Prefeito inaugura viaduto que corta engarrafamentos e reduz trajeto de 15 para 1 minuto em Salvador
Entrega da obra faz parte das comemorações pelos 476 anos da capital baiana

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), inaugurou, nas manhã desta sexta-feira (28), o viaduto Duda Mendonça, um novo equipamento viário localizado na Avenida ACM, nas proximidades do 3º Batalhão de Bombeiros Militar. A entrega da obra faz parte das comemorações pelo aniversário da capital baiana, que completa 476 anos neste sábado (27).
O novo viaduto tem como principal objetivo reduzir congestionamentos e otimizar a circulação de veículos em uma das áreas de maior fluxo da cidade, por onde passam sete de cada dez ônibus e cerca de 30% da frota de 1,2 milhão de veículos da capital baiana. A estimativa é que, com a intervenção, haja uma economia média de quase 6 horas por mês no tempo de deslocamento neste trecho da cidade. A estrutura também facilitará o deslocamento de motoristas que trafegam pelas Avenidas Tancredo Neves e Paralela, permitindo um retorno mais ágil no sentido Shopping da Bahia, que pode reduzir trajeto de 15 para 1 minuto em Salvador.
Investimento e impacto na mobilidade
Durante a cerimônia, Bruno Reis falou sobre a importância da obra para o trânsito da região e o impacto positivo para quem circula diariamente pelo local. Segundo ele, “a obra recebeu um investimento de R$ 50,7 milhões e tem um papel fundamental na mobilidade urbana de Salvador”.
“Sabemos que essa região sofre com congestionamentos e essa intervenção vai reduzir significativamente o tempo de deslocamento dos motoristas”, afirmou o prefeito.
O acesso ao viaduto será feito pela Avenida Bonocô, no sentido Centro, possibilitando um trajeto mais rápido para quem precisa chegar ao Shopping da Bahia e áreas adjacentes. Além de beneficiar diretamente motoristas que antes precisavam utilizar a Rótula do Abacaxi para fazer o retorno, a obra também traz melhorias estruturais, como sistema de macrodrenagem, pavimentação asfáltica e iluminação em LED, garantindo mais segurança e conforto aos usuários.
O viaduto possui duas faixas para veículos e uma passarela para pedestres. Além da infraestrutura viária, a obra recebeu um projeto paisagístico com plantio de 8,4 mil metros quadrados de grama esmeralda e de 130 árvores, incluindo variações de ipês.
“Como tantas obras que nós entregamos, essa vai contribuir ainda mais para desafogar toda esta região. Quem vem da Avenida Paralela não vai precisar ir até lá para retornar para esse novo centro comercial, que é toda esta região aqui do início da Avenida ACM e tem diversos prédios comerciais, prédios de serviços públicos, diversas unidades educacionais e igrejas. Então, vai melhorar o tempo de deslocamento das pessoas. Tempo é qualidade de vida, permite mais tempo para a pessoa descansar, para estar com sua família, para ter mais espaço e lazer, para estudar”, afirmou o prefeito.
Reis também frisou que as obras de mobilidade estão espalhadas por toda a cidade. “Foram diversas obras que nós entregamos nos últimos anos, seja lá na região de Cassange, de Valéria, da Mata Escura, ou ligações das avenidas que surgiram, seja a Gal Costa que nós ligamos a Pau da Lima, seja a 29 de março que nós ligamos a Jaguaripe I”, exemplificou.
Redução no tempo de deslocamento
Para o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Luiz Carlos, também presente na inauguração, o novo viaduto ajudará a desafogar o trânsito e economizar tempo dos condutores. “Hoje é um dia especial para Salvador. Estamos entregando um presente para a cidade em seu aniversário de 476 anos. Antes, quem precisava fazer esse retorno gastava em média 15 minutos, dependendo do horário de pico. Agora, esse trajeto poderá ser feito em apenas um minuto. Isso representa uma economia significativa no dia a dia das pessoas”, destacou.
O secretário ainda fez um cálculo aproximado sobre o impacto da nova estrutura na rotina dos motoristas. “Se considerarmos que essa economia de tempo acontece 22 dias úteis por mês, são quase 6 horas a menos perdidas no trânsito. Isso significa mais tempo para estudar, trabalhar ou simplesmente descansar. É uma melhoria real na qualidade de vida dos soteropolitanos”, acrescentou.
Mudanças no trânsito e novas dinâmicas viárias
Outro benefício destacado por Luiz Carlos é a eliminação de um dos cruzamentos responsáveis por gerar congestionamento na região. “Esse viaduto direcional beneficia diretamente quem vem do Itaigara e do Hiperposto e precisa acessar o Acesso Norte. Antes, era necessário cruzar a pista em frente à Madeireira Brotas, um ponto crítico de retenção. Agora, os motoristas poderão seguir direto pelo viaduto, reduzindo os engarrafamentos e garantindo um fluxo mais contínuo”, explicou.
Segundo o secretário, o projeto inclui novas alças de acesso, facilitando também o trânsito para quem vem da Barros Reis e deseja acessar a Avenida Bonocô. “Hoje, o viaduto existente não permitia esse trajeto, beneficiando apenas quem se dirigia à região do Iguatemi. Com essa nova estrutura, criamos uma alternativa viária que melhora o deslocamento de milhares de pessoas todos os dias”, concluiu.
Mobilidade urbana como prioridade
De acordo com o prefeito, a entrega do Viaduto Duda Mendonça reforça o compromisso da gestão com melhorias na infraestrutura viária e a busca por soluções que reduzam os impactos do tráfego intenso na cidade. Nos últimos anos, conforme Bruno Reis, a prefeitura tem investido em projetos de mobilidade urbana, incluindo novas vias, requalificação de avenidas e aprimoramento do transporte público. Com essa nova intervenção, a expectativa é que os motoristas ganhem mais fluidez no trânsito, especialmente nos horários de maior movimento, proporcionando um deslocamento mais seguro, eficiente e rápido para quem circula pela cidade.
Mais obras
O secretário da Seinfra também elencou outras obras da prefeitura na região, como o viaduto direcional para quem se desloca a partir da região do Itaigara e segue em direção ao Acesso Norte. “As pessoas não vão mais precisar fazer aquele cruzamento em frente à Madeireira Brotas, que é motivo inclusive de muito trânsito. Vai economizar bastante tempo das pessoas, vai dar uma nova dinâmica à cidade”, salientou, ao apontar ainda que está em andamento a intervenção de uma alça de acesso do viaduto para quem se deslocada da Avenida Barros Reis no sentido à Avenida Bonocô e de uma trincheira para facilitar a mobilidade na região do Cabula.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Bruno Reis inaugura 641ª praça e emociona comunidade com homenagem a Zé Bim
Últimas Notícias

Catia Fonseca deixa Band e já tem data de estreia na Globo; saiba quando
Apresentadora entra na emissora com participação no Dança dos Famosos e deve ganhar programa original nas manhãs da TV aberta

Arthur Maia critica taxação de Trump e diz que medida fere princípios de independência: ‘afronta à soberania do Brasil’
Deputado federal critica medida dos EUA e diz que Brasil não deve se submeter à pressões externas

Campanhas com inteligência artificial do PT passam despercebidas por 83% dos brasileiros, revela pesquisa
Peças começaram com mensagens que destacavam a divisão entre ricos e pobres, e pediam a taxação dos super-ricos

Aladilce questiona contrato da FGV na revisão do PDDU de Salvador e cobra cronograma com participação popular
Vereadora cobra documentos e plano participativo da Sedur sobre revisão do planejamento urbano de Salvador

Bahia dá início à temporada de avistamento de baleias-jubarte com foco no turismo sustentável
Temporada coincide com a migração das jubartes da Antártida para o Atlântico Sul

Fause Haten lança livro e reestreia peça ‘Eu Sou Um Monstro’ em Salvador nesta sexta; obra provocadora mistura arte, dor e performance
Peça convida público a acompanhar a transformação de um artista idolatrado em algo monstruoso, provocando reações de encantamento e desconforto

Moraes mantém parte do decreto de Lula sobre IOF, mas derruba taxação do risco sacado
Medida do governo foi parcialmente validada por Moraes, que considerou inconstitucional tributar operação usada por varejistas

Aposentados do INSS têm até novembro para pedir devolução de descontos indevidos
Ministério da Previdência Social informou que os pagamentos dos valores descontados começarão a ser feitos a partir de 24 de julho

Após perder a filha, Lexa doa enxoval personalizado e encontra bebê Sofia que venceu a UTI
Doação foi anunciada nesta quarta-feira (16), poucas horas depois de Lexa ter pedido sugestões de meninas chamadas Sofia que pudessem receber itens personalizados

Professores mantêm greve em Salvador: categoria rejeita acordo e Justiça eleva multa à APLB
Durante assembleia, professores elaboraram uma contraproposta com modificações no texto discutido