PSOL Bahia critica segurança pública no governo Jerônimo e pede exoneração do comandante da PM
Paulo Coutinho é considerado ‘responsável direto pela atuação da força policial no estado’
Feijão Almeida/GOVBA
O PSOL Bahia emitiu uma nota nesta sexta-feira (29) exigindo mudanças drásticas na política de segurança pública do estado e na gestão da Polícia Militar (PMBA), após o agravamento da violência e o aumento da insegurança em diversos municípios. O partido criticou a atuação do governo estadual, acusando-o de perpetuar uma abordagem punitivista e racista, que resulta em violência contra as comunidades periféricas e populações negras.
O partido destacou que a política de segurança pública se baseia mais no uso excessivo da força do que em ações efetivas para combater as causas da violência, como pobreza e desigualdade social.
De acordo com o PSOL, o comando da PM tem falhado em combater o crime organizado, priorizando, em vez disso, a repressão contra cidadãos pobres e negros. “O comando da Polícia Militar permanece atuando por suas articulações políticas e pelo uso excessivo da força policial pra combater o povo pobre, preto, e não o crime organizado”, afirmou o partido. O PSOL também criticou a Polícia Civil por se limitar a ações pontuais, como inaugurações de unidades policiais e operações sem resultados significativos.
A Bahia, segundo o PSOL, está sendo “tomada de assalto” por criminosos, com o governo minimizando a gravidade da situação. “Enquanto isso, o Governo diz que todo caos passa de ‘uma gripezinha’”, disse o partido, fazendo referência à minimização das crises sociais e à falta de ações eficazes para combater o crime e a insegurança no estado.
O PSOL Bahia apontou que a política de segurança adotada pelo governo Jerônimo não aborda as questões sociais e estruturais que alimentam a violência. O estado continua com uma das maiores taxas de homicídios do país, além de ser o líder em número de mortes em ações policiais e encarceramento de pessoas negras e pobres. “A violência policial é uma constante, com casos de execuções, tortura e abusos contra os cidadãos. A impunidade é a regra, e a justiça, apenas para os ricos e poderosos”, lamentou a executiva psolista.
A falta de “condições adequadas para os trabalhadores da segurança pública” também foi destacada. O partido criticou” a formação militarizada, a sobrecarga de trabalho e a remuneração baixa dos policiais, apontando que esses fatores contribuem para o agravamento da violência”.
“Quando o poder público ignora o ser humano por trás daquela farda, esse policial irá transferir as suas insatisfações, frustrações, e má formação para a arma”, afirmou o PSOL.
O partido cobrou ainda a exoneração imediata do comandante da PM, acusando-o de ser responsável direto pela ineficácia das ações de combate ao crime e pela gestão falha da segurança pública no estado. O PSOL também propôs a reforma do sistema de segurança pública, priorizando a prevenção social, a inclusão e a desmilitarização das forças de segurança, além de sugerir a melhoria na formação dos profissionais da área e o investimento em inteligência policial para combater o crime organizado.
Mais Lidas
Política
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas