Bolsonaro e Eduardo são indiciados pela PF por obstrução de Justiça; Malafaia é alvo de buscas
Corporação acusa pai e filho de atuarem de forma coordenada para interferir nas investigações do inquérito que investiga a trama golpista
Ed Ferreira/Estadão
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), foram indiciados pela Polícia Federal (PF), nesta quarta-feira (20), por tentativa de obstrução de Justiça. A corporação acusa pai e filho de atuarem de forma coordenada para interferir nas investigações do inquérito que investiga a trama golpista. As informações são do G1.
A PF também cumpriu medidas contra o pastor Silas Malafaia, incluindo busca e apreensão e retenção de passaporte. O relatório foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e detalha ações que teriam o objetivo de embaraçar a investigação.
Acusações de coação e interferência
Segundo a Polícia Federal, o ex-presidente e seu filho cometeram coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, visando restringir o funcionamento dos poderes constitucionais. O inquérito aponta que Eduardo, atualmente nos Estados Unidos, utilizou sua atuação internacional para deslegitimar instituições brasileiras e proteger o pai no processo do STF.
O relatório descreve mensagens enviadas por Malafaia no dia 25 de julho, às 11h09, pedindo que Jair Bolsonaro compartilhasse dois vídeos. As instruções eram claras:
- “ATENÇÃO! Dispara esse vídeo às 12h”
- “Se você se sente participante desse vídeo, compartilhe. Não podemos nos calar!”
Eduardo Bolsonaro e ações internacionais
Sobre Eduardo, o documento afirma que o parlamentar licenciado passou a publicar, em seu perfil nas redes sociais, conteúdos “com o claro intuito de alcançar o público no exterior, além de interferir e embaraçar o regular andamento da AP 2668/DF e coagir autoridades públicas brasileiras”.
“Conclui-se que Eduardo Nantes Bolsonaro e Jair Messias Bolsonaro, com a participação de Paulo Figueiredo e Silas Lima Malafaia, encontram-se associados ao mesmo contexto, praticando condutas com objetivo de interferir no curso da Ação Penal nº 2668 – STF, processo no qual o segundo nominado consta formalmente como réu”, finaliza o relatório.
Polícia Federal vê estratégia coordenada de obstrução
A investigação aponta que os atos não foram isolados. Segundo a PF, fazem parte de uma estratégia deliberada de obstrução judicial, com apoio de aliados bolsonaristas. Entre os indícios estão falas públicas, articulações internacionais e movimentações coordenadas nas redes sociais.
O caso agora está sob análise do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que poderá apresentar denúncia, solicitar novas diligências ou arquivar o processo. A ação penal nº 2668 trata da tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022 e já tornou Bolsonaro réu por cinco crimes.
O indiciamento de Eduardo amplia o escopo de responsabilização no núcleo político e familiar do ex-presidente. A medida mostra a intenção de investigar atos coordenados e o alcance internacional de publicações feitas pelo deputado.
Medidas cautelares contra Silas Malafaia
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou medidas cautelares contra Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo. Ele foi alvo de restrição de contato com Bolsonaro e Eduardo, teve o celular apreendido e foi determinada a apreensão do seu passaporte. O pastor também precisará prestar depoimento no inquérito.
PF cumpre mandado contra Malafaia
No início da noite desta quarta, a Polícia Federal cumpriu mandado de busca pessoal e de apreensão de aparelhos celulares de Malafaia no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. As medidas foram autorizadas no mesmo inquérito em que Bolsonaro e o filho foram indiciados, ambos por coação e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
O pastor foi abordado por agentes ao desembarcar de voo proveniente de Lisboa e está sendo ouvido nas dependências do aeroporto. Além das medidas de busca, ele está proibido de deixar o país e de manter contato com outros investigados.
O cumprimento das cautelares reforça a coordenação entre PF e STF para garantir a coleta de provas e a continuidade das investigações sobre a tentativa de obstrução de Justiça e golpe de Estado.
Mais Lidas
Metade dos brasileiros ainda não entende o que é a COP-30, mostra pesquisa
Política
Senado aprova recondução de Paulo Gonet ao comando da PGR por dois anos
Afonso Florence é exonerado da Casa Civil para reassumir mandato; entenda
Últimas Notícias
Senado aprova recondução de Paulo Gonet ao comando da PGR por dois anos
Sandro Filho reage à expulsão do MBL e diz ser vítima de ‘sistema político’ do Nordeste
Parlamentar diz que comprovou inocência e aponta articulação política por trás de sua saída do movimento liberal
TCE-BA condena ex-prefeito de Jeremoabo a devolver R$ 1,6 milhão por irregularidades em obra de pavimentação
Análise do TCE-BA identificou execução apenas parcial da obra e falhas técnicas que comprometem a qualidade da intervenção
Setor de serviços da Bahia cresce 3,3% em setembro e tem quinto melhor resultado do país, segundo IBGE
Resultado foi impulsionado por transportes e comunicação, mas ainda acumula retração no ano
CCJ do Senado aprova recondução de Paulo Gonet à PGR; nome deve ser votado no plenário nesta quarta
Recondução segue para votação em plenário, onde precisará de ao menos 41 votos favoráveis para ser confirmada
Bahia tem desafio decisivo contra Z-4 na reta final do Brasileirão: aproveitamento é de apenas 33%
Tricolor encara três times ameaçados de rebaixamento nas últimas rodadas em busca da vaga direta na Libertadores 2026
Afonso Florence é exonerado da Casa Civil para reassumir mandato; entenda
Decisão foi tomada a pedido do próprio Florence, com o objetivo de registrar e viabilizar emendas parlamentares destinadas a municípios baianos
Salvador entra em nível de atenção por risco de deslizamentos após chuvas intensas
Nas últimas 12 horas, foram registrados 128 mm de precipitação, valor acima da média histórica de novembro
Discussão entre Toffoli e Mendonça esquenta sessão no STF e reacende debate sobre atuação de servidores públicos
Durante julgamento na Segunda Turma, ministros discutiram aplicação do Tema 940, que trata da responsabilidade civil do Estado
Matheus Cunha valoriza amadurecimento e destaca força tática da seleção antes de amistosos
Atacante do Manchester United vê confronto com Senegal e Tunísia como chance de mostrar evolução e reforçar identidade sob comando de Ancelotti
Salvador lidera painel da COP30 e destaca programas premiados de reciclagem e economia circular
Prefeito Bruno Reis apresenta resultados do Recicla Capital e iniciativas que colocam a cidade entre as referências globais em sustentabilidade urbana