Mudança de última hora: lançamento de Caiado deixa Centro de Convenções e vai para AL-BA
Prefeito de Salvador confirma que cerimônia da pré-candidatura do governador de Goiás está mantida no próximo dia 4 de abril
Clauber Cleber Caetano/PR
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), confirmou, na manhã desta quinta-feira (27), que o evento de lançamento da pré-candidatura presidencial do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), está mantido para o próximo dia 4 de abril. No entanto, a cerimônia acontecerá agora no estacionamento da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), onde Caiado receberá o título de Cidadão Baiano e a Comenda 2 de Julho.
Inicialmente, o evento estava previsto para o Centro de Convenções de Salvador, na orla da Boca do Rio. No entanto, a mudança para a AL-BA se deu devido à tradição da entrega dos títulos honoríficos e à grande quantidade de pessoas esperadas para a ocasião.
Eleições 2026
O lançamento da pré-candidatura de Caiado ocorre em meio a especulações sobre o cenário eleitoral para 2026, especialmente após o recuo do cantor Gusttavo Lima de disputar a Presidência, o que levou a pressão para que o governador de Goiás adiasse o evento. Apesar disso, Caiado manteve sua agenda e segue como um dos nomes do União Brasil para a disputa ao Planalto.
“Tradicionalmente, os títulos ocorrem na Assembleia pela quantidade de pessoas que estão previstas para participar do evento. Nós vamos montar uma estrutura fora da Assembleia. É, sem sombra de dúvidas, um evento importante, porque vamos reconhecer a história, o trabalho que Caiado realizou pelo Brasil, por Goiás e pelas tradições e relações que ele tem com a Bahia. Afinal de contas, sua esposa, Gracinha Caiado, é daqui de Feira de Santana, é uma baiana que muito bem representa o nosso Estado”, afirmou Bruno Reis ao Portal M!.
Definição de chapas deve ocorrer até abril
O prefeito de Salvador também comentou sobre as articulações do grupo de oposição para as eleições de 2026. Segundo Bruno Reis, as definições dos nomes para as chapas ao governo da Bahia e ao Senado devem ocorrer até o prazo final para filiações partidárias, que se encerra em 3 de abril de 2025.
“Olha só, a legislação eleitoral já tem uma data específica, né? Até 3 de abril, tendo em vista que a eleição vai ser 4 de outubro do ano que vem, para as filiações partidárias, para as definições. Então, o ideal é que até lá possa ter as definições dos nomes, inclusive da chapa tanto para o governo como para o Senado”, explicou Bruno Reis.
A oposição na Bahia busca consolidar uma candidatura forte para enfrentar o grupo político do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que deve disputar a reeleição. Entre os possíveis candidatos ao governo estadual, circulam nomes como o do próprio Bruno Reis, o ex-prefeito ACM Neto, que disputou em 2022 e perdeu no segundo turno, além do presidente estadual do PL, ex-ministro João Roma.
Julgamento justo para Bolsonaro
Ao ser questionado sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou, nesta última quarta-feira (26), Jair Bolsonaro (PL) réu por tentativa de golpe, Bruno Reis saiu em defesa do ex-presidente. Segundo o prefeito, ele deve ter direito à ampla defesa e espera que a Corte tome uma decisão isenta de influências políticas ou ideológicas.
“Eu acho que é momento dele se defender. Espero que ele tenha direito ao contraditório, à ampla defesa, que o julgamento possa ser justo, que possa efetivamente ter condições de defender a sua tese e que o Supremo, livre de questões políticas, livre de questões ideológicas, possa, com base no direito, decidir”, declarou o prefeito.
A declaração de Bruno Reis acontece um dia após o STF aceitar, por unanimidade, a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e sete aliados por crimes ligados a uma suposta tentativa de golpe em 2022. A decisão coloca o ex-presidente em uma situação delicada, especialmente diante da possibilidade de novas sanções judiciais.
Nas redes sociais, Bolsonaro reagiu ao julgamento classificando-o como um “teatro processual” e acusou o STF de atuar para retirá-lo da disputa eleitoral de 2026. Desde junho de 2025, o ex-presidente está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e permanece impedido de concorrer a cargos públicos até 2030.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Últimas Notícias
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar