G20: Ministras participam de seminário internacional sobre mudança do clima em Salvador
Margareth Menezes (Cultura), Marina Silva (Meio Ambiente) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas) desembarcam na capital baiana nesta segunda-feira
As ministras Margareth Menezes (Cultura), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança Climática) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas) vão participar, nesta segunda-feira (4), da abertura do Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima, que ocorrerá no Centro de Convenções, no bairro da Boca do Rio, em Salvador. Realizado pelo Ministério da Cultura, o evento contará também com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT); a coordenadora de cultura da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Isabel de Paula; e o diretor da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), Rodrigo Rossi.
O seminário acontece em paralelo ao terceiro e último encontro do Grupo de Trabalho da Cultura no G20 Brasil, apresentando uma programação gratuita e aberta ao público. O objetivo é promover um intercâmbio e discutir experiências culturais para o enfrentamento das alterações no clima no mundo. As inscrições devem ser feitas pelo Sympla, mas as vagas estão sujeitas à lotação das salas.
“A compreensão da relação entre cultura, meio ambiente e inclusão social tornou-se mais entrelaçada nas últimas décadas. O vínculo entre cultura e meio ambiente está assumindo uma importância crescente nas discussões multilaterais sobre desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas e justiça ambiental. Isso destaca a importância de proteger e integrar a diversidade cultural, os conhecimentos indígenas e as práticas culturais locais e tradicionais em ações climáticas eficientes”, explica Margareth Menezes.
Painéis
Com 11 painéis programados, o seminário contará com lideranças sociais, representantes governamentais e de organismos multilaterais, pesquisadores, artistas e ativistas de pelo menos dez países (África do Sul, Argentina, Itália, Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, Nigéria, Tailândia e Emirados Árabes). Entre os palestrantes confirmados está o ativista político sul-africano Kumi Naidoo, que participará, às 10h30, do painel “Crise climática, uma crise de imaginação”, na segunda-feira (4). Presidente fundador do Africans Rising, ele possui trabalhos transversais com direitos humanos, questões ambientais e justiça social.
No mesmo painel terá a fundadora do Julie’s Bicycle, Alison Tickell, pioneira em ações para fortalecer o movimento climático criativo. O artista e arquiteto argentino Tomas Saraceno também falará sobre a convergência de arte, ciência e tecnologia.
Já no painel sobre “Mudança do clima: futuros possíveis para o patrimônio e a cultura”, terá a chefe-executiva do setor de cultura da Unesco, Dorine Dubois, e a quilombola tocantinense Ana Mumbuca, mestre em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília. O encontro acontece na terça-feira (5), a partir das 18 horas.
A criação de setores culturais ambientalmente responsáveis em relação às emissões de carbono, justiça climática para artes e cultura, o poder das artes e da cultura para mobilização social pró-clima são alguns dos outros temas a serem refletidos no Seminário.
“Precisamos romper as barreiras dos fóruns e das revistas científicas. Precisamos conquistar mentes e corações. Sem a cultura, o conhecimento não se alastra. Sem a cultura, o conhecimento não se torna parte da vida das pessoas. Por isso, esse desafio que propomos neste Seminário. Que aqui seja uma semente para um movimento que traga as instituições e os agentes culturais para o debate e a ação climática. Porque precisamos de mais do que conhecimento sobre a mudança do clima. Precisamos mudar a nós mesmos. Precisamos mudar a nossa cultura. Precisamos de uma cultura de mudança”, ressalta a ministra baiana.
O Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima é uma realização do Ministério da Cultura em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI). O evento também conta com o apoio do Governo da Bahia, da prefeitura de Salvador, do BYD, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e patrocínio do Youtube.
Oficinas
Oficinas práticas voltadas à mudança no clima também serão realizadas na quarta (6) e quinta-feira (7), no Museu de Arte da Bahia (MAB). As inscrições foram abertas na última quinta-feira (31). A redução de carbono por instituições culturais, planos de conservação, comunicação popular e justiça climática, resiliência e estratégias de adaptação no patrimônio cultural serão alguns dos temas abordados, além do lançamento da pesquisa Cultura e Clima.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
Lula prorroga programa de enfrentamento à fila do INSS
PT oficializa apoio a Davi Alcolumbre para presidência do Senado em 2025
AL-BA alcança nível Ouro em ranking de transparência pública
Últimas Notícias
Dois homens morrem após queda de elevador em prédio de luxo em Salvador
Lula prorroga programa de enfrentamento à fila do INSS
Javier Milei ordena que delegação argentina abandone COP29
Milei é declaradamente critico de debates sobre meio ambiente; delegação brasileira também retorna ao país para participar do G20, no Rio
Lira e Pacheco cobram investigações rigorosas após explosões na Praça dos Três Poderes
Sessões na Câmara e no Senado foram interrompidas diante do incidente na noite desta quarta em frente ao prédio do STF
II Festival de Cerâmica de Maragogipinho começa nesta quinta-feira com shows e homenagens
Sandra Sá, Luiz Caldas, Aloísio Menezes e Jau estão entre cantores confirmados no evento que acontece até domingo
Senado: texto-base com novas regras para uso de emendas parlamentares é aprovado
Pacheco adiou sessão e informou que discussão continua na próxima semana
Brasília amanhece em alerta e sob forte esquema de segurança após explosão; veja perfil de autor
Francisco Wanderley Luiz foi candidato a vereador e divulgava teorias da conspiração nas redes sociais
Feriado da Proclamação da República: o que abre e fecha em Salvador e RMS
Alguns estabelecimentos na capital e interior terão horários de funcionamento alterados; confira principais informações
O que fazer em Salvador no fim de semana? Jota Quest, Xamã, Russo Passapusso, Olodum, Ilê Aiyê e mais; confira na agenda do Portal M!
Confira todos os eventos da capital baiana e fique por dentro das nossas dicas de diversão
PT oficializa apoio a Davi Alcolumbre para presidência do Senado em 2025
PT afirmou estar buscando equilíbrio e estabilidade na condução do Congresso Nacional
Competitividade e inclusão feminina são apostas da Acelen no mercado de combustíveis, aponta vice-presidente de ESG
Empresa tem adotado estratégias para se manter viável e competitiva, especialmente no mercado nordestino
STJ aprova cultivo de cannabis para fins medicinais no Brasil
Decisão se aplica ao cânhamo industrial (hemp), uma variedade de cannabis com concentração de tetrahidrocanabinol (THC), substância psicoativa, inferior a 0,3%