Otto minimiza ‘discordâncias’ na base e garante que não haverá ‘dissidência’ para 2026: ‘Não vai ter racha’
Ao Portal M!, senador também destacou a boa relação que mantém com o senador Jaques Wagner, o ministro Rui Costa e a deputada Lídice da Mata
Saulo Cruz/Agência Senado
O senador e presidente do PSD na Bahia, Otto Alencar, garantiu nesta sexta-feira (24), em entrevista ao Portal M!, que não haverão rachas na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para 2026. A declaração do senador ocorre após um suposto tensionamento no grupo, em função do desejo do Partido dos Trabalhadores (PT) de encabeçar uma chapa “puro-sangue” na próxima eleição.
“Sempre tem discordância interna, mas no fim termina tudo bem. Faz parte. Isso aí é natural que aconteça”, afirmou Otto.
Conforme o pessedista, a decisão em torno da chapa ocorrerá apenas em meados de março e abril. “Quando você vê cada um, a situação de cada um, essas coisas. Mas, na minha opinião, tem que aguardar março, abril, e ver o que é o equilíbrio melhor, qual é o consenso”, avaliou.
Por fim, o senador também destacou sua boa relação com o senador Jaques Wagner (PT), o ministro Rui Costa, e a deputada federal Lídice da Mata (PSB).
“As coisas vêm normalmente, o fluxo, o trabalho. Você colhe o que você planta. Não vai ter racha, eu tenho uma boa convivência com Wagner, com Rui, com Lídice, não vai haver dissidência”, garantiu.
Entenda a chapa ‘puro-sangue’
Líderes do PT, como o senador Jaques Wagner e o presidente do PT Bahia, Éden Valadares, já externaram o desejo da sigla em contar com o governador Jerônimo como candidato à reeleição em 2026, além de ter Rui Costa como candidato ao Senado, e o próprio Wagner à reeleição. Isso seria possível porque em 2026 marca o término do mandato de dois senadores do grupo, que desejam disputar a reeleição: Wagner e Angelo Coronel (PSD).
O movimento teria gerado um tensionamento no grupo, mas foi contornado nesta semana, após um movimento de pacificação na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
Otto confirma indicação de Adolfo à reeleição na AL-BA e diz que PT vai indicar candidato a vice
Como já mostrado pelo Portal M!, Otto confirmou, na segunda-feira (20), o apoio do PSD à reeleição de Adolfo Menezes (PSD) no cargo de presidente da AL-BA. Ao Portal M!, Otto contou que a definição ao apoio ocorreu por unanimidade e não enfrentou qualquer objeção durante a reunião com o também senador Angelo Coronel (PSD) e deputados da bancada da sigla na AL-BA.
“Foi por unanimidade, todos concordaram que deve ser reconduzido, não teve nenhuma objeção, não teve nenhuma dificuldade, todos os deputados apoiaram e vai a reeleição, a reunião só tratou disso”, contou o senador.
Na ocasião, o senador destacou que Adolfo Menezes tem desempenhado bem o papel de presidente e, por isso, sua reeleição tem apoio da grande maioria dos parlamentares.
“Seu desafio será continuar o trabalho de fazer as sessões, funcionar as comissões temáticas e continuar pacificando e entendendo que a assembleia é casa de iguais, todos devem ter o mesmo tratamento, como ele tem feito, por isso tem esse apoio, vai ter uma eleição com quase unanimidade”.
Otto preferiu não apostar num resultado sobre o imbróglio que pode impedir o terceiro mandato de Adolfo, que pode ser barrado pelo Supremo Tribunal Federal, já que o regimento interno não prevê a situação. Entretanto, revelou confiança na reeleição do deputado.
“Não sou julgador, sou apoiador, quero que dê tudo certo, até porque seria uma posição de confronto com a candidatura. Confio, acredito e sei que vai dar tudo certo”, declarou Otto.
O senador também defendeu a participação de representantes de todos os partidos da base na Mesa Diretora da Assembleia. “É sempre mais democrático, transparente, se evita que se tenha a predominância apenas de um partido. Sempre defendi isso”, disse o senador, que defendeu a estratégia como fundamental para garantir a governabilidade da gestão estadual.
“Temos uma base, todos da base devem participar, pois todos dão sustentação ao governo, e é importante que a Assembleia esteja pacificada para que o governador possa ter aprovação e deliberação da solução dos problemas. A sincronia é fundamental em todas as Casas legislativas com o poder executivo”.
Otto, que já presidiu a Casa, confia na reeleição de Menezes, deixou um recado e teceu elogios ao correligionário. “Que continue um bom presidente, ativo, trabalhador, presente no dia a dia da Assembleia, nas decisões, correto, que possa fazer um trabalho até melhor. Todos nós confiamos muito no Adolfo, é muito firme, sensato, correto, por isso esse apoio tão grande, quase unânime entre os colegas”.
PT vai indicar candidato a vice de Adolfo
Também na segunda, Otto Alencar confirmou que o PT será responsável por indicar o candidato a vice-presidente na chapa de Adolfo para a presidência da AL-BA. Como já mostrado pelo Portal M!, por unanimidade, a bancada do PT aprovou, no dia 15 de janeiro, a indicação do deputado e atual líder do governo, Rosemberg Pinto, para o cargo de 1º vice-presidente da Casa. A eleição para a nova Mesa Diretora está marcada para o dia 3 de fevereiro.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]