PGR tem 48h para analisar defesa de Bolsonaro e STF pode impor novas medidas
Decisão ocorre após resposta dos advogados de Bolsonaro a questionamentos feitos por Moraes
Lula Marques/Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (25), que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre as explicações apresentadas pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em relação ao cumprimento de medidas cautelares impostas no processo em que é réu por tentativa de golpe de Estado. As informações são do G1.
A decisão ocorre após resposta dos advogados de Bolsonaro a questionamentos feitos por Moraes sobre suposto descumprimento de restrições judiciais, plano de fuga e possível reiteração de condutas ilícitas. Com o parecer da PGR, caberá ao ministro avaliar a necessidade de novas medidas contra o ex-presidente.
Prisão domiciliar e investigação
Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, por ordem de Moraes, sob alegação de desobediência a determinações judiciais. O ex-presidente é acusado de tentar coagir autoridades e interferir no andamento do processo que apura tentativa de golpe entre 2022 e 2023. O julgamento da ação penal está marcado para 2 de setembro no STF.
A Polícia Federal (PF) indiciou Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por suposta atuação coordenada para pressionar ministros do Supremo e parlamentares. Relatórios da corporação apontam áudios e mensagens atribuídas aos dois que indicariam articulação com aliados para intimidar autoridades e evitar condenações.
Entre os interlocutores citados em mensagens obtidas pela PF está o pastor Silas Malafaia, aliado próximo da família Bolsonaro. O material apreendido indicaria tentativas de interferência no processo em tramitação no STF.
A defesa de Bolsonaro afirmou ao Supremo que todas as medidas cautelares foram cumpridas, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica, a proibição de sair do país e as restrições para receber visitas. Os advogados também pediram a revisão da prisão domiciliar imposta por Moraes.
Nos documentos enviados ao tribunal, os defensores classificaram o relatório da Polícia Federal como carente de elementos que comprovem irregularidades. “Vazios de indícios”, definiram os advogados, em referência ao material da investigação.
Além da restrição de liberdade, Bolsonaro está proibido de utilizar celular, manter contato com Eduardo Bolsonaro e só pode receber visitas com autorização judicial, salvo exceções determinadas pela Justiça.
Plano de asilo político
Outro ponto sob análise do STF é o rascunho de um pedido de asilo político à Argentina, encontrado no celular do ex-presidente. O documento de 33 páginas continha espaço para assinatura de Bolsonaro e foi interpretado pela PF como indicativo de planejamento para deixar o país em fevereiro de 2024.
A defesa rejeitou a versão apresentada pela Polícia Federal e afirmou que o texto era apenas uma sugestão recebida à época, posteriormente descartada. O conteúdo faz parte do conjunto de provas que embasa o inquérito contra o ex-presidente.
Relatório revela movimentação milionária
A Polícia Federal (PF) detalhou em relatório as movimentações financeiras do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do filho, deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O documento aponta que, em um ano, Bolsonaro recebeu mais de R$ 30,5 milhões, aproximadamente o mesmo valor que foi retirado de suas contas. As informações são do G1.
O Relatório de Inteligência Financeira (RIF) foi elaborado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) com base em dados fornecidos pelo Banco do Brasil. A investigação é parte do inquérito que apura a atuação de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos.
O relatório da PF identifica repasses substanciais do ex-presidente para o filho, de forma “reiterada e fracionada, como forma de evitar o acionamento de mecanismos de controle legal”. O documento ressalta o grande volume de transações em dinheiro físico, sob suspeita de “ocorrências de lavagem de dinheiro e outros ilícitos”.
“Entre 14.01.2025 a 11.07.2025, o investigado realizou 40 transações, entre saques em caixas eletrônicos (ATM) e atendimento presencial em guichê bancário. No total, foram contabilizados R$ 130.800,00”, aponta o relatório.
“Não se ignora a eventual necessidade do ex-presidente em realizar despesas de pequeno vulto, sobretudo durante deslocamentos e viagens realizadas ao longo de agendas públicas. Entretanto, o grande volume de transações em dinheiro físico é indício relevante no contexto probatório, considerando os riscos associados à falta de rastreabilidade e a possibilidade de financiamento de ações de caráter ilícito”, acrescenta o documento.
Mais Lidas
Política
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]
Carlinhos Brown anima o domingo como atração surpresa no Circuito Ivete Sangalo
O artista sobe ao trio elétrico às 15h30, prometendo animar os foliões com um show marcado por energia, alegria e forte interação com o público
Resumo do BBB 26: madrugada tem tensão, confissão de Juliano e estratégia entre sisters
Participantes discutem jogo trocam acusações e projetam a formação do próximo Paredão