Primeiro mandato de Bruno Reis tem saldo de conquistas, com 59% de promessas cumpridas
Prefeito afirmou que a avaliação é ‘extremamente positiva’, mas reconheceu problemas em transporte e educação
Divulgação
O prefeito Bruno Reis (União Brasil) encerra seu primeiro mandato como prefeito de Salvador em um cenário de transição para seu segundo ciclo à frente da gestão municipal, após ter sido reeleito. Entre 2021 e 2024, o chefe do Executivo apresentou avanços em áreas como mobilidade urbana, saúde e educação, mas também reconheceu a existência de diversos desafios a serem enfrentados em seu segundo mandato.
Principais avanços no primeiro mandato de Bruno Reis
Mobilidade urbana
Entre as principais conquistas, está a conclusão das obras do BRT Lapa–Iguatemi/Pituba, que foi inaugurado em abril de 2024. A intervenção beneficia 15 bairros, integrando o modal aos sistemas de ônibus e metrô por meio do Salvador Card. Além disso, a inauguração da ponte sobre o Rio Camaragibe, em junho de 2022, aumentou a capacidade de tráfego na Ligação Iguatemi-Paralela, reduzindo o tempo de deslocamento na região.
Além disso, destacam-se:
- Integração total do transporte coletivo na Estação da Lapa.
- Requalificação da via Imbuí–Curralinho (2023).
- Inauguração da Avenida Jayme Figura, conectando Pau da Lima à Avenida Gal Costa (2024).
Saúde
Na área da saúde, a prefeitura implementou o Programa de Combate à LGBTfobia Institucional, que resultou na criação do Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBT+, inaugurado em 2023. Além disso, ações voltadas para a ampliação da triagem neonatal, pré-natal e saúde bucal alcançaram índices significativos.
Outro destaque foi a redução da morbimortalidade de crianças e adolescentes por doença falciforme. A taxa de mortalidade caiu de 1,3 óbitos por 100 mil habitantes em 2020 para 0,8 óbitos preliminares em 2024.
Infraestrutura e meio ambiente
Na infraestrutura e meio ambiente, a requalificação de 396 praças e 353 campos e quadras, além de intervenções na orla de Salvador, garantiram espaços de lazer para a população. A instalação de geomantas em 106 encostas, com investimento de R$ 9,6 milhões, e a realização de 98 obras de contenção reforçaram a segurança em áreas de risco.
No Parque São Bartolomeu, o programa de recuperação ambiental trouxe melhorias na qualidade das nascentes do rio Mané Dendê, com obras de saneamento e capacitação socioambiental.
Educação
Na educação, o destaque foi o Programa Ingressar, que ofertou vagas para mais de 800 alunos em cursinhos preparatórios, além de iniciativas como a realização de aulões e videoaulas para estudantes.
Cultura
Já na Cultura, o projeto Geografia da Moqueca e a inauguração do Centro Cultural Casa da Música promoveram o turismo e a gastronomia local.
Habitação
Na habitação, a prefeitura implementou o programa Bairro Novo, que levou obras de urbanização para bairros como Itacaranha, Plataforma e Rio Sena, beneficiando milhares de famílias. Em Amaralina, está prevista a construção de 270 casas.
Direitos humanos e programas sociais
Já no campo dos direitos humanos, o Programa Vida Nova, lançado em 2024, unificou ações sociais com investimentos de R$ 200 milhões, incluindo novos restaurantes populares e residências assistidas. A Casa da Mulher Soteropolitana também foi inaugurada, oferecendo suporte integral às mulheres vítimas de violência.
Promessas cumpridas no primeiro mandato de Bruno Reis
De acordo com a Plataforma dos Políticos, do G1, Bruno Reis assumiu 54 promessas durante sua campanha. Destas:
- 32 promessas foram cumpridas;
- 6 estão em andamento;
- 16 não foram realizadas.
Com um índice de 59,25% de promessas cumpridas, Salvador se destaca como a capital com maior índice de realizações entre as 20 maiores capitais do Brasil, superando a média nacional de 39,1%.
Confira alguns destaques da gestão
- Casa da Mulher Brasileira: estrutura voltada ao atendimento de mulheres em situação de vulnerabilidade;
- Obras de contenção de encostas: ampliando a segurança em áreas de risco;
- BRT de Salvador: finalização das intervenções;
- Saúde bucal: ampliação da cobertura para crianças;
- Novos espaços públicos: criação de áreas abertas para lazer e convivência.
Expectativa de melhorias no segundo mandato
Apesar do balanço positivo, Bruno Reis apontou durante uma entrevista à rádio Piatã FM, em setembro, que o índice de realizações é ainda maior, considerando obras concluídas após o fechamento do levantamento, em abril. Como exemplo, mencionou o Centro Especial de Reabilitação de Cajazeiras e obras viárias em execução, como o viaduto entre o Detran e o Corpo de Bombeiros, que deve ser finalizado até este mês de dezembro.
No entanto, o gestor reconheceu que algumas promessas não foram concretizadas por dependerem de outras instâncias. Entre elas, estão o parque do Vale da Mata Escura, cuja área necessitaria de cessão do Ibama, e o parque da Bacia do Cobre, em Pirajá, cuja implementação esbarra em negociações com a Embasa.
Com os olhos voltados para o segundo mandato, Bruno Reis assegurou que as novas metas têm financiamento garantido. Ele declarou que pretende superar os resultados alcançados na gestão inicial. “Eu fui o prefeito do Brasil que mais cumpri as promessas de campanha, e nesse segundo mandato, vou ser muito melhor do que fui no primeiro”, afirmou.
Fortes chuvas: desafio no fim do primeiro mandato de Bruno Reis
O fim do primeiro mandato de Bruno Reis, no entanto, contou com os desafios impostos pelas fortes chuvas que atingiram Salvador nos últimos dias de novembro. Gerson Alexandrino Santos Júnior, de 23 anos, e Paulo Andrade, de 18 anos, morreram após ficarem soterrados em função de deslizamentos no bairro da Saramandaia. Além dos deslizamentos, Salvador também sofreu com alagamentos em diversos pontos, e desabamentos.
Após o episódio, o prefeito Bruno Reis definiu a adoção de ações emergenciais e novas medidas preventivas para mitigar os efeitos das chuvas. Entre as intervenções que serão tomadas de imediato estão a construção de uma contenção de encosta na Rua Amargosa, localizada entre Pernambués e Saramandaia, e de mais duas outras na região. Além disso, a prefeitura vai dar início à segunda etapa das obras de drenagem no bairro – a primeira está em andamento na Rua Santo Antônio de Pádua.
Um levantamento também está sendo feito para identificar quais outras áreas da cidade serão contempladas com as intervenções, assim como quantas famílias atingidas por alagamentos e deslizamentos serão amparadas com auxílios emergenciais.
Bruno Reis aponta avanços, mas reconhece problemas
Questionado pelo Portal M! sobre a avalição do seu primeiro mandato, Bruno Reis apontou avanços em Salvador, afirmou que a avaliação é “extremamente positiva”, mas também reconheceu a existência de problemas, a exemplo do transporte público e educação.
“Eu acho que quem melhor pode avaliar um governo é a população. Então, graças ao nosso trabalho, o que nós fizemos, praticamente oito de cada dez cidadãos aprovaram a nossa gestão, daí nos reelegemos com praticamente 79% dos votos. Foi a maior votação que um candidato a cargo majoritário já teve na história da cidade. Então, é uma avaliação extremamente positiva. ‘Prefeito, tem muitas áreas para se avançar’ – tem. Temos problemas? Temos. Eu nunca escondi de ninguém e sempre disse que eram os maiores problemas, por exemplo, o transporte público e a qualidade da educação, que nós temos que ir lá para as primeiras posições”, disse Bruno, no dia 3 de dezembro, durante a inauguração do novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no Centro Histórico.
“Nós éramos os últimos em tudo e [em] muitos [setores] já chegamos nas primeiras posições, então na educação nós vamos perseguir isso” – Bruno Reis
Na ocasião, o gestor municipal também reconheceu a existência de gargalos na habitação, e enfatizou que vai adotar um ritmo “cada vez mais acelerado”, para solucionar essas questões. “Temos aí problemas estruturais ainda, déficits históricos de habitação e tantas coisas, temos consciência disso. Vamos seguir trabalhando, imprimindo um ritmo cada vez mais acelerado”, enfatizou.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva