header1_bg
Pular para o conteúdo
Início » Lula diz ter certeza que o ‘dia de Zé Neto vai chegar’ sobre sua 5ª tentativa à prefeitura de Feira de Santana

Lula diz ter certeza que o ‘dia de Zé Neto vai chegar’ sobre sua 5ª tentativa à prefeitura de Feira de Santana

Lula diz ter certeza que o ‘dia de Zé Neto vai chegar’ sobre sua 5ª tentativa à prefeitura de Feira de Santana
Presidente cumpre agenda ao lado do governador no município, onde faz entrega de obras na BR 116 e anuncia novos investimentos na região

O presidente Lula (PT) disse, na manhã desta segunda-feira (1º), que torce e acredita que o deputado federal Zé Neto (PT) saia vitorioso em sua quinta tentativa de se tornar prefeito de Feira de Santana a partir de 2025. O petista cumpre agenda ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT) no município, onde faz entrega da duplicação do lote 6 da BR-116 e autoriza novo contrato para construção de 1.075 unidades de empreendimentos habitacionais da nova seleção do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

Em entrevista à rádio Princesa FM, de Feira, Lula citou o diferencial desse ano da pré-candidatura a prefeito de Zé Neto com o arco de alianças inédito construído. Até o momento, o deputado federal tem o apoio de dez partidos: PT, PCdoB, PV, PP, PSB, PSD, MDB, Avante, Podemos e Psol.

“Acho que Neto tem chance, Feira de Santana é uma experiência administrativa importante. É uma cidade extraordinariamente grande, com muitos problemas, a gente sabe disso e eu fico torcendo pra que dê certo, que ele possa ser eleito prefeito. Fico torcendo pra que ele consiga concluir um programa de governo aqui e agora tem muitos aliados aqui de competência. Agora não é ele só, agora é ele, é Rui, é Wagner, é Otto, é Jerônimo, é Lula. Se eu puder ajudar um pouquinho, eu ajudo, eu sou de fora, mas eu acho que ele tem uma chance. Ele merece, um bom deputado, é um rapaz altamente preparado, eu acho que vai dar certo”.

“Aqui na Bahia, nós temos uma situação política muito boa porque além dos petistas, nós temos aliados. Um cara como Otto, eu considero Otto o senador do PT, um senador de uma lealdade extraordinária e as alianças que eles fizeram pra governar a Bahia e tem resultado para nós do governo federal”, emendou o presidente.

Zé Neto concorrerá novamente, em outubro, com o ex-prefeito Zé Ronaldo (União Brasil), que já comandou o segundo maior colégio eleitoral na Bahia por quatro vezes (2000, 2004, 2012 e 2016), inclusive, nos três últimos mandatos, derrotou o petista. Além dos dois, também está na disputa o deputado estadual Pablo Roberto (PDSB), que descarta desistir da eleição para apoiar algum deles.

Atualmente, Feira é comandada pelo ex-deputado estadual e federal Colbert Martins (MDB), que foi reeleito em 2020, derrotando o petista Zé Neto no segundo turno. Em 2016, o emedebista foi eleito vice-prefeito, mas assumiu a gestão municipal após o então prefeito Zé Ronaldo renunciar o cargo para disputar as eleições ao governo estadual, mas o governador Rui Costa acabou sendo reeleito.

“Eu acho que o dia de Zé Neto vai chegar, eu tenho certeza. Porque, vai chegando num momento, que as pessoas começam a falar, esse cara é teimoso, esse cara gosta de brigar, esse cara é tinhoso, esse cara é aquele que não tem medo de nada, vai pra luta, se propõe, disputa. Se perde, tudo bem, perde e vai pra rua outra vez, conversa com o povo”.

Eleições a presidente

Ainda na entrevista, o presidente Lula fez comparações com suas tentativas frustradas a presidente antes de ser eleito pela primeira vez.

“Eu vou contar uma história, em 1998 eu perdi as eleições pro Fernando Henrique Cardoso. [Roberto] Maganbeira Unger [filósofo] foi no meu comitê, me convidar pra ir pra Havard [universidade americana], passar seis meses e eu falei não vou, isso foi em dezembro de 1998. Eu falei pro Mangabeira, eu não posso ir pra Havard, acabei de perder uma eleição, cara. Eu tenho milhões de pessoas que votaram em mim, eu perdi as eleições, eu tenho meu partido, eu tenho os meus sindicalistas, eu tenho meus amigos, eu vou sair? Não, eu vou viajar ao Brasil a partir de janeiro pra conversar com essa gente, levantar a moral da minha tropa. Como é que eu vou deixar minha tropa e vou pra Harvard. Não, eu não fui. O Ciro [Gomes] foi no meu lugar e voltou o que voltou”.

O presidente citou ainda a líder do partido de direita radical francês RN (Reagrupamento Nacional), Marine Le Pen, que comemorou sua vitória no 1° turno das eleições legislativas na França realizadas neste domingo (30).

“Eu acho que o Zé Neto é uma figura importante, ele sabe que não é fácil, é preciso muita dedicação, muito dança, muito em bater palma na casa das pessoas, conversar com as pessoas, tirar dúvidas. Sabe, que um dia vai chegar, chegou pra mim. Eu fui visitar a Juiz de Fora agora, a prefeita perdeu quatro vezes, também chegou pra ela. Le Pen na França, cara, depois de perder tanto na terra do pai dela tá chegando pra ela. Sabe, então as coisas são [sic] assim”, disse Lula.

“A gente tem que teimar, tem que lutar, tem que brigar e tem que fazer as coisas certas. Uma coisa que a gente tem que aprender é a falar com o povo, o quê que ele quer ouvir da gente. Porque na verdade a gente fala o que a gente pensa e não é isso que o povo quer ouvir, o povo quer outra coisa. Então é preciso a gente ir fazendo uma modelagem”, completou o presidente à rádio Princesa FM, brincando que está ansioso para comer um acarajé no Palácio de Ondina.

Salvador

Em Salvador, a partir das 17h, Lula e Jerônimo anunciam os investimentos do Novo PAC, em evento no estacionamento da Arena Fonte Nova. Já na terça-feira (2), o presidente estará presente no desfile cívico do 2 de Julho, que marca a celebração da Independência do Brasil na Bahia.

Leia também:

Lula e Jerônimo vão anunciar novos investimentos na Bahia nesta segunda-feira

Jerônimo e Éden confirmam participação de Lula no 2 de Julho

Marine Le Pen diz que bloco de Macron ‘foi praticamente apagado’

Reprodução/Instagram @lulaoficial
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Política