PEC da Blindagem: Alessandro Vieira é escolhido relator e deve ‘sepultar’ proposta no Senado
Designação foi feita pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Otto Alencar (PSD-BA)
Waldemir Barreto/Agência Senado
O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) foi escolhido, na última sexta-feira (19), para relatar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem no Senado. A designação foi feita pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Otto Alencar (PSD-BA), que destacou a experiência jurídica de Vieira, delegado de carreira e membro ativo da comissão.
Alencar anunciou que o relatório será apresentado na próxima quarta-feira e será favorável à rejeição da proposta, que amplia a proteção de parlamentares contra investigações criminais.
“Ele vai trabalhar para sepultar esse absurdo parlamentar”, afirmou o presidente da CCJ, conforme apuração do G1.
O peso da filiação partidária também influenciou a escolha. Otto Alencar ressaltou que Vieira pertence ao MDB, histórico defensor da democracia e da justiça, o que contribuiu para a decisão de nomeá-lo relator da PEC.
Recebi do presidente da CCJ @ottoalencar a missão de relatar a chamada PEC da Blindagem no Senado. Minha posição sobre o tema é pública e o relatório será pela rejeição, demonstrando tecnicamente os enormes prejuízos que essa proposta pode causar aos brasileiros.
— Alessandro Vieira (@_AlessandroSE) September 19, 2025
Rejeição ampla à PEC da Blindagem
As chances de aprovação da PEC nº 3/2021 no Senado são consideradas baixas, uma vez que Vieira já se declarou “1000% contra” a proposta. A bancada do MDB também se manifestou contrária, por meio do líder Eduardo Braga (MDB-PA). Em nota, o partido classificou o texto como “total desrespeito ao nosso compromisso permanente com o fortalecimento das instituições democráticas, que não admite qualquer erosão”.
Nas redes sociais, Vieira confirmou que seu parecer será contrário à PEC. “Recebi do presidente da CCJ a missão de relatar a chamada PEC da Blindagem no Senado. Minha posição sobre o tema é pública e o relatório será pela rejeição, demonstrando tecnicamente os enormes prejuízos que essa proposta pode causar aos brasileiros”, escreveu o relator.
A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados na quarta-feira (17), em uma articulação do Centrão. O texto determina que qualquer investigação ou prisão de parlamentares dependa de autorização do Congresso, exceto nos casos de crime inafiançável ou flagrante, quando a ação pode ser imediata.
PEC prevê expande proteção parlamentar
A PEC prevê que, em caso de crime inafiançável, os autos sejam enviados à respectiva Casa no prazo de 24 horas, que decidirá por voto secreto se autoriza ou não a prisão. Essa regra já vigorou entre 1988 e 2001, período em que o Congresso bloqueou mais de 250 pedidos de abertura de processo apresentados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), permitindo apenas uma ação.
Deputados admitem arrependimento e pedem desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
Deputados federais de diferentes partidos, tanto da base do governo quanto da oposição, usaram as redes sociais para admitir arrependimento após a aprovação da PEC da Blindagem. O movimento acontece em meio à pressão nas redes sociais e antecede protestos em diversas cidades contra o texto.
O deputado Gabriel Nunes (PSD-BA), em nota, reconheceu que errou ao apoiar a proposta. Ele afirmou que sua intenção inicial era resgatar prerrogativas previstas na Constituição de 1988 e fortalecer o Parlamento, mas admitiu que o resultado final contrariou princípios que pautam sua atuação política.
Entre os arrependidos também estão deputados do PT que votaram pela aprovação, além de parlamentares de partidos que cogitam deixar a base do governo, como União Brasil e PP. As justificativas variam entre pressões externas e articulações internas no Congresso.
A deputada Silvye Alves (União-GO) anunciou até a desfiliação do partido após o episódio. Ela relatou que votou contra a proposta inicialmente, mas recebeu telefonemas de pessoas influentes que a pressionaram a mudar de posição.
Mais Lidas
Política
Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Últimas Notícias
Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana
Para marqueteiro baiano, principal desafio para sigla é sustentar uma candidatura presidencial de oposição sem implodir seus acordos regionais
Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos
Acareação no Supremo Tribunal Federal expõe versões conflitantes sobre origem de carteiras de crédito vendidas pelo Banco Master ao BRB
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Última audiência de instrução em Feira de Santana reúne deputados, policiais e familiares envolvidos no caso
Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro
Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas
Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo
Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá
Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade
Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal
85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas
Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.
Inep começa a emitir declaração do ensino médio para candidatos do Enem a partir desta sexta-feira
Documento poderá ser solicitado online por estudantes maiores de 18 anos que atingiram pontuação mínima exigida no exame
Prefeitura monta força-tarefa com ações de saúde, segurança e limpeza para Festa de Iemanjá no Rio Vermelho
Operação envolve diversas secretarias municipais e tem como foco assegurar segurança, organização, atendimento à população e respeito às tradições religiosas
Prefeitura lança planejador de viagens para ajudar usuários do transporte público em Salvador
Ferramenta lançada pela Prefeitura é integrada ao aplicativo KIM e reúne dados de ônibus, metrô e BRT em um só ambiente digital