Parlamentares baianos se unem a Bolsonaro em mobilização na Avenida Paulista
Capitão Alden e Diego Castro discursaram ao lado de lideranças nacionais. João Roma também participou
Os deputados Capitão Alden (PL-BA) e Diego Castro (PL-BA) participaram, neste domingo (29), do ato liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na Avenida Paulista, em São Paulo. A manifestação teve como lema “Justiça Já” e reuniu apoiadores do ex-presidente com foco em críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), à atuação da Corte em inquéritos contra figuras da direita e à decisão que declarou inconstitucional o artigo 19 do Marco Civil da Internet.
Durante sua fala, Capitão Alden afirmou que o momento exige posicionamento público. “Nós estamos dispostos a dar a vida pela liberdade. Isso não é discurso de ocasião, é convicção de quem ama o Brasil de verdade”, disse. O deputado defendeu que setores do Judiciário estariam atuando de forma restritiva contra a liberdade de expressão e valores familiares. Para ele, a presença nas ruas é uma forma de resposta política. “Enquanto a direita continuar omissa, a esquerda continuará contaminando mentes e corações. Por isso, precisamos ocupar as ruas e os espaços de poder com coragem e fé”, completou.
Diego Castro reforça apoio à anistia para acusados e critica abusos de poder

Crédito: Divulgação
Também presente no evento, o deputado estadual Diego Castro declarou que representava os baianos na mobilização convocada por Bolsonaro. Segundo ele, o objetivo é pressionar as instituições por justiça, liberdade e anistia aos perseguidos políticos. “Estarei representando os baianos na luta por justiça, liberdade e anistia dos perseguidos políticos no Brasil. Ao lado do povo e de Jair Bolsonaro, seguimos firmes na defesa da verdade e contra os abusos de poder”, afirmou.
A manifestação ocorre em meio aos desdobramentos dos inquéritos sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022, envolvendo militares e assessores do governo anterior, especialmente após os depoimentos do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. O ex-presidente é réu em ação penal no STF e, mesmo inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem mantido articulações políticas em todo o país.
Durante a semana anterior ao ato, Bolsonaro intensificou os convites pela internet. Em vídeo publicado no X (antigo Twitter) em 21 de junho, ele declarou: “O Brasil precisa de todos nós. É por liberdade, por Justiça”. A publicação traz críticas ao governo Lula (PT), com menções à inflação, preços dos alimentos e cortes na saúde pública. O conteúdo também inclui a música “Volta, capitão”, símbolo da mobilização que defende sua volta ao Palácio do Planalto.
Lideranças conservadoras e pré-campanha na Bahia

Crédito: @joaoromaneto
Além dos deputados baianos, o ex-ministro e presidente do PL na Bahia, João Roma Neto, também participou do ato. Em suas redes sociais ele postou fotos ao lado dos filhos do ex-presidente e de Bolsonaro. “A direita não para! Volta, Bolsonaro! Anistia já! Seguimos firmes, lutando por liberdade, justiça e pelo futuro do nosso Brasil. O povo está acordado e mais unido do quê nunca”, escreveu ROma em uma foto com Valdemar Costa Neto.
No dia 21 de junho, o presidente estadual do PL anunciou que Bolsonaro deverá visitar o estado entre agosto e setembro. Em entrevista à Rádio Interativa FM de Itabuna, Roma destacou o fortalecimento da sigla em cidades do Sul e Extremo Sul da Bahia, com nomes como Jânio Natal (Porto Seguro), Coronel França (Teixeira de Freitas) e Chico França (Itabuna).
“Muitas lideranças políticas do Sul e do Extremo Sul da Bahia estão se aproximando do PL. Então, o presidente Bolsonaro deve estar aqui entre os meses de agosto e setembro. Só falta a gente definir a data”, afirmou. Roma também reforçou críticas ao governo federal. “O ex-ministro Tarcísio Freitas duplicou a BR-101 em praticamente todo o Brasil. Ele só não conseguiu aqui na Bahia por causa do governo do PT”, declarou.
Em Cruz das Almas, onde passou o São João, João Roma reafirmou sua pré-candidatura ao governo estadual e afirmou estar dialogando com forças de oposição ao PT, incluindo ACM Neto, Republicanos e PSDB.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público
Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral
Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes
Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes
Prefeitura de Salvador abre inscrições para camarotes acessíveis nos circuitos do Carnaval nesta terça
Cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval