Picada de aranha-marrom pode ter provocado a morte de turista em Morro de São Paulo
Corpo de homem vítima do aracnídeo será cremado

O corpo do turista Cid Penha, de 65 anos, que morreu após ser picado por um inseto em Morro de São Paulo, será cremado nesta terça-feira (16), em Santos (SP). Cid, jornalista e estudante de Medicina, estava visitando a ilha de Cairu quando o incidente ocorreu.
A prefeitura local informou que ele foi vítima de um animal peçonhento ainda não identificado. Nas redes sociais, há especulações de que possa ter sido uma aranha-marrom, mas especialistas indicam que essa espécie não é comum na região.
A investigação ainda não determinou qual o animal responsável pela picada em Cid, apesar de amigos que estavam com ele mencionarem a possibilidade de ter sido uma aranha-marrom.
A professora titular do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e coordenadora do Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos (Noap/Ufba), Rejane Lira, destacou que essa aranha não é frequentemente encontrada na área e que é necessário aguardar os resultados da investigação.
“Das oito espécies de Loxosceles conhecidas como aranhas-marrons na Bahia, apenas duas foram registradas na Mata Atlântica, em grutas de Pau Brasil, sul do estado, e apenas uma em Salvador, na Lagoa do Abaeté. Será necessário uma expedição para verificar a presença dessa aranha, já que muitas aranhas têm coloração marrom, mas não representam risco médico”, explicou.
A especialista também mencionou que a maioria das espécies encontradas na Bahia reside na Chapada Diamantina e prefere habitats como a caatinga e áreas de cavernas. Em seus 37 anos de pesquisa, o Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos não registrou a presença dessa aranha na região do Baixo Sul.
“A morte por picada de aranha-marrom geralmente resulta em insuficiência renal aguda, devido à destruição das hemácias e acúmulo de hemoglobina nos rins. A intubação, como relatado no caso, ocorre em acidentes com veneno neurotóxico, que pode causar insuficiência respiratória, mas não é o caso da aranha-marrom”, esclareceu a professora.
Aranha-marrom
Cid começou a se sentir mal enquanto viajava com amigos e procurou a Unidade Básica de Saúde de Morro de São Paulo na quarta-feira (10), apresentando uma picada na panturrilha que causou vermelhidão no local. A prefeitura informou que os médicos seguiram os protocolos necessários e acionaram o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) para lidar com o incidente.
Em comunicado, a secretária de Saúde de Cairu, Janine Fonseca, explicou que o paciente foi transferido para Valença para tratamento adequado, onde foram feitos todos os esforços necessários, incluindo a investigação de uma possível picada por inseto não identificado.
“Os soros, como o Soro Antiaracnídico, estão disponíveis na sede da Regional de Saúde em Gandu e nas unidades hospitalares de referência. Em Cairu, esses soros são encaminhados para a Santa Casa de Misericórdia de Valença”, acrescentou.
Posteriormente, Cid foi transferido para o Instituto do Coração (Incar) em Santo Antônio de Jesus, onde permaneceu hospitalizado até seu falecimento no domingo (14). A prefeitura de Cairu anunciou que equipes da Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Turismo e Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizarão uma varredura na área onde ocorreu o incidente para investigar o ocorrido e verificar a possível presença de insetos ou aranhas.
Leia também:
GACC-Bahia realiza a 4ª edição da Feijoada do Amor na Arena Fonte Nova
Convocação da lista de espera do Fies é prorrogada
Mais Lidas
Estado de saúde de Divaldo Franco se agrava e preocupa comunidade espírita
Cidades
Últimas Notícias

Seleção feminina terá amistosos contra o Japão no Brasil
Partidas na Data Fifa de junho marcam novos testes para o time comandado por Arthur Elias

De olho em 2026, DC articula crescimento e planeja eleger até dois deputados federais e três estaduais na Bahia
Encontro para discutir estratégias reuniu presidente estadual da sigla, Antônio Albino, e os vereadores Ricardo Almeida (DC) e Maurício Trindade (PP)

Nova faixa do Minha Casa, Minha Vida libera imóveis para quem ganha até R$ 12 mil por mês
Mudança amplia limite de renda e reduz juros para financiamentos habitacionais em áreas urbanas e rurais

Jerônimo pode ir à China para acordo final da Ponte Salvador-Itaparica e diz que Via Bahia deixará concessão em maio
Segundo o petista, governo estadual já concluiu todas etapas técnicas e jurídicas necessárias para início das obras da ponte

Servidores do Detran-BA são exonerados após suspeita de fraudes em provas e vistorias
Operação do MP-BA revela esquema criminoso que atuava na 10ª Ciretran em Barreiras para favorecer candidatos à habilitação e adulterar processos

Lula e comitiva brasileira prestam última homenagem ao papa Francisco na Basílica de São Pedro
Delegação conta com a ex-presidente Dilma Rousseff, o presidente do STF, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, além de ministros e parlamentares

Sábado é Dia D da vacina da gripe em Salvador: lista completa de postos e quem deve se vacinar
Campanha é coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde e terá 118 pontos fixos, além de cinco equipes volantes distribuídas por toda cidade

Ídolo do forró pé de serra, Flávio José emociona ao lembrar início da carreira e exalta amor pela Bahia
Carreira do artista é marcada por sucessos como Tareco e Mariola, Caboclo Sonhador e Caia por Cima de Mim

Fim dos descontos indevidos: aposentado do INSS não precisa mais pedir cancelamento
Após operação da PF, governo federal suspende todos convênios com associações e garante que benefícios serão devolvidos

Luto na TV: Lúcia Alves morre após 10 dias internada e deixa legado de 40 anos nas novelas brasileiras
Conhecida por papéis em novelas da TV Globo, atriz teve carreira marcada por papéis marcantes, como a índia Potira de Irmão Coragem