G20: Ministras participam de seminário internacional sobre mudança do clima em Salvador
Margareth Menezes (Cultura), Marina Silva (Meio Ambiente) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas) desembarcam na capital baiana nesta segunda-feira
As ministras Margareth Menezes (Cultura), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança Climática) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas) vão participar, nesta segunda-feira (4), da abertura do Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima, que ocorrerá no Centro de Convenções, no bairro da Boca do Rio, em Salvador. Realizado pelo Ministério da Cultura, o evento contará também com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT); a coordenadora de cultura da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Isabel de Paula; e o diretor da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), Rodrigo Rossi.
O seminário acontece em paralelo ao terceiro e último encontro do Grupo de Trabalho da Cultura no G20 Brasil, apresentando uma programação gratuita e aberta ao público. O objetivo é promover um intercâmbio e discutir experiências culturais para o enfrentamento das alterações no clima no mundo. As inscrições devem ser feitas pelo Sympla, mas as vagas estão sujeitas à lotação das salas.
“A compreensão da relação entre cultura, meio ambiente e inclusão social tornou-se mais entrelaçada nas últimas décadas. O vínculo entre cultura e meio ambiente está assumindo uma importância crescente nas discussões multilaterais sobre desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas e justiça ambiental. Isso destaca a importância de proteger e integrar a diversidade cultural, os conhecimentos indígenas e as práticas culturais locais e tradicionais em ações climáticas eficientes”, explica Margareth Menezes.
Painéis
Com 11 painéis programados, o seminário contará com lideranças sociais, representantes governamentais e de organismos multilaterais, pesquisadores, artistas e ativistas de pelo menos dez países (África do Sul, Argentina, Itália, Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, Nigéria, Tailândia e Emirados Árabes). Entre os palestrantes confirmados está o ativista político sul-africano Kumi Naidoo, que participará, às 10h30, do painel “Crise climática, uma crise de imaginação”, na segunda-feira (4). Presidente fundador do Africans Rising, ele possui trabalhos transversais com direitos humanos, questões ambientais e justiça social.
No mesmo painel terá a fundadora do Julie’s Bicycle, Alison Tickell, pioneira em ações para fortalecer o movimento climático criativo. O artista e arquiteto argentino Tomas Saraceno também falará sobre a convergência de arte, ciência e tecnologia.
Já no painel sobre “Mudança do clima: futuros possíveis para o patrimônio e a cultura”, terá a chefe-executiva do setor de cultura da Unesco, Dorine Dubois, e a quilombola tocantinense Ana Mumbuca, mestre em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília. O encontro acontece na terça-feira (5), a partir das 18 horas.
A criação de setores culturais ambientalmente responsáveis em relação às emissões de carbono, justiça climática para artes e cultura, o poder das artes e da cultura para mobilização social pró-clima são alguns dos outros temas a serem refletidos no Seminário.
“Precisamos romper as barreiras dos fóruns e das revistas científicas. Precisamos conquistar mentes e corações. Sem a cultura, o conhecimento não se alastra. Sem a cultura, o conhecimento não se torna parte da vida das pessoas. Por isso, esse desafio que propomos neste Seminário. Que aqui seja uma semente para um movimento que traga as instituições e os agentes culturais para o debate e a ação climática. Porque precisamos de mais do que conhecimento sobre a mudança do clima. Precisamos mudar a nós mesmos. Precisamos mudar a nossa cultura. Precisamos de uma cultura de mudança”, ressalta a ministra baiana.
O Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima é uma realização do Ministério da Cultura em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI). O evento também conta com o apoio do Governo da Bahia, da prefeitura de Salvador, do BYD, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e patrocínio do Youtube.
Oficinas
Oficinas práticas voltadas à mudança no clima também serão realizadas na quarta (6) e quinta-feira (7), no Museu de Arte da Bahia (MAB). As inscrições foram abertas na última quinta-feira (31). A redução de carbono por instituições culturais, planos de conservação, comunicação popular e justiça climática, resiliência e estratégias de adaptação no patrimônio cultural serão alguns dos temas abordados, além do lançamento da pesquisa Cultura e Clima.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
Capitão Alden propõe CPI para investigar problemas no Planserv
Brasil e China firmam 37 acordos bilaterais durante visita de Xi Jinping
PT pede arquivamento de projeto que anistia envolvidos no 8 de janeiro
Senacon suspende publicidade de apostas online para crianças e adolescentes
Últimas Notícias
Capitão Alden propõe CPI para investigar problemas no Planserv
Polícia Militar deflagra mais uma edição da operação Força Total Nacional
Após furto de cabos, serviços de atendimento presencial da Cotae seguem suspensos
Taxistas e condutores de veículos especiais podem acessar o site Salvador Digital, onde estão disponíveis 40 serviços
Em confronto direto, Vitória vence Criciúma fora de casa e se afasta do Z-4
Com mais um resultado positivo, Leão se vê próximo de alcançar uma vaga na Sul-Americana
Lula recepciona Xi Jinping em jantar no Itamaraty após assinatura de acordos bilaterais
Encontro marcou encerramento de um dia intenso de compromissos e contou com presença de Alckmin, Dilma Rousseff, Pacheco e Lira
Bahia joga melhor e cria mais chances, mas vê Palmeiras sair com triunfo aos 44 do 2º tempo
Tricolor abriu placar na Arena Fonte Nova, mas perdeu por 2 a 1
Bahia registra primeira morte por coqueluche em 5 anos
De acordo com Sesab, 18 casos da doença foram confirmados, neste ano, em todo Estado
Evento para conscientizar sobre preservação do Parque Marinho da Barra acontece no domingo
'Abraço no Parque' será realizado no Porto da Barra envolve pescadores, surfistas e moradores em ação para proteger biodiversidade
Bazar Plus Size promove inclusão de corpos ‘fora do padrão’ com peças a partir de R$ 20
Diversidade e consumo consciente marcam evento neste sábado, que promove ainda doações para lar de idosos
Prefeitura amplia Dog Parks em Salvador
Capital baiana possui 45 espaços de lazer exclusivos para pets em praças
Pré-matrícula da educação infantil ocorre até 29 de novembro em Mata de São João
Inscrições são destinadas a alunos de 2 anos de idade
Universidade oferece atendimento gratuito para MEIs
Ação contará com orientações para estratégias de negócios e regularização de pendências