Jerônimo Rodrigues é alvo de pedido de impeachment após fala polêmica sobre mandar bolsonaristas ‘para vala’
Pedido foi protocolado na Procuradoria Geral da AL-BA pelo deputado estadual Leandro de Jesus (PL), na terça-feira (6)

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) protocolou, nesta terça-feira (6), na Procuradoria Geral da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), um pedido de impeachment contra o governador Jerônimo Rodrigues (PT). O pedido foi motivado por declarações dada pelo petista na última sexta-feira (2), em que ele sugeriu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus eleitores fossem levados “para a vala”.
A acusação contra Rodrigues é de crime de responsabilidade por incitar violência política. No pedido, o deputado considera as palavras do governador foram uma afronta à dignidade da pessoa humana e ao pluralismo político, princípios fundamentais da constituição estadual.
“A declaração do governador, ao incitar a eliminação de cidadãos com base em suas escolhas políticas, afronta diretamente a dignidade da pessoa humana e o pluralismo político“, destaca o requerimento.
A crítica também aponta que a retórica utilizada por Jerônimo Rodrigues “desumaniza milhões de cidadãos” e ameaça a convivência democrática.
“A retórica empregada, que desumaniza milhões de cidadãos e ameaça a convivência democrática, é incompatível com a dignidade, a honra e o decoro exigidos do chefe do Executivo estadual“, afirma o texto.
Ivana Bastos diz que declaração foi ‘mal interpretada’
A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Ivana Bastos (PSD), comentou sobre o episódio, reconhecendo que o governador se excedeu em sua fala, mas alegando que a declaração foi mal interpretada.
“Ele se desculpou. Ele se excedeu. Foi uma fala que foi mal interpretada. Todo mundo sabe que o governador Jerônimo é católico. Ele é um homem religioso. Jamais seria essa a sua intenção“, declarou Ivana Bastos.
A deputada, no entanto, informou que ainda não teve acesso ao requerimento protocolado na Assembleia.
O comentário polêmico foi feito por Jerônimo Rodrigues durante a inauguração da Escola Estadual Nancy da Rocha Cardoso, localizada em América Dourada.
“Tivemos um presidente que sorria daqueles que estavam na pandemia sentindo falta de ar. Ele vai pagar essa conta dele e quem votou nele podia pagar também a conta. Fazia no pacote. Bota uma ‘enchedeira’. Sabe o que é uma ‘enchedeira’? Uma retroescavadeira. Bota e leva tudo para vala“, disse Jerônimo na ocasião.
Reação de Bolsonaro e parlamentares de oposição
A declaração de Jerônimo Rodrigues gerou forte repercussão nas redes sociais, incluindo uma reação do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em um post no X (antigo Twitter), Bolsonaro qualificou as palavras do governador como “discurso de ódio” e cobrou ações institucionais.
“Um discurso carregado de ódio, que em qualquer cenário civilizado deveria gerar repúdio imediato e ações institucionais firmes. Mas nada aconteceu“, escreveu Bolsonaro.
Além disso, o deputado federal Sanderson (PL-RS) solicitou à Procuradoria Geral da República (PGR) a investigação de Jerônimo Rodrigues por incitação ao crime. Para Sanderson, as declarações ultrapassaram o limite do debate político aceitável e adotaram um tom agressivo e ameaçador.
O deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) também acionou a PGR, afirmando que as palavras do governador configuram incitação à violência contra um grupo ideológico específico, ultrapassando os limites da liberdade de expressão.
Retratação de Jerônimo
Na segunda-feira (5), após o ocorrido, o governador Jerônimo Rodrigues fez uma retratação pública. Durante uma visita às obras de reforma do Teatro Castro Alves, em Salvador, ele afirmou ser contra qualquer forma de violência e argumentou que suas palavras foram tiradas de contexto.
“Foi descontextualizada (a declaração). Eu apresentei minha inconformação de como o País estava sendo tratado e dei o exemplo da pandemia. Se o termo vala foi pejorativo ou forte, eu peço desculpas“, disse o governador.
Mais Lidas
Política
Datafolha: 57% dos brasileiros são a favor da reeleição no Executivo
Interesse estratégico faz MDB desejar vice de Lula em 2026
Bolsonaro deve visitar a Bahia entre agosto e setembro, diz João Roma
Últimas Notícias

Multidão lota o Pelourinho em noite de forró e emoção no São João da Bahia

Flávio José e Jorge e Mateus arrastam multidão no terceiro dia do São João de Santo Antônio de Jesus, que reuniu mais de 100 mil pessoas
Momento mais aguardado ficou por conta da dupla Jorge e Mateus, que fez o público cantar em coro seus maiores sucessos

China condena ataques dos EUA ao Irã e alerta para risco de guerra nuclear no Oriente Médio
Bombardeios a instalações nucleares iranianas provocam reação internacional; China, UE e Omã pedem cessar-fogo e diálogo imediato

Clubes brasileiros brilham no Mundial de Clubes 2025: veja as chances de classificação após a 2ª rodada
Times do Brasil seguem invictos e lideram seus grupos; Flamengo já está nas oitavas, enquanto Fluminense surpreende e assume a liderança do grupo mais equilibrado da competição

Deputada de oposição a Trump pede impeachment do presidente após ataque ao Irã
Decisão unilateral do presidente norte-americano provoca reação no Legislativo e alerta da ONU sobre risco de escalada internacional

Camaforró 2025 promove inclusão com intérpretes de Libras e espaço acessível para pessoas com deficiência
Festa junina de Camaçari adota medidas inéditas de acessibilidade e fortalece diversidade com destaque para o Caramanchão

Lula vai participar pela 4ª vez seguida do 2 de Julho; aposta é de conter desgaste político e reforçar apoio no Nordeste
Presidente deve marcar presença no desfile cívico de Salvador e retomar discurso sobre nova leitura da independência do Brasil

Estados Unidos bombardeiam instalações nucleares do Irã e elevam tensão global
Ataques atingem principais centros de enriquecimento de urânio iranianos; Israel endurece restrições e Congresso dos EUA avalia resposta institucional

Camaforró 2025 atrai mais de 80 mil pessoas e celebra o forró com shows até o amanhecer
Segunda noite do evento em Camaçari reúne grandes nomes do forró e conta com forte esquema de segurança e clima de tranquilidade

Tony Salles e Filomena Bagaceira são destaques no São João da Bahia; noite de sábado teve mistura de pagodão e forró
Apresentações no Parque de Exposições atraem multidão e celebram os ritmos do axé, pagode e forró na noite de sábado

Com chapéu icônico e hits apaixonados, Natanzinho Lima agita São João 2025 em Salvador
Apresentação no subúrbio de Paripe marca estreia do cantor cearense nas festas juninas da capital baiana