Lula recebe título de Doutor Honoris Causa em Moçambique, critica fome e diz que educação é sua ‘obsessão’

Universidade Pedagógica de Maputo concedeu o título ao presidente por suas contribuições para o desenvolvimento econômico e a cooperação internacional


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 24/11/2025 23:30 • Política
Lula recebe título de Doutor Honoris Causa em Moçambique, critica fome e diz que educação é sua ‘obsessão’ - Ricardo Stuckert/PR
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recebeu, nesta segunda-feira (24), o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique. A universidade concedeu a homenagem alegando contribuições do petista nas áreas de ciência política, desenvolvimento econômico e cooperação internacional. A visita oficial do presidente a Moçambique ocorre nas comemorações de 50 anos de relação entre os dois países.

Em seu discurso, Lula afirmou que a Educação é uma “obsessão” e disse que os pobres não são “invisíveis”. O presidente também criticou a classe política pela persistência da fome no mundo.

“O mundo produz alimento suficiente para dois tantos de gente que tem no mundo comer. Qual é a explicação de ter 700 milhões no mundo passando fome, senão a falta de vergonha na cara de quem governa o mundo?”, questionou o presidente.

Acadêmicos destacam reparação histórica e compromisso com a justiça social

A concessão do título foi endossada por outras universidades moçambicanas. O reitor da universidade afirmou que Lula teve um papel “vanguardista” para o ideal de reparação histórica e para dar à “África o lugar que lhe foi negado”. O reitor também citou as ações do governo Lula para o combate à fome e em defesa dos direitos humanos.

O diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia da universidade, Bernardino Cordeiro, enfatizou a relevância da trajetória de Lula para os valores da instituição. “A trajetória humana e política do presidente consubstancia o que ensinamos e promovemos: a defesa da justiça social, o fortalecimento da democracia substantiva, a promoção da dignidade humana e o compromisso com a cooperação internacional“.

Carreira política e o papel de Lula no Sul Global

Já o professor da universidade Lourenço de Rosário ressaltou o fato de Lula ter seguido na carreira política mesmo após perder três eleições presidenciais e ter sido preso. O professor também citou os posicionamentos do presidente brasileiro em conflitos como os da Ucrânia e da Palestina.

O professor Lourenço de Rosário destacou o alcance da voz do presidente. “A voz de Lula da Silva é ouvida desde a parte mais longínqua do continente asiático até a parte mais ocidental e mais ao sul do sul global. É recebido com dignidade mesmo nos palácios mais hostis”, disse o professor.

Lula destaca programas sociais implementados no Brasil

Durante seu discurso, o presidente Lula também mencionou programas de seu governo, como o Programa Pé-de-Meia e a criação de universidades. Em determinado momento, o presidente se emocionou ao falar sobre a diferença dada a pessoas com e sem formação. O presidente também criticou o unilateralismo.

“Não é possível cumprir com nenhum ideal de prosperidade em um mundo em que o unilateralismo e as guerras prevalecem. O Sul Global não pode ser mero espectador de ordem internacional que perpetua injustiças históricas”, declarou Lula.

Reunião bilateral e agenda de cooperação

O título de Doutor Honoris Causa é uma honraria concedida por uma universidade a personalidades com contribuições relevantes para a Ciência, Filosofia ou Artes, mesmo que o homenageado não possua graduação acadêmica na área. A expressão tem origem no latim e significa “por causa de honra”.

O presidente Lula já recebeu títulos semelhantes de instituições internacionais de prestígio, como a Universidade de Coimbra (Portugal), a Sciences-Po (França) e a de Salamanca (Espanha), entre outras. O presidente ressaltou o significado especial do título recebido em Moçambique.

“Já tenho muito título de Doutor Honoris Causa, mas nenhum me emocionou como este. Não sinto nenhuma diferença entre vocês e eu. Sinto que somos iguais”, afirmou Lula em Moçambique.

A visita oficial de Lula a Moçambique celebra as cinco décadas de relação entre os países. Mais cedo, o presidente teve reunião bilateral com o presidente moçambicano, Daniel Chapo, e participou de um evento para a assinatura de acordos de cooperação. A agenda diplomática de Lula na África reforça a política externa do Brasil em relação aos países do Sul Global.

A previsão é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retorne ao Brasil ainda nesta segunda-feira (24), após cumprir a agenda em Moçambique. Informações sobre a continuidade da agenda e os acordos firmados podem ser obtidas junto à Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Edilson Capetinha tem crise de choro e diz que entrou no BBB 26 por estar ‘precisando do dinheiro’ -
BBB 26 13/01/2026 às 21:32

Edilson Capetinha tem crise de choro e diz que entrou no BBB 26 por estar ‘precisando do dinheiro’

Ex-jogador chorou após se apresentar aos colegas e lamentou decisões financeiras do passado


Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos -
Cidades 13/01/2026 às 21:00

Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos

Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar


Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira -
Cultura 13/01/2026 às 20:31

Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira

Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador


BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco -
BBB 26 13/01/2026 às 20:07

BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco

Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality


Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula -
Política 13/01/2026 às 19:36

Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula

Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União


Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações -
Carnaval 2026 13/01/2026 às 19:03

Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações

Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia


Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga -
Cidades 13/01/2026 às 18:34

Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga

Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens


Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações -
Cultura 13/01/2026 às 18:03

Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações

Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município


Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança -
Cidades 13/01/2026 às 17:31

Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança

Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador


Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’ -
Política 13/01/2026 às 17:02

Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’

Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça


Vixe