Maria Nice Miranda, pioneira da Defensoria Pública do Brasil, morre aos 95 anos
Primeira mulher a integrar carreira, ela foi referência na defesa dos direitos dos mais necessitados e uma das fundadoras da instituição no Rio
DPRJ/Divulgação/Agência Brasil
A defensora pública Maria Nice Leite de Miranda, pioneira na carreira da Defensoria Pública do Brasil, faleceu, no domingo (27), aos 95 anos. Ela estava internada no hospital Copa Star, em Copacabana, desde o dia 12 de abril. A causa da morte não foi divulgada.
Natural de Cantagalo, no Rio de Janeiro, Maria Nice entrou para a história como a primeira mulher a integrar a carreira de defensora pública no Brasil. Sua trajetória marcante e seu compromisso com a justiça social a tornaram um ícone no campo jurídico, especialmente na luta pelos direitos dos mais necessitados. A informação é da Agência Brasil.
Pioneirismo e dedicação
Maria Nice Leite de Miranda começou sua carreira em 1958, quando tomou posse no Ministério Público estadual, mas optou por integrar o grupo dos primeiros defensores públicos do estado do Rio de Janeiro. Na época, a Defensoria Pública ainda era uma estrutura recém-criada, subordinada à Procuradoria-Geral de Justiça.
Maria Nice foi nomeada no segundo grupo de defensores, que contava com dois outros profissionais, sendo a única mulher da turma. Em 1974, ela se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo de corregedora da Assistência Judiciária do antigo estado do Rio de Janeiro, cargo que manteve até 1975, quando o órgão foi extinto após a fusão entre os Estados Guanabara e do Rio de Janeiro.
Reconhecimento e legados
Em 2007, Maria Nice foi condecorada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro com o Colar do Mérito Judiciário, em reconhecimento ao trabalho fundamental que desempenhou ao longo de sua carreira, sempre em defesa dos direitos dos mais vulneráveis. Ela se aposentou aos 70 anos, mas continuou sendo uma referência para a Defensoria Pública do Rio de Janeiro, instituição que ela considerava sua segunda casa.
Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão, defensor público-geral do Rio de Janeiro, fez questão de registrar, em nota, o legado de Maria Nice. “Sua trajetória pioneira como primeira defensora pública mulher no país e seu compromisso com a justiça deixarão um legado que seguirá inspirando gerações”.
Em 2022, Maria Nice foi homenageada durante a sessão de estreia do filme “Paixão Verde: a Defensoria Pública do Rio de Janeiro em suas primeiras décadas”, um documentário, que buscava homenagear todos os responsáveis por desenvolver a instituição no estado. “Na Defensoria, eu me sentia na minha casa, na minha família. O trabalho era muito difícil porque era só eu de mulher, então qualquer coisa que acontecesse, eles falavam que era para eu ir. Eu me aposentei, mas meu coração continua lá”, declarou, na ocasião.
Homenagens e despedida
A cidade de Cantagalo, sua terra natal, usou as redes sociais para lamentar a morte da advogada. Na publicação, a prefeitura expressou solidariedade aos familiares e amigos da defensora pública.
“Nesse momento de dor, solidarizamos com os familiares e amigos e expressamos os nossos sinceros sentimentos”, informou a prefeitura.
O corpo de Maria Nice Leite de Miranda foi velado no Fórum de Cantagalo e o sepultamento aconteceu ainda no domingo, no cemitério local.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público
Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral
Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes
Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes
Prefeitura de Salvador abre inscrições para camarotes acessíveis nos circuitos do Carnaval nesta terça
Cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval