Oposição critica criação de secretaria da ponte Salvador-Itaparica, questiona gastos e cobra início das obras
Vice-líder da oposição na AL-BA, deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), afirmou que a medida se assemelha a ‘mais um factoide’
Divulgação
Políticos de oposição ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) criticaram, nesta quarta-feira (10), o envio do projeto de lei que cria a Secretaria Estadual para Assuntos do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica (Seponte) à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Entre eles, o vice-líder da oposição na AL-BA, deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), afirmou que a medida se assemelha a “mais um factoide”, já que o governo não apresenta resultados concretos da ponte.
“Em vez de anunciar o início efetivo da obra, marcando a data especificamente, o governo inventa mais um forma para maquiar a falta de resultados. O que essa secretaria vai acompanhar se não há sequer uma estaca firmada no mar?”, questionou Sanches.
Deputados questionam orçamento e eficácia
O deputado demonstrou preocupação com o impacto orçamentário da nova pasta, que ainda precisa ser aprovada na Assembleia Legislativa. “A gente ainda não sabe como será a estrutura dessa secretaria, quanto ela vai consumir do orçamento, mas essa criação é, no mínimo, estranha, porque já existem outras secretarias envolvidas no projeto”, acrescentou Sanches.
O vice-líder da oposição na AL-BA destacou ainda que o governador Jerônimo chamou de “fake news” um relatório elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), mas o documento, contratado pelo próprio governo, custou R$ 4,9 milhões. Após a fala, o petista voltou atrás, durante o desfile de 7 de Setembro, e afirmou se tratar de um “mal-entendido”.
O deputado Sandro Régis (União Brasil) também criticou a iniciativa, afirmando que a população espera execução, não mais anúncios. “O governo enrola a população há quase 15 anos com anúncios, propagandas e solenidades. Agora inventa uma nova secretaria, mas o que a Bahia quer saber é se a obra vai realmente começar”, afirmou Régis.
Ele ainda ressaltou que órgãos como Seinfra, Sedur, Conder e Casa Civil já têm atribuições para acompanhar o projeto.
“Não adianta criar secretaria para administrar promessa, o que se espera é execução e entrega. Essa ponte já virou sinônimo de piada, uma piada de mau gosto que o PT faz com o povo baiano nesses quase vinte anos de governo”, disse Régis.
Vereador critica jogada eleitoral
O líder da bancada do governo do prefeito Bruno Reis (UB) na Câmara Municipal de Salvador (CMS), vereador Kiki Bispo (União), considerou a criação da secretaria “uma vencida jogada eleitoral” para encobrir a não realização da promessa de três gestores do Partido dos Trabalhadores.
“São anos de promessas vazias e ninguém acredita mais. Nem a torcida do Bahia nem a torcida do Vitória acredita mais na Ponte Salvador/Itaparica. Até porque são vários projetos que nunca saem do papel. Estamos no terceiro governador do Partido dos Trabalhadores, que com o mesmo discurso, com a mesma falácia, criam uma secretaria para gastar dinheiro”, afirmou Bispo.
O vereador ainda criticou a proximidade da medida com o período eleitoral. “Chega perto da campanha e se cria uma secretaria, cria um fato político, para poder justificar todo dinheiro já investido e a não realização de uma ponte de anos e anos, que não saiu do papel”, completou.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis