Lula afirma estar ‘mais vivo e forte do que nunca’ em evento de 45 anos do PT

Presidente exalta força do partido e elogia atuação do STF em denúncias contra Bolsonaro


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 22/02/2025 17:33 • Política
Lula afirma estar ‘mais vivo e forte do que nunca’ em evento de 45 anos do PT - Reprodução/Instagram @jeronimorodriguesba
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, durante a celebração dos 45 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio de Janeiro, que está “mais vivo e forte do que nunca”. Diante de cerca de 3 mil militantes, o petista reforçou a resiliência do partido e destacou as lutas sociais encampadas pela legenda ao longo de sua trajetória. O senador Jaques Wagner (líder do governo), o ministro Rui Costa e o governador Jerônimo Rodrigues participam do evento, que conta com um estande da Bahia.

“Quero dizer aos que acham que podem destruir o PT e a integridade de um homem, que eu estou mais vivo e forte do que nunca. E, quem quiser nos derrotar, vai ter que ir para o lugar onde a gente mais sabe combater, que é nas ruas, conversando com homens e mulheres, porque a gente não veio de forma temporária. A gente veio para mudar a história do Brasil”, afirmou o presidente em um discurso inflamado.

Lula relembra acidente e fala sobre recuperação

No evento, Lula também compartilhou detalhes do acidente doméstico que sofreu recentemente, quando bateu a cabeça no banheiro. Ele afirmou que os dias subsequentes ao episódio foram delicados, com médicos alertando para o risco de coma ou até morte.

“Chegaram a dizer que eu poderia morrer por causa disso e, graças a Deus, ontem [sexta-feira (21)] eu fui fazer exame e Lulinha está 100% curado da cabeça, de cabeça nova, limpa. Ontem eu fiz todos os exames que um ser humano tem o direito de fazer”, declarou o presidente, arrancando aplausos do público presente.

Críticas à elite e defesa das políticas sociais

Em seu discurso, Lula criticou a elite brasileira, que, segundo ele, não aceita o PT por causa dos investimentos em políticas públicas e programas de inclusão social. O presidente afirmou que, sem as iniciativas petistas, esses recursos beneficiariam apenas as camadas mais privilegiadas da população.

“Se não fossem as nossas políticas de inclusão social e eles (elite) estivessem governando esse país, esse dinheiro iria para as mãos dos mesmos que sempre governaram. Quero dizer, em alto e bom som, que vamos cuidar dos mais pobres, do povo trabalhador, dos empreendedores, dos pequenos, de quem precisa do Estado. É para isso que o PT veio, para isso que nasceu”, reforçou Lula.

O presidente também elogiou a atuação da presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, e agradeceu o apoio de sua esposa, Janja da Silva, em um momento de tom mais pessoal. “Graças a Deus, tenho uma mulher com quem converso sobre política”, disse.

Gleisi Hoffmann celebra denúncia contra Bolsonaro

Durante o evento, Gleisi Hoffmann classificou como “um presente para a democracia” a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A denúncia envolve acusações de tentativa de golpe de Estado e abrange Bolsonaro e mais 33 pessoas.

“Jamais esqueceremos a dor de centenas de milhares de famílias que sofreram o luto na pandemia pela mão criminosa daquele que sonegou a vacina, zombou da ciência, dos mortos e da solidariedade humana. Esse ser agora está denunciado e, nos 45 anos do PT, é um presente para a democracia essa denúncia contra o Bolsonaro”, declarou a presidente do PT.

Ela também mencionou os desafios econômicos enfrentados pelo país e garantiu que Lula está comprometido em resolver questões como o alto custo de alimentos, combustíveis e energia elétrica. “Temos que combater os abusos no preço da gasolina, gás e energia, além de ter determinação e urgência na reforma do Imposto de Renda”, afirmou Gleisi.

Lula elogia atuação do STF e critica pedidos de anistia

Outro ponto destacado por Lula em seu discurso foi o reconhecimento ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, pelo trabalho nas denúncias contra Bolsonaro e os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

“Nós precisamos dar os parabéns ao Alexandre de Moraes e ao procurador-geral da República pela denúncia contra os golpistas. E eles agora estão pedindo anistia. Nem foram condenados e já querem ser anistiados. Eles deveriam estar pedindo é inocência, não anistia”, criticou Lula, em tom firme.

O presidente também ressaltou que os responsáveis pelos atos antidemocráticos devem ser julgados e, caso condenados, punidos conforme a lei. “Se tiverem culpa, vão ser condenados. E, aí sim, eles vão ter que amargar o gosto das coisas que eles fizeram com muita gente inocente”, completou.

Grito de “sem anistia” ecoa no evento

Durante a celebração, o brado “sem anistia!” foi entoado repetidamente pelos militantes, em alusão à resistência contra qualquer possibilidade de perdão aos envolvidos nos crimes relacionados aos ataques de 8 de janeiro. O coro superou até mesmo os jingles históricos do partido, como “Sem medo de ser feliz”.

A ex-presidente Dilma Rousseff também foi lembrada no evento e recebeu homenagens do deputado federal Lindbergh Farias, que encerrou sua fala reforçando a posição contrária à anistia. “Sem anistia”, concluiu o parlamentar, ecoando o sentimento predominante entre os presentes.

Com um discurso combativo e marcado pela defesa da democracia e das políticas sociais, Lula reafirmou a disposição do PT em continuar sua luta pelos direitos dos mais vulneráveis e pela justiça social no Brasil.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais -
Cidades 01/02/2026 às 20:00

Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais

Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva


Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília -
Política 01/02/2026 às 19:12

Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília

Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês


ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia -
Política 01/02/2026 às 17:56

ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia

Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado


Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno -
Cidades 01/02/2026 às 16:57

Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno

Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos


Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país -
Cidades 01/02/2026 às 16:05

Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país

Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis


Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas -
Política 01/02/2026 às 15:12

Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas

Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar


Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem -
Cidades 01/02/2026 às 14:27

Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem

Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país


Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa -
Cultura 01/02/2026 às 13:39

Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa

Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros


Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem -
Coluna Ohh! 01/02/2026 às 12:50

Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem

Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista


Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026 -
Esporte 01/02/2026 às 12:00

Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026

play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]