejo
Jerônimo Rodrigues (PT) participou do encerramento do congresso Cenários & Tendências, evento voltado para setor em Feira de Santana

Legado e reconhecimento: Heraldo Rocha recebe Comenda 2 de Julho na AL-BA
Ex-deputado estadual por cinco mandatos reforça luta pela saúde e autismo, e faz alerta sobre Bahia: ‘situação crítica’

Haddad descarta recessão e garante equilíbrio econômico sem frear crescimento
Para ministro, política econômica do governo e ações do Banco Central devem ser suficientes para manter preços sob controle

Barco Show Bahia: feirão náutico em Salvador traz embarcações a partir de R$ 10 mil e experiências sensoriais únicas
Evento acontece, a partir desta quinta-feira (20) até domingo (23), no Terminal Turístico Náutico, com exposições e atividades exclusivas

Jerônimo anuncia nova gestão para BR-116 e BR-101; veja quem assume no lugar da ViaBahia
Medida ocorre enquanto governo federal finaliza processo de licitação para nova concessão das rodovias federais que cortam Estado

Polícia Civil deflagra operações contra grupos criminosos na Bahia
Cerca de 300 policiais cumprem mandados de busca e apreensão em Salvador e Região Metropolitana

Resumo BBB 25 de quarta-feira (19/3): Carnaval de Olinda agita festa no BBB e nova briga de gêmeos coloca em risco aliança
Evento inspirado na cultura pernambucana emociona Guilherme, enquanto dinâmica e conflitos redefinem rumos do jogo

Imperdível: Salvador celebra seus 476 anos e 7 eventos marcam as comemorações no Festival da Cidade
Confira programação gratuita e não perca atividades culturais e de inclusão na capital baiana

STF agenda julgamento do ‘núcleo 2’ de acusados por trama golpista para 29 e 30 de abril
Grupo a ser julgado conta com seis pessoas, incluindo Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF)

Malafaia chama líder do Republicanos de ‘cretino’ por críticas ao projeto de anistia do 8 de Janeiro
Pastor cobrou posicionamento de lideranças do Republicanos, como Tarcísio, Damares e Mourão