Roberta Roma propõe auxílio inclusão social para beneficiários do BPC e Bolsa Família
Proposta visa incentivar a formalização do trabalho e reduzir a dependência de benefícios, com inspiração em modelos internacionais
A deputada federal Roberta Roma (PL) apresentou uma proposta para a criação do Auxílio Inclusão Social. A medida visa incentivar a inclusão produtiva dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do Bolsa Família no mercado de trabalho, promovendo a sustentabilidade fiscal. A ação também busca atenuar os cortes e restrições causados pela aprovação do Projeto de Lei 4/614/24.
“Nosso objetivo é promover a inclusão produtiva, estimulando a formalização das relações de trabalho para pessoas com deficiência, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade”, declarou a deputada. O Auxílio Inclusão Social propõe o pagamento de 50% do valor do BPC e do Bolsa Família, por até 12 meses, para os beneficiários que tiverem a carteira assinada.
Segundo Roberta Roma, o BPC e o Bolsa Família são instrumentos importantes para a proteção das pessoas de baixa renda, garantindo uma renda mínima para essas famílias. “Falta nesses programas o incentivo à transição para o mercado de trabalho, uma vez que qualquer incremento causa a perda integral dos benefícios e desestimula a inclusão produtiva”, destacou a parlamentar.
“O Auxílio Inclusão Social não apenas reduz a dependência de benefícios integrais como também promove a formalização e o crescimento econômico”, disse a deputada. Ela complementou afirmando que o auxílio ajuda a reduzir “gradualmente o número de beneficiários integrais e estimula a arrecadação tributária por meio da formalização do trabalho. Dialoga com experiências internacionais bem-sucedidas, como o Earned Income Tax Credit (EITC) nos Estados Unidos”.
PL 4614/24
O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados na última quinta-feira (19). A proposta integra o pacote fiscal do governo federal. Entre as medidas contempladas pelo projeto, está o teto de crescimento para o salário mínimo, que passará a ser equiparado às regras do arcabouço fiscal, possuindo um crescimento máximo de 2,5% ao ano. O teto do salário mínimo pode representar cerca de R$ 5,3 bilhões aos cofres públicos do país em 2025.
O texto também promove uma alteração na correção do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), além de estabelecer mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC), impondo regras mais complexas para a concessão do benefício a idosos e pessoas com deficiência.
Entre as alterações no BPC, estão a retomada do conceito original de pessoa com deficiência e a regra que desconsidera a renda de benefícios previdenciários ou assistenciais de familiares.
Reforma Tributária
Roberta Roma e seu correligionário, o deputado Capitão Alden (PL), foram os únicos deputados baianos que votaram contra a proposta, aprovada no dia 17 de dezembro. A Reforma Tributária recebeu 324 votos a favor e 123 contra.
O texto aprovado na Câmara dos Deputados sofreu modificações em relação ao que havia sido aprovado no Senado. Entre as principais alterações, está a inclusão de bebidas açucaradas, como refrigerantes, na lista do imposto seletivo, buscando aumentar a tributação sobre produtos prejudiciais à saúde.
Agora, os deputados terão que decidir se acatarão as demais modificações feitas pelos senadores. Caso o texto final seja aprovado, a Reforma Tributária seguirá para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Marcos Medrado apresenta secretariado e planos para gestão em Valença
Governo da Bahia capta R$ 5 bilhões para saúde, segurança e infraestrutura
Lula sanciona pacote fiscal com mudanças no BPC e dois vetos estratégicos
Últimas Notícias
Governo suspende vistos para trabalhadores chineses da BYD após denúncia de trabalho escravo
Suspensão dos vistos temporários afeta construção da fábrica da montadora em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador
Marcos Medrado apresenta secretariado e planos para gestão em Valença
Prefeito eleito divulga secretariado, foca em mobilidade urbana e saúde, e promete transparência e melhorias significativas
Como proteger seus pets durante fogos de artifício nas festas de fim de ano
Audição sensível de cães e gatos torna estampidos assustadores, podendo gerar fobias e perigo; confira dicas do médico-veterinário Murillo Barros
Confira previsão do tempo e condições das praias para virada do ano em Salvador e interior da Bahia
Clima na capital baiana será de céu claro a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas
Cerca de 29 mil pessoas participam do 2° dia do Festival Virada Salvador
Evento contou com shows das bandas Psirico e Olodum, e dos cantores Bell Marques, João Gomes e Thiago Aquino
Prefeito comemora público de 200 mil pessoas no 1° dia do Festival Virada Salvador
Evento confirma expectativa da organizaçăo com eficiência operacional e grande público
Mercado de trabalho para o público 50+: oportunidades e desafios em 2025
Ao Portal M!, o consultor de carreiras Fábio Rocha ressaltou que essa faixa etária tem boas chances em posições de liderança
Babu Santana destaca importância do cinto de segurança após acidente de carro
Ator relata experiência e reforça conscientização sobre segurança no trânsito
Réveillon dos Quereres reúne artistas e público em celebração no litoral baiano
Entre convidados confirmados estão artistas como José Loretto, Sheron Menezzes, Tardelly Lima e Dudu Azevedo
Aneel anuncia bandeira verde para janeiro e alerta para consumo consciente de energia
A redução dos custos de geração de energia hidrelétrica é a principal razão para a bandeira verde em janeiro