PGR denuncia ex-assessor de Moraes por vazar informações e tentar obstruir investigações
Denúncia envolve violação de sigilo, coação e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito
Reprodução/Instagram @edutagliaferro
O procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) denúncia contra o ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes, Eduardo Tagliaferro. Ele é acusado de violação de sigilo funcional, coação no curso do processo, obstrução de investigação e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Segundo a PGR, Tagliaferro teria repassado informações sigilosas à imprensa e divulgado mensagens trocadas com juízes auxiliares de Moraes com o objetivo de colocar em dúvida a legitimidade do processo eleitoral e prejudicar investigações sobre atos antidemocráticos.
“Tagliaferro, de maneira livre, consciente e voluntária, violou sigilo funcional, ao revelar à imprensa e tornar públicos diálogos sobre assuntos sigilosos, que manteve com servidores do STF e do TSE”, afirma a denúncia.
Denúncia detalha ações do ex-servidor
As mensagens divulgadas à imprensa mostram que Tagliaferro atuou para influenciar a credibilidade das investigações, segundo o Ministério Público. Ele se apresentou publicamente como “perito em computação forense perseguido politicamente por Alexandre de Moraes”. A defesa do ex-assessor não foi localizada para comentar o caso.
Durante as eleições de 2022, Tagliaferro ocupou o cargo na Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED), órgão do TSE subordinado à presidência da Corte Eleitoral, chefiando a equipe que auxiliava os inquéritos de Moraes no STF. O gabinete de Moraes afirmou que todas as ações foram realizadas dentro dos termos regimentais.
Entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Tagliaferro tornou-se um exemplo das alegadas arbitrariedades atribuídas ao ministro.
Moraes mantém prisão de ex-assessor de Bolsonaro
O ministro Alexandre de Moraes rejeitou, na última terça-feira (19), um recurso da defesa de Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro, acusado de interferir em investigações relacionadas à trama golpista de 2023. Moraes apontou que a liberdade de Câmara poderia influenciar a apuração e comprometer a produção de provas.
“Não se verifica possibilidade de substituição da prisão preventiva por medidas cautelares diversas, em razão de sua ineficácia para afastar o periculum libertatis do réu”, afirmou Moraes.
A PGR apoiou a decisão, destacando a gravidade dos delitos imputados e o risco de reiteração delitiva, defendendo a manutenção da prisão preventiva para resguardar a higidez da produção de provas.
Moraes fala sobre sanções internacionais e atuação judicial
Em entrevista ao The Washington Post, na segunda-feira (18), Moraes disse que o STF atua para “preservar a democracia brasileira” e descartou qualquer possibilidade de recuar em decisões, mesmo após sanções previstas na Lei Magnitsky aplicadas pelo governo dos Estados Unidos.
“Não existe a menor possibilidade de recuar, nem milímetro sequer”, afirmou o ministro, ressaltando que o julgamento dos envolvidos na trama golpista será feito exclusivamente com base em provas.
Moraes comentou ainda que críticas de autoridades americanas, que o classificam como “vilão global”, não alteram a postura do STF. Segundo ele, narrativas falsas e desinformação têm prejudicado a percepção internacional, mas o Brasil trabalha para esclarecer os fatos.
O caso envolve tanto a denúncia contra Tagliaferro, que atuou no TSE, quanto a prisão de Marcelo Câmara, destacando a atuação do STF na proteção das investigações de atos antidemocráticos e garantindo que informações sigilosas não sejam divulgadas para influenciar processos em curso.
Mais Lidas
Política
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas