Negromonte Jr. afirma que maioria do PP apoia retorno à base do governador Jerônimo
No entanto, segundo presidente estadual do partido, decisão não será unânime; legenda faz parte da base de apoio do prefeito Bruno Reis
Equipe M!
O presidente estadual do PP, deputado federal Mário Negromonte Júnior, afirmou que a maioria do partido na Bahia é favorável a um retorno à base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). A legenda faz parte da base de apoio do prefeito Bruno Reis (União Brasil), que é comandada em Salvador pelo secretário municipal de Governo, Cacá Leão.
A declaração foi dada, na manhã desta sexta-feira (14), durante um evento na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que homenageou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, com título de cidadão baiano.
Volta do PP à base de Jerônimo tem maioria, mas não é unânime
Segundo Negromonte Júnior, ao longo dos últimos meses, têm ocorrido conversas dentro do PP sobre a possibilidade de reintegração à base do governo estadual. No entanto, conforme o dirigente partidário, a maioria da legenda é favorável, mas a decisão não será unânime.
“Aqui no Estado, existem conversas ao longo desses meses. Se for da vontade de Deus e do entendimento entre o partido e o governo… Hoje, tenho certeza de que o apoio a Jerônimo encontra maioria favorável no PP. Não será uma posição unânime, mas há maioria”, afirmou o deputado.
Apesar disso, Negromonte evitou cravar uma decisão definitiva, afirmando que ainda serão necessárias novas reuniões para alinhar o posicionamento da legenda. “Eu não posso falar sobre isso, até porque eu não conversei com o governador sobre ingresso oficial do nosso partido na base. Como é de conhecimento de todos, se houver essa reunião oficial, acho que vocês vão saber primeiro do que eu”, acrescentou.
O PP na Bahia conta com 41 prefeitos, 37 vice-prefeitos e mais de 400 vereadores. De acordo com Negromonte Júnior, o partido tem se mantido competitivo e, independentemente da decisão final, continuará desempenhando um papel importante no Estado. “Nosso partido tem bons quadros para ocupar espaços importantes e contribuir com o povo baiano, trazendo a nossa forma de gestão e administração”, afirmou.
Negociações para federação partidária
Outro ponto abordado por Negromonte Júnior foi a possibilidade de formação de uma federação partidária entre PP, União Brasil e Republicanos. O deputado reconheceu que as negociações estão em andamento, mas afirmou que ainda não há uma definição concreta.
“Isso já vem sendo discutido há muito tempo. Não é fácil chegar a um entendimento entre tantos estados e interesses diferentes. Mas acredito que a federação pode ocorrer”, explicou.
Para Negromonte, a aliança com o Republicanos seria o melhor cenário para o PP. “Essa é uma posição que muitos defendem, inclusive eu. Seria o melhor caminho, porque é um partido que está muito próximo em números. Hoje, a União Brasil tem 59 deputados, o PP tem 50 e o Republicanos tem 42. Juntos, formaríamos um bloco com quase 200 parlamentares na Câmara, o que nos tornaria um dos maiores partidos do país”, afirmou.
O deputado também citou que o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, está conduzindo conversas com lideranças dos três partidos. “Nessa semana, por exemplo, Ciro Nogueira se reuniu com Marcos Pereira, presidente do Republicanos. Ainda não tive a oportunidade de conversar com ele para saber o resultado, mas acredito que, em breve, teremos uma definição”, disse.
Segundo Negromonte, a federação tem como objetivo fortalecer a atuação das legendas no Congresso Nacional e facilitar a formação de bancadas competitivas. “Hoje, os partidos buscam se fortalecer na legislatura, nas votações, nas decisões nos plenários da Câmara e do Senado. Também precisamos estar bem estruturados para as próximas eleições, com um fundo partidário robusto e candidatos viáveis”, explicou.
Avaliação do governo Lula e fala sobre desafios econômicos
Ao ser questionado sobre a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Negromonte Júnior reconheceu os desafios enfrentados pelo governo, especialmente no que diz respeito à economia. Ele comentou a recente pesquisa Ipsos-Ipec, que mostrou um aumento na avaliação negativa do governo federal.
“É o retrato de hoje. Existem dificuldades a serem enfrentadas, como o aumento dos preços dos alimentos, dos combustíveis e da energia. Teve também o questionamento sobre um projeto do Ministério da Fazenda em relação ao Pix, além de outras posições do governo que levaram a esse cenário”, analisou.
No entanto, o deputado ressaltou que o governo tem buscado alternativas para enfrentar esses desafios. “O governo tem tomado medidas importantes, como o programa Pé-de-Meia e o novo PAC, que será lançado em breve. Essas ações visam combater o aumento dos preços e melhorar a economia”, explicou.
Negromonte ainda sugeriu que, para conter a inflação dos alimentos, o governo deveria focar na produção interna. “Eu não sei se zerar o imposto de importação de alimentos vai resolver de fato esse problema. Acredito que zerar os impostos sobre insumos e incentivar a produção interna seria um caminho mais eficaz”, concluiu.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]