PF cumpre mandados em gabinete e apartamento de deputado estadual em Salvador
Operação investiga desvios de recursos públicos do transporte escolar em Santa Luz, onde Marcinho Oliveira foi vice-prefeito
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (15), a 2ª fase da operação Santa Rota, cumprindo cinco mandados de busca e apreensão em Salvador e Santa Luz, no Nordeste do Estado. A operação investiga desvios de recursos públicos destinados à Educação, envolvendo suspeitas de fraudes em licitações e contratos superfaturados para o transporte escolar no município localizado a 275 km da capital baiana.
Os mandados foram executados no gabinete do deputado estadual Marcinho Oliveira (União Brasil), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), e em seu apartamento em um condomínio de luxo na Avenida Paralela, em Salvador. O parlamentar foi vice-prefeito de Santa Luz entre 2017 e 2020 e atualmente cumpre mandato como deputado estadual, eleito para o período 2023-2027.
A investigação da PF aponta que, na primeira fase da operação, foram identificados fortes indícios de fraude em um processo de licitação realizado pela prefeitura de Santa Luz. O pregão eletrônico foi realizado para contratar uma empresa responsável pelo transporte escolar no município, mas teria sido manipulado para beneficiar um grupo econômico específico.
De acordo com a PF, as empresas pertencentes ao mesmo grupo econômico atuaram para aumentar artificialmente o valor de referência do pregão, o que permitiu que o contrato fosse superfaturado. Além disso, segundo agentes da instituição federal, houve conluio entre as empresas participantes para garantir que uma delas vencesse a licitação. Durante o pregão, a pregoeira teria desqualificado outras concorrentes que não faziam parte do esquema, assegurando a contratação da empresa “vencedora”.
Superfaturamento
Conforme a PF, a empresa responsável pelo transporte escolar teria subcontratado quase integralmente o serviço, violando os termos do contrato. Além disso, a investigação revelou que rotas “fantasmas” foram criadas para justificar o superfaturamento dos serviços. Outro aspecto alarmante foi o uso de veículos pertencentes ao próprio município de Santa Luz, ao invés de veículos privados contratados pela empresa, o que permitiu uma margem ainda maior de lucro ilegal.
Na fase inicial da investigação, foram identificados indícios de que servidores públicos municipais, diretamente envolvidos na contratação, teriam recebido vantagens indevidas em troca de facilitar a execução do esquema de fraude.
Envolvimento de Marcinho Oliveira
Na segunda fase da operação, a Polícia Federal passou a investigar o envolvimento de outras pessoas no esquema fraudulento, incluindo o deputado estadual Marcinho Oliveira. Durante a análise de novos elementos obtidos na primeira fase, a PF identificou indícios de que o parlamentar teria se beneficiado do superfaturamento do contrato e participado ativamente do esquema enquanto ocupava o cargo de vice-prefeito de Santa Luz.
Os mandados de busca e apreensão no gabinete e no apartamento de Marcinho Oliveira têm o objetivo de reunir mais provas e documentos que comprovem a participação do deputado nas irregularidades. A PF informou que, a partir das informações obtidas na investigação inicial, surgiram novos elementos que indicam o envolvimento de outros gestores municipais e o pagamento de vantagens indevidas, ampliando o escopo da operação.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
PSOL lança nova corrente política em seminário no Pelourinho
Últimas Notícias
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Pacote de cortes será definido em reunião com Lula. Haddad prevê economia de R$ 2 bilhões por ano
Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial
Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos
Bolsonaro critica indiciamento e dispara contra Alexandre de Moraes: ‘Faz tudo o que não diz a lei’
Em publicação no 'X', ex-presidente afirmou que aguardará seu advogado para avaliar o indiciamento
Médico acusado de injúria racial é encontrado morto em sua residência na Bahia
Departamento de Polícia Técnica investiga circunstâncias da morte em Itabuna
Festival Ubaque estreia em Salvador com programação gratuita
Festival contará com atrações como ÀTTØØXXÁ, Nêssa e DJ Pureza em dois dias de programação