Pedro Tavares acusa Jerônimo de abandonar gestão na Bahia: ‘governa pensando em eleição’
Insegurança, saúde e seca: deputado estadual aponta ‘fadiga de material’ após duas décadas do PT no poder
Divulgação/Agência ALBA
O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) fez duras críticas ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) durante entrevista concedida nesta terça-feira (14) ao programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix Salvador (104.3 FM) – apresentado pelos jornalistas Matheus Morais e Osvaldo Lyra, editor-chefe do Portal M!. Segundo o parlamentar, a Bahia vive uma grave crise em áreas essenciais como segurança pública, saúde e combate à seca, e classifica como reflexo da “fadiga de material” após quase 20 anos de governos petistas no Estado.
Falhas do governo Jerônimo
De forma contundente, Pedro Tavares avaliou que o governo de Jerônimo Rodrigues enfrenta “sérias dificuldades” em várias frentes. Ele destacou principalmente três áreas críticas: segurança pública, saúde e a ausência de ações para enfrentar os efeitos da seca no interior do Estado.
“É um governo que tem sérias dificuldades, sobretudo na área da segurança pública, na área da saúde, com essa questão da regulação […] E a gente não vê ações efetivas para minimizar os impactos da seca”, afirmou o parlamentar.
Durante a entrevista, Tavares reforçou que os problemas de segurança e saúde ultrapassam os limites da capital e atingem até os menores municípios do Estado. “A questão da segurança pública não é mais só das grandes cidades. Nas pequenas cidades também, a população já está preocupada. E a regulação da saúde é uma das maiores dores do povo baiano. Quem precisa desse serviço sofre”, afirmou.
‘Fadiga de material’ após 20 anos de PT no poder
Questionado sobre a longevidade do Partido dos Trabalhadores à frente do governo da Bahia, Pedro Tavares foi categórico ao afirmar que existe uma fadiga após cinco mandatos consecutivos do PT. O Estado é governado por petistas desde 2007, quando Jaques Wagner derrotou o então governador Paulo Souto (extinto PFL, hoje União Brasil), tirando a hegemonia no grupo comandado pelo ex-senador Antonio Carlos Magalhães. Wagner governou a Bahia até 2014, sendo sucedido por Rui Costa (2015 – 2022) e Jerônimo em 2023.
“São 20 anos. É um tempo muito grande. Tiveram a oportunidade de resolver ou minimizar questões críticas da Bahia, como segurança pública, educação, regulação da saúde e a assistência a fenômenos climáticos como a seca. E essas questões continuam sem solução”, afirmou Tavares.
Para ele, essa “fadiga” será um dos principais temas do debate eleitoral de 2026.
“A população vai fazer uma avaliação dos 20 anos de governo do PT, vai analisar os pontos positivos e negativos, e depois dessa análise vai optar pela continuidade ou não.”
Além das críticas locais, Tavares relacionou o atual cenário político baiano à perda de força do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), especialmente no Nordeste.
“Existe uma queda de popularidade do atual presidente da República, que foi o grande puxador das últimas cinco eleições. Lula sempre foi muito forte na Bahia, mas se você percorrer o interior do Estado, já é possível sentir o impacto desse desgaste. Isso vai influenciar o debate aqui também”, completou.
Cooptação de prefeitos da oposição
Pedro Tavares também reagiu às movimentações políticas que indicam a aproximação de prefeitos da oposição com o governo Jerônimo Rodrigues. Para ele, o governo estadual está mais preocupado em articular apoios políticos do que em gerir de fato o Estado.
“O governo tem optado por fazer política em vez de gestão”, declarou.
“A pauta principal hoje é política, é tentar atrair aliados, mostrar que as pessoas estão aderindo ao projeto, muitas vezes sem estarem de fato comprometidas com ele”, completou.
O deputado criticou a antecipação do debate eleitoral e reforçou que o foco atual deveria ser resolver os problemas da população. “O momento agora é de gerir, de cuidar das pessoas, de cuidar da saúde, da segurança, de minimizar os impactos da seca”, pontuou.
“Infelizmente, o que a gente vê é um governo preocupado apenas com a política. Desde 2022 parece que estamos em constante eleição. E isso está errado”, acrescentou.
Pedro Tavares aposta em ACM Neto para 2026
Ainda em entrevista no programa, Pedro Tavares voltou a defender a candidatura de ACM Neto nas próximas eleições estaduais, afirmando que o ex-prefeito de Salvador representa uma alternativa consistente e com capacidade de governar. Segundo o deputado estadual, o vice-presidente nacional do União Brasil “é alguém preparado, que já mostrou competência e que pode resolver questões cruciais da Bahia”.
“A discussão do próximo ano será entre a continuidade de um governo com acertos e muitos erros ou uma mudança consistente, com credibilidade e capacidade real de gestão”, finalizou.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Últimas Notícias
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro