Otto Alencar minimiza queda de popularidade de Lula e reforça apoio a Jerônimo para 2026

Senador foi convidado do programa ‘De Olho na Bahia’, que marca estreia de Osvaldo Lyra na Rádio Mix FM Salvador


Otávio Queiroz
Otávio Queiroz 10/03/2025 10:57 • Política
Otto Alencar minimiza queda de popularidade de Lula e reforça apoio a Jerônimo para 2026 - Edilson Rodrigues/Agência Senado
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

A estreia do editor-chefe do Portal M!, jornalista Osvaldo Lyra, à frente do programa “De Olho na Bahia”, na Rádio Mix FM Salvador, nesta segunda-feira (10), teve como convidado o senador Otto Alencar (PSD). Durante a entrevista, que aconteceu ao lado do jornalista Matheus Morais, o parlamentar reforçou seu apoio ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e falou sobre a formação da chapa “puro sangue” para as eleições de 2026 que pode deixar de fora seu correligionário, o senador Angelo Coronel (PSD), que quer disputar a reeleição.

O presidente do PSD-BA também abordou a queda na popularidade do presidente Lula. Além disso, Otto comentou sobre os desafios que enfrentará à frente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Apoio a Jerônimo e mudança no secretariado

Outro ponto abordado na entrevista foi o apoio ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e a cobrança por uma reforma no secretariado. Otto defendeu a gestão do petista e minimizou a necessidade de grandes mudanças.

“Em time que está ganhando, não se mexe. O governador tem tido uma gestão eficiente, e o importante é a continuidade do trabalho”, afirmou.

O senador reforçou que continuará apoiando Jerônimo na busca pela reeleição em 2026 e destacou a importância da aliança entre PT e PSD na Bahia.

Formação da chapa para 2026

A entrevista também abordou a formação da chapa governista para 2026. A proposta de uma “chapa puro-sangue” do PT seria o governador Jerônimo Rodrigues (PT) buscando a reeleição, enquanto o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e Jaques Wagner disputariam vagas no Senado. No entanto, isso prejudicaria o senador Angelo Coronel (PSD), que também quer disputar a reeleição.

“Eu acho que Wagner e Coronel têm que se entender. Coronel tem legitimidade para buscar a reeleição, assim como Wagner é uma liderança importante do PT. Isso será discutido no momento certo, com maturidade”, ponderou Otto.

A composição sugerida por Wagner, no entanto, tem gerado controvérsias, já que deixa de lado o senador Angelo Coronel (PSD). O senador, inclusive, está decidido a lançar a própria candidatura à reeleição para disputar a recondução ao Senado pela Bahia, conforme mostrou a Coluna Vixe!. A dúvida é se Coronel integrará formalmente a chapa do governador Jerônimo e de Wagner ou se lançará candidatura avulsa na eleição de 2026.

Popularidade de Lula e economia

Durante a entrevista, Otto Alencar minimizou a queda na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apontada por pesquisas recentes. “A avaliação das pesquisas indicou uma queda na aprovação do presidente, mas isso é sazonal e pode ser recuperado. Em qualquer confronto eleitoral, Lula ainda aparece como favorito”, afirmou o senador.

Segundo Otto, fatores econômicos e ambientais tiveram impacto na popularidade do governo. “O aumento da inflação está ligado à maior circulação de dinheiro entre as famílias, com a redução do desemprego para 6,4%. Tivemos também problemas ambientais, como as enchentes no Rio Grande do Sul e a estiagem no Centro-Oeste, que afetaram a produção agrícola”, explicou.

Otto também defendeu as políticas econômicas do governo e criticou a pressão do mercado financeiro para manter juros elevados. “O Estado só avança quando o dinheiro circula na mão de muitos, e não apenas na Faria Lima e na Avenida Paulista”, declarou.

De acordo com uma pesquisa da Atlas Intel/Bloomberg, divulgada na última sexta-feira (7), a desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu no mês de fevereiro acima das avaliações de ótimo, bom e regular. O levantamento aponta que problemas com economia, segurança pública e corrupção são os que mais preocupam os brasileiros neste começo do segundo biênio do petista.

O aumento da desaprovação começou a ser sentido no final do ano passado principalmente por conta da disparada dos preços dos alimentos, que fez o governo se mexer e correr atrás de medidas para conter a sangria da popularidade do presidente. Segundo a Atlas Intel, a desaprovação a Lula chegou a 53% em fevereiro, contra 45,7% da aprovação. Em janeiro, estes índices eram de 51,4% e de 45,9%, respectivamente:

Desafios à frente da CCJ

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar destacou os desafios à frente do colegiado.

“Temos temas importantes como a reforma tributária, a questão da Previdência dos militares e a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil. São matérias fundamentais para o país”, afirmou.

O senador também defendeu a tributação sobre lucros e dividendos, argumentando que grandes empresas recebem incentivos fiscais, mas distribuem lucros sem pagar impostos. “O Brasil precisa rever essa política. Não faz sentido que investidores bilionários retirem seus lucros do país sem qualquer tributação”, criticou.

Otávio Queiroz

Otávio Queiroz

Soteropolitano com 7 anos de experiência em comunicação e mídias digitais, incluindo rádio, revistas, sites e assessoria de imprensa.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos -
Cidades 02/02/2026 às 20:00

Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos

Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos


Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus -
Negócios 02/02/2026 às 19:31

Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus

Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic


Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026 -
Política 02/02/2026 às 19:04

Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026

Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo


Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’ -
Carnaval 2026 02/02/2026 às 18:33

Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’

Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval


BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas -
BBB 26 02/02/2026 às 17:59

BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas

Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva


Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho -
Política 02/02/2026 às 17:30

Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho

Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade


Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF -
Política 02/02/2026 às 16:58

Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF

Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário


Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026 -
Política 02/02/2026 às 16:31

Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026

Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas


Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste -
Cidades 02/02/2026 às 15:59

Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste

Previsão climática mostra contraste entre regiões e reforça atenção para alertas meteorológicos


Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro -
Cidades 02/02/2026 às 15:27

Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro

Bairro que abriga a maior celebração à Rainha do Mar combina tradição, moradores antigos e um jeito de viver que cria laços e identidade