STF mantém prisão de Filipe Martins após audiência de custódia por descumprimento de medidas cautelares
Ex-assessor de Jair Bolsonaro teria utilizado a rede social profissional LinkedIn para buscar perfis de outras pessoas
Arthur Max/MRE
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a prisão de Filipe Martins, ex-assessor para Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), após a realização da audiência de custódia na tarde da última sexta-feira (2). A decisão confirma a prisão preventiva decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, no âmbito da ação penal que investiga a tentativa de golpe de Estado. As informações são da Agência Brasil.
Filipe Martins foi preso pela Polícia Federal (PF) na manhã de sexta-feira (2), em Ponta Grossa, no Paraná, onde cumpria prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica. Ele foi condenado a 21 anos e seis meses de prisão por participação na trama golpista, mas permanecia em liberdade em razão de a sentença ainda não ter transitado em julgado.
Audiência de custódia confirma decisão do STF
A audiência de custódia ocorreu por videoconferência, diretamente da cadeia pública de Ponta Grossa, e foi conduzida pela juíza auxiliar do gabinete de Alexandre de Moraes, Flávia Martins de Carvalho. Após a análise do caso, o Supremo entendeu que houve descumprimento de medida cautelar, o que justificou a manutenção da prisão.
O ministro considerou comprovada a violação da proibição de uso de redes sociais, uma das condições impostas quando a prisão preventiva havia sido substituída por prisão domiciliar no último sábado. A decisão reforça que a restrição abrangia tanto o uso direto quanto indireto das plataformas digitais.
“Efetivamente, não há dúvidas de que houve descumprimento da medida cautelar imposta, uma vez que a própria defesa reconhece a utilização da rede social, não havendo qualquer pertinência da alegação defensiva no sentido de que as redes sociais foram utilizadas para ‘preservar, organizar e auditar elementos informativos pretéritos relevantes ao exercício da ampla defesa’”, escreveu Moraes.
Uso do LinkedIn motivou prisão preventiva
De acordo com a decisão judicial, uma denúncia recebida na última segunda-feira (29), apontou que Filipe Martins teria utilizado a rede social profissional LinkedIn para buscar perfis de outras pessoas. A informação foi juntada aos autos e motivou a reavaliação das medidas cautelares impostas pelo STF.
Na segunda-feira seguinte, Alexandre de Moraes notificou a defesa e concedeu prazo de 24h para esclarecimentos. Os advogados afirmaram que o ex-assessor não possuía credenciais de acesso às redes sociais e que não teria realizado qualquer publicação após a imposição das restrições.
“Não praticou qualquer ato em tais plataformas desde período anterior à imposição das atuais restrições cautelares”.
Apesar da argumentação, o Supremo entendeu que a simples utilização da rede social, ainda que alegadamente por terceiros, configurou violação direta da medida cautelar.
Relembre trajetória de Filipe Martins e vínculo com o bolsonarismo
Filipe Martins tem 38 anos e é natural de Sorocaba, no interior de São Paulo. Ele é formado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e cursou Diplomacia e Defesa na Escola Superior de Guerra, vinculada ao Ministério da Defesa.
Em 2019, assumiu o cargo de assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República no início do governo Bolsonaro. Antes disso, atuou como intérprete, tradutor, assessor internacional do Tribunal Superior Eleitoral e assessor econômico na Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
A aproximação com a família Bolsonaro ocorreu em 2014, quando conheceu Eduardo Bolsonaro (PL) pela internet, que se tornou seu padrinho político. Filipe Martins também é citado em investigações relacionadas ao chamado gabinete do ódio, acusado de difundir desinformação por meio das redes sociais.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações
Jacuipense x Vitória: onde assistir, horário e prováveis escalações
Enxaguada de Yemanjá 2026 reúne Carlinhos Brown e convidados no Rio Vermelho; veja detalhes
Evento acontece em 2 de fevereiro, na Vila Caramuru, com Carlinhos Brown e convidados; ingressos estão à venda online e no Shopping Barra
Transalvador inicia credenciamento presencial de veículos para o Carnaval 2026
Transalvador abre postos no Shopping Barra e na Ferreira Costa para credenciamento de veículos que circularão nas áreas de restrição do Carnaval 2026
Mercado financeiro reduz projeção do IPCA para 4,05% em 2026 e prevê queda na Selic
Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (12) pelo Banco Central, mostra melhora gradual nas expectativas de inflação
Lauro de Freitas registra saldo positivo de 6,9 mil empregos formais em 2025, aponta Caged
Município alcançou o terceiro melhor saldo de empregos da Bahia entre janeiro e novembro do ano passado
Governo da Bahia anuncia investimento de R$ 46 milhões do programa Periferia Viva em Pau da Lima
Recursos do Novo PAC vão beneficiar cerca de 5 mil famílias com urbanização integrada e novas moradias
Solange Couto e Juliano Floss são os primeiros camarotes confirmados do BBB 26
Pipocas já foram definidos por votação popular e outros Camarotes serão revelados no programa ao vivo
Após Globo de Ouro de Wagner Moura, Prefeitura de Salvador anuncia investimento de R$ 12 milhões para fortalecer audiovisual
Recurso será aplicado em ações de fomento, formação profissional, infraestrutura e atração de produções
STF tem três votos para manter bloqueio às emendas de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem
Medida foi adotada de forma individual pelo ministro Flávio Dino e agora é analisada pelo plenário virtual da Corte
Prefeitura de Ilhéus proíbe consumação mínima e cobrança antecipada na faixa de areia
Medida segue iniciativa adotada em Itacaré e proíbe cobrança antecipada, consumação mínima e condicionamento para uso de cadeiras e guarda-sóis nas praias do município
Bahia perde nos pênaltis para o Atlético-PI e é eliminado da Copinha 2026
Bahia empata em 2 a 2 no tempo normal, perde uma cobrança e se despede da Copinha 2026 na segunda fase