Lula realiza exames e será submetido a cirurgia de catarata nesta sexta-feira

Procedimento será realizado no olho esquerdo


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 29/01/2026 18:01 • Política
Lula realiza exames e será submetido a cirurgia de catarata nesta sexta-feira - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por exames pré-operatórios, na manhã desta quinta-feira (29), como parte da preparação para uma cirurgia de catarata no olho esquerdo, marcada para esta sexta-feira (30). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Presidência da República, que informou ainda que o procedimento já estava previamente programado.

Após a realização dos exames, o presidente seguiu com sua rotina de trabalho na Granja do Torto, residência oficial da Presidência em Brasília. Segundo a assessoria, a agenda institucional foi mantida normalmente ao longo da tarde, sem intercorrências relacionadas ao procedimento médico.

Logo após a divulgação das informações sobre a cirurgia, o histórico recente de saúde do presidente voltou a ser lembrado, uma vez que Lula passou por outros procedimentos médicos ao longo do seu terceiro mandato, iniciado em 2023.

Histórico recente de procedimentos médicos do presidente

Desde o início do atual mandato, Lula foi submetido a diferentes intervenções médicas. Ainda em 2023, o presidente realizou uma infiltração na região do quadril para amenizar dores provocadas por um quadro de artrose, também conhecida como osteoartrose. A condição é caracterizada pelo desgaste das cartilagens articulares, tecidos responsáveis por revestir as extremidades dos ossos e permitir o movimento adequado das articulações.

Já em dezembro de 2024, o presidente precisou passar por uma cirurgia de emergência após relatar fortes dores de cabeça. Exames de imagem identificaram uma hemorragia intracraniana, decorrente de um acidente domiciliar ocorrido em outubro do mesmo ano. Diante do diagnóstico, Lula foi submetido a uma craniotomia para drenagem do hematoma e permaneceu internado em uma Unidade de Terapia Intensiva durante o período de recuperação.

Apesar do episódio, exames de rotina realizados em fevereiro do ano passado indicaram que o presidente apresentava resultados dentro da normalidade. Na ocasião, o cardiologista Roberto Kalil Filho, médico pessoal do presidente, comentou o estado de saúde de Lula.

“É a rotina dele há décadas. Ele sempre faz os exames em novembro, mas adiou por causa do acidente”, afirmou o médico.

Exames de rotina e acompanhamento médico regular

A realização periódica de exames médicos faz parte da rotina de acompanhamento de saúde do presidente, segundo informações divulgadas por sua equipe médica ao longo dos últimos anos. Mesmo após procedimentos mais complexos, Lula manteve o acompanhamento clínico regular, com avaliações cardiovasculares e exames de imagem.

A cirurgia de catarata, segundo a assessoria da Presidência, segue protocolos médicos previamente estabelecidos e ocorre em um contexto de acompanhamento contínuo da saúde do chefe do Executivo. Não foram divulgados detalhes adicionais sobre o tempo de recuperação nem sobre possíveis alterações na agenda presidencial após o procedimento.

Lula cita Holocausto ao rebater acusações e condenar discursos de ódio

Enquanto mantém sua agenda institucional e passa por acompanhamento médico, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também esteve no centro de debates políticos recentes. Na terça-feira (27), Lula utilizou suas redes sociais para se manifestar sobre o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, em meio a críticas feitas pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que o acusou de antissemitismo durante um evento realizado em Israel.

Sem citar diretamente o senador, o presidente associou o Holocausto ao avanço do autoritarismo, dos discursos de ódio e do preconceito étnico e religioso, destacando a importância da memória histórica como forma de alerta para a sociedade.

“Hoje – Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto – é preciso recordar os horrores que a humanidade é capaz de cometer contra o próprio ser humano. E lembrar que o autoritarismo, os discursos de ódio e o preconceito étnico e religioso foram as peças com as quais essa grande tragédia do século XX foi construída”, disse Lula.

Defesa dos direitos humanos e memória histórica

Na mesma publicação, o presidente reforçou que o 27 de janeiro deve ser lembrado como um marco de solidariedade às vítimas e às famílias afetadas pelo genocídio promovido pelo regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Segundo Lula, a data também representa um compromisso permanente com a defesa dos direitos humanos, da convivência pacífica e do fortalecimento das instituições democráticas.

“Um dia de recordar os que perderam suas vidas e prestar solidariedade às milhões de famílias destruídas e ao sofrimento de todo um povo. Um dia de defesa dos Direitos Humanos, da convivência pacífica e das instituições democráticas, elementos fundamentais do mundo mais justo que queremos deixar para as próximas gerações”, afirmou.

Papel do Brasil na criação da data na ONU

Lula também recordou que, em 2004, durante seu primeiro mandato, assinou uma petição enviada à Organização das Nações Unidas, que resultou no reconhecimento oficial do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto pela Assembleia Geral da ONU no ano seguinte. Segundo o presidente, a iniciativa buscou institucionalizar um momento global de reflexão e prevenção de crimes contra a humanidade.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Brasil cria 1,27 milhão de postos de trabalho em 2025, mas saldo do Caged recua em relação a 2024 -
Cidades 29/01/2026 às 21:01

Brasil cria 1,27 milhão de postos de trabalho em 2025, mas saldo do Caged recua em relação a 2024

Abertura de vagas com carteira assinada recua 23,7%, enquanto Bahia aparece entre os destaques estaduais


MP-BA apura denúncia contra Ivete Sangalo após criança participar de show em Salvador -
Coluna Ohh! 29/01/2026 às 20:31

MP-BA apura denúncia contra Ivete Sangalo após criança participar de show em Salvador

Representação questiona adequação de música apresentada em show realizado no Terminal Náutico


Kassab diz que ‘solução política’ definirá candidato do PSD à Presidência e reconhece eleitorado próximo ao bolsonarismo -
Política 29/01/2026 às 20:01

Kassab diz que ‘solução política’ definirá candidato do PSD à Presidência e reconhece eleitorado próximo ao bolsonarismo

Presidente da sigla diz que partido se consolida no campo da centro-direita e busca alternativa moderada para a Presidência


Prefeitura entrega quase 5 mil títulos de propriedade em Paripe pelo programa Casa Legal -
Cidades 29/01/2026 às 19:30

Prefeitura entrega quase 5 mil títulos de propriedade em Paripe pelo programa Casa Legal

Programa municipal amplia segurança jurídica e fortalece economia local


André Magal aposta em Carnaval recorde e projeta sold out em todos os dias do Camarote Baiano: ‘Esse ano virou explosão’ -
Carnaval 2026 29/01/2026 às 19:04

André Magal aposta em Carnaval recorde e projeta sold out em todos os dias do Camarote Baiano: ‘Esse ano virou explosão’

Ao M!, sócio do Grupo San Sebastian diz que boa receptividade do público impulsionou a alta procura para a edição 2026


Bloco Camaleão divulga datas de entrega dos abadás para o Carnaval de Salvador; veja quando será -
Carnaval 2026 29/01/2026 às 18:31

Bloco Camaleão divulga datas de entrega dos abadás para o Carnaval de Salvador; veja quando será

Entre os dias 10 e 14 de fevereiro, a entrega ocorrerá das 12h às 20h. Já entre os dias 15 e 17 de fevereiro, o atendimento será das 10h às 18h


Lula realiza exames e será submetido a cirurgia de catarata nesta sexta-feira -
Política 29/01/2026 às 18:01

Lula realiza exames e será submetido a cirurgia de catarata nesta sexta-feira

Procedimento será realizado no olho esquerdo


Crime doloso ou culposo? Entenda a diferença que pode mudar o rumo de um julgamento -
Cidades 29/01/2026 às 17:30

Crime doloso ou culposo? Entenda a diferença que pode mudar o rumo de um julgamento

Intenção, risco e erro definem enquadramento penal e podem mudar completamente a pena aplicada


O que fazer em Salvador no fim de semana? Festa dos Palhaços, Marina Sena, Jau, O Kannalha, Saulo, Psirico, Margareth Menezes, Olodum, Timbalada e mais; confira na agenda do Portal M! -
Cultura 29/01/2026 às 17:01

O que fazer em Salvador no fim de semana? Festa dos Palhaços, Marina Sena, Jau, O Kannalha, Saulo, Psirico, Margareth Menezes, Olodum, Timbalada e mais; confira na agenda do Portal M!

Confira os principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer


Kassab diz que Tarcísio precisa se diferenciar de Bolsonaro para se firmar: ‘Gratidão é uma coisa, submissão é outra’ -
Política 29/01/2026 às 16:28

Kassab diz que Tarcísio precisa se diferenciar de Bolsonaro para se firmar: ‘Gratidão é uma coisa, submissão é outra’

Para Kassab, o reconhecimento ao papel exercido pelo ex-mandatário é legítimo, mas não pode impedir a construção de uma identidade política própria