Pular para o conteúdo
Início » Roberto Carlos lança oficialmente pré-candidatura a prefeito e embola disputa em Juazeiro

Roberto Carlos lança oficialmente pré-candidatura a prefeito e embola disputa em Juazeiro

Roberto Carlos lança oficialmente pré-candidatura a prefeito e embola disputa em Juazeiro
Município tem cinco candidatos da base de Jerônimo, sendo três da federação PV, PT e PCdoB e complica eleições no sétimo maior colégio eleitoral da Bahia

O deputado estadual Roberto Carlos (PV) lançará oficialmente, nesta sexta-feira (24), sua pré-candidatura a prefeito de Juazeiro. O evento será às 18h30, no Grande Hotel do município e contará com a presença das principais lideranças de toda a região do Vale do São Francisco.

“Juazeiro é minha paixão, minha vida, minha história. Comecei minha trajetória política no mercado informal desta cidade e sempre lutei pelo seu desenvolvimento. Como vice-líder do governo Jerônimo, pude trazer obras estruturantes e importantíssimas para o município. Tenho certeza de que, como prefeito, poderei contribuir ainda mais para o progresso desta cidade, trabalhando em conjunto com meu grupo político”, afirmou o parlamentar que está em seu sexto mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), desde 2003.

Disputa embolada

A disputa no sétimo maior colégio eleitoral da Bahia promete ser mais um ‘calcanhar de aquiles’ para o governador Jerônimo Rodrigues nas próximas eleições. Assim como acontece em Itabuna e Vitória da Conquista, há mais de uma pré-candidatura a prefeito posta dentro do seu grupo político. No caso de Juazeiro, a situação ainda é mais tênue, já que, além de Roberto Carlos, dois dos outros quatro pré-candidatos da base são do PT e do PCdoB, que formam federação com PV e, a partir deste ano, só podem ter candidatura única obrigatoriamente.

Na última sexta-feira (17), o deputado estadual Zó (PCdoB) lançou oficialmente sua pré-candidatura à Prefeitura de Juazeiro. Já no próximo dia 1º de junho será a vez do ex-prefeito Isaac Carvalho (PT) formalizar a sua e, nesta última terça-feira (21), recebeu o apoio oficial do Avante para a disputa. Inelegível desde 2022 por um caso de improbidade administrativa, o petista, divulgou, no último dia 15, uma certidão de quitação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que o libera para sair candidato em outubro.  

Diante do imbróglio, ainda não se sabe quem será o escolhido pela Federação. Entretanto, segundo o presidente do PT-BA, Éden Valadares, Isaac contará com a presença do senador Jaques Wagner (PT) e do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), além das bancadas estadual e federal do partido em seu evento de lançamento.

“Meus companheiros e companheiras do PT de Juazeiro, aqui é Éden Valadares, presidente estadual do PT, aqui é o nosso presidente Luiz Félix, nosso próximo prefeito Isaac, pra fazer um convite, uma convocação à militância do PT. Dia 1º de junho, no sábado, pela manhã, vamos oficializar o lançamento da pré-candidatura do companheiro Isaac. O retorno de Isaac à prefeitura de Juazeiro, uma festa bonita, uma festa do 13, do time de Lula e de Jerônimo, com o senador Jaques Wagner, com o ministro Rui Costa, com toda a nossa bancada federal e estadual, e a nossa militância de Juazeiro e da região”, anunciou o dirigente partidário em vídeo publicado em conjunto pelo pré-candidato e o PT-BA.

Além de Roberto Carlos, Zó ou Isaac Carvalho, a base de Jerônimo ainda tem dois pré-candidatos em Juazeiro: Andrei da Caixa (MDB) e Joseph Bandeira (PSB), também ex-prefeito. A cidade é comandada atualmente pela tucana Suzana Ramos, que até ensaiou uma aproximação ao governador, mas deverá disputar à reeleição novamente pelo PSDB.

Roberto Carlos acabou perdendo a aposta de emplacar uma vaga no Tribunal de Contas do Município (TCM), que ficou com o petista Paulo Rangel, agora ex-deputado estadual. A ver as cenas dos próximos capítulos de como o governador irá conduzir a eleição municipal na região do Vale do São Francisco.   

Leia também:

Falta ao governador flexibilidade necessária para lidar com diversidade política do Estado, diz Geraldo Simões

PT deve disputar pelo menos 110 prefeituras na Bahia nas próximas eleições

Vitória da Conquista: Jerônimo fala sobre impasse entre pré-candidaturas a prefeito de Waldenor e Lúcia

Deixe um comentário

Divulgação