PSOL anuncia Ronaldo Mansur como pré-candidato ao Governo da Bahia em 2026
Executiva baiana da sigla confirmou Meire Reis (PSOL) como pré-candidata a vice-governadora
Anderson Borges
A executiva baiana do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (16), a indicação de Ronaldo Mansur como pré-candidato ao Governo da Bahia nas eleições de 2026. A decisão ocorreu durante reunião no auditório do Hotel Golden Park, e também confirmou Meire Reis (PSOL) como pré-candidata a vice-governadora, além de Delliana Ricelli (PSOL) como pré-candidata ao Senado, pela federação entre PSOL e Rede Sustentabilidade.
“Vamos governar a Bahia! Nossa chapa representará as pautas da esquerda raiz, dos movimentos sociais e da população baiana”, afirmou o pré-candidato ao Palácio de Ondina.
Ronaldo Mansur é um dos fundadores do PSOL na Bahia
Natural de Alagoinhas, Ronaldo Mansur já concorreu a vice-governador em 2014 na chapa de Marcos Mendes e em 2022 na chapa de Kleber Rosa. Em 2018, disputou o cargo de deputado federal. Com formação em meio ambiente e atualmente cursando Direito, Mansur é militante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e um dos fundadores do PSOL na Bahia.
Mansur ocupou cargos estratégicos dentro do partido, incluindo Secretário Geral, Tesoureiro e Presidente Estadual. Em 2023, foi eleito presidente estadual pela segunda vez, reforçando sua liderança e influência na sigla.
Kleber Rosa anuncia pré-candidatura a deputado estadual e apoia Ronaldo Mansur
O anúncio de Ronaldo Mansur como pré-candidato ao Governo da Bahia em 2026, ocorre após o ex-candidato à prefeitura de Salvador, Kleber Rosa (PSOL), anunciar sua pré-candidatura ao cargo de deputado estadual.
Após o anúncio, Rosa manifestou apoio à nova chapa estadual do PSOL, encabeçada por Ronaldo. “Todo o meu apoio ao companheiro Ronaldo! Temos certeza de que ele irá nos encher de orgulho no seu novo desafio!”, declarou o psolista.
Bruno Reis crava ACM Neto para Governo da Bahia
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), confirmou, na manhã da última segunda-feira (15), que o candidato ao governo da Bahia nas eleições de 2026 será o ex-prefeito ACM Neto. A definição da chapa completa, no entanto, só ocorrerá após a escolha do nome nacional da aliança, que, segundo ele, deve representar a união dos partidos e transmitir uma mensagem de pacificação ao país. A declaração foi feita durante a cerimônia de certificação e entrega de tablets do programa Geração SSA, no bairro do Comércio.
“A nossa chapa deve sair após a definição do nome nacional, aquele que represente todos os sentimentos que falei aqui, em especial o desejo de pacificação do país, para sair desta crise permanente. À medida que esse nome nacional for definido e o conjunto de partidos que farão parte da aliança, seguiremos para definir o nosso nome a senadores. Para o governo, o nosso nome já está definido: é do nosso ex-prefeito, por oito vezes consecutivas eleito o melhor prefeito do Brasil, ACM Neto”, disse Bruno Reis.
Questionado sobre quem deveria ser o candidato da direita à Presidência da República após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Bruno Reis citou cinco governadores e reforçou a necessidade de unidade entre as forças oposicionistas. Entre os nomes mencionados estão Tarcísio de Freitas (Republicanos – SP), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Romeu Zema (Novo-MG), Ratinho Junior (PSD-PR) e Eduardo Leite (PSD-RS).
“Todos que estão colocados são governadores atuais que vêm performando muito bem, que estão preocupados com entregas, com resultados, estão ajudando a transformar a realidade dos outros estados. A oposição tem esses cinco nomes que estão colocados e partidos diferentes e nós vamos trabalhar para tentar ter, se possível, uma unidade já no primeiro turno, de um único nome que possa representar esse conjunto de forças que querem um país diferente do que o Estado”, pontuou Reis.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval
Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental
Cortejo, oferendas no mar e apresentações culturais marcaram a celebração na orla de Camaçari
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade