Pressionado pelo União Brasil, Sabino usa pesquisa sobre COP30 para defender permanência no ministério
Ministro do Turismo aposta em apoio popular ao evento climático de Belém para reforçar sua permanência no cargo em meio à crise no partido
José Cruz/Agência Brasil
O ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), tenta conter o desgaste político dentro de seu partido e fortalecer sua imagem pública diante da proximidade da COP30, evento climático que será sediado em Belém (PA). Uma pesquisa encomendada à Nexus Inteligência de Dados e divulgada pelo Ministério do Turismo aponta que 81% dos moradores da capital paraense estão otimistas com os impactos da conferência, dado que o ministro tem usado para reforçar o legado positivo da COP30 e sustentar sua permanência à frente da pasta.
O levantamento vem à tona em um momento em que Sabino enfrenta processo de expulsão dentro do União Brasil, que o pressiona a deixar o ministério. A Executiva Nacional da sigla deve votar o caso ainda nesta semana.
“A Belém que estamos preparando para a COP30 não é uma cidade de fachada. É a Belém do povo que receberá um legado real com os diversos investimentos feitos na cidade. O que estamos fazendo aqui não é apenas organizar um evento, é construir um legado de esperança e autoestima para o povo da Amazônia”, afirmou o ministro.
Setores mais beneficiados com COP30 são turismo, hotelaria e gastronomia
Os setores mais citados como beneficiados foram turismo, hotelaria e gastronomia (71%), seguidos de comércio e varejo (33%). Além disso, 70% dos entrevistados esperam um impacto positivo ou muito positivo de forma geral, resultado que reforça o otimismo dos paraenses e o discurso de Sabino sobre o legado econômico e social da conferência. Esses números aparecem enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanha os preparativos da COP30 em viagens recentes ao Pará.
O ministro, que é paraense e tem pretensões de disputar o Senado em 2026, enfrenta resistência dentro da legenda, mas aposta no apoio popular e na visibilidade do evento para se manter no cargo. Aliados consideram que a pesquisa reforça a tese de que sua saída às vésperas da conferência traria instabilidade política e administrativa, o que prejudicaria a imagem do Brasil como anfitrião da COP30.
Realizada entre 18 e 22 de setembro de 2025, com 1.506 moradores de Belém, a pesquisa da Nexus Inteligência de Dados mostra que a maioria da população acredita que a COP30 deixará impactos positivos duradouros na cidade. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
COP30 e legado para Belém
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) será realizada pela primeira vez na Amazônia, transformando Belém em um dos principais palcos mundiais das discussões ambientais. A cidade passa por obras de mobilidade, revitalização e expansão da rede hoteleira, financiadas em parceria com o Governo Federal e instituições internacionais.
De acordo com o Ministério do Turismo, o evento deve consolidar Belém como destino turístico global, ampliando o ecoturismo e o turismo científico na região Norte. A expectativa é de mais de 70 mil visitantes, entre autoridades, pesquisadores e representantes da sociedade civil. As obras e investimentos realizados para a conferência vêm sendo intensificados nos últimos meses. A pasta deve utilizar os dados da pesquisa em campanhas institucionais e agendas oficiais até a realização da conferência, reforçando a mensagem de que a COP30 deixará um legado econômico, ambiental e social duradouro para o Pará.
“O que estamos fazendo aqui não é apenas organizar um evento, é construir um legado de esperança e autoestima para o povo da Amazônia”, disse Sabino, ao reforçar que a COP30 deve impulsionar a economia e fortalecer a autoestima da população paraense.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Previsão climática mostra contraste entre regiões e reforça atenção para alertas meteorológicos