Lula afirma estar ‘mais vivo e forte do que nunca’ em evento de 45 anos do PT
Presidente exalta força do partido e elogia atuação do STF em denúncias contra Bolsonaro
Reprodução/Instagram @jeronimorodriguesba
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, durante a celebração dos 45 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio de Janeiro, que está “mais vivo e forte do que nunca”. Diante de cerca de 3 mil militantes, o petista reforçou a resiliência do partido e destacou as lutas sociais encampadas pela legenda ao longo de sua trajetória. O senador Jaques Wagner (líder do governo), o ministro Rui Costa e o governador Jerônimo Rodrigues participam do evento, que conta com um estande da Bahia.
“Quero dizer aos que acham que podem destruir o PT e a integridade de um homem, que eu estou mais vivo e forte do que nunca. E, quem quiser nos derrotar, vai ter que ir para o lugar onde a gente mais sabe combater, que é nas ruas, conversando com homens e mulheres, porque a gente não veio de forma temporária. A gente veio para mudar a história do Brasil”, afirmou o presidente em um discurso inflamado.
Lula relembra acidente e fala sobre recuperação
No evento, Lula também compartilhou detalhes do acidente doméstico que sofreu recentemente, quando bateu a cabeça no banheiro. Ele afirmou que os dias subsequentes ao episódio foram delicados, com médicos alertando para o risco de coma ou até morte.
“Chegaram a dizer que eu poderia morrer por causa disso e, graças a Deus, ontem [sexta-feira (21)] eu fui fazer exame e Lulinha está 100% curado da cabeça, de cabeça nova, limpa. Ontem eu fiz todos os exames que um ser humano tem o direito de fazer”, declarou o presidente, arrancando aplausos do público presente.
Críticas à elite e defesa das políticas sociais
Em seu discurso, Lula criticou a elite brasileira, que, segundo ele, não aceita o PT por causa dos investimentos em políticas públicas e programas de inclusão social. O presidente afirmou que, sem as iniciativas petistas, esses recursos beneficiariam apenas as camadas mais privilegiadas da população.
“Se não fossem as nossas políticas de inclusão social e eles (elite) estivessem governando esse país, esse dinheiro iria para as mãos dos mesmos que sempre governaram. Quero dizer, em alto e bom som, que vamos cuidar dos mais pobres, do povo trabalhador, dos empreendedores, dos pequenos, de quem precisa do Estado. É para isso que o PT veio, para isso que nasceu”, reforçou Lula.
O presidente também elogiou a atuação da presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, e agradeceu o apoio de sua esposa, Janja da Silva, em um momento de tom mais pessoal. “Graças a Deus, tenho uma mulher com quem converso sobre política”, disse.
Gleisi Hoffmann celebra denúncia contra Bolsonaro
Durante o evento, Gleisi Hoffmann classificou como “um presente para a democracia” a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A denúncia envolve acusações de tentativa de golpe de Estado e abrange Bolsonaro e mais 33 pessoas.
“Jamais esqueceremos a dor de centenas de milhares de famílias que sofreram o luto na pandemia pela mão criminosa daquele que sonegou a vacina, zombou da ciência, dos mortos e da solidariedade humana. Esse ser agora está denunciado e, nos 45 anos do PT, é um presente para a democracia essa denúncia contra o Bolsonaro”, declarou a presidente do PT.
Ela também mencionou os desafios econômicos enfrentados pelo país e garantiu que Lula está comprometido em resolver questões como o alto custo de alimentos, combustíveis e energia elétrica. “Temos que combater os abusos no preço da gasolina, gás e energia, além de ter determinação e urgência na reforma do Imposto de Renda”, afirmou Gleisi.
Lula elogia atuação do STF e critica pedidos de anistia
Outro ponto destacado por Lula em seu discurso foi o reconhecimento ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, pelo trabalho nas denúncias contra Bolsonaro e os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
“Nós precisamos dar os parabéns ao Alexandre de Moraes e ao procurador-geral da República pela denúncia contra os golpistas. E eles agora estão pedindo anistia. Nem foram condenados e já querem ser anistiados. Eles deveriam estar pedindo é inocência, não anistia”, criticou Lula, em tom firme.
O presidente também ressaltou que os responsáveis pelos atos antidemocráticos devem ser julgados e, caso condenados, punidos conforme a lei. “Se tiverem culpa, vão ser condenados. E, aí sim, eles vão ter que amargar o gosto das coisas que eles fizeram com muita gente inocente”, completou.
Grito de “sem anistia” ecoa no evento
Durante a celebração, o brado “sem anistia!” foi entoado repetidamente pelos militantes, em alusão à resistência contra qualquer possibilidade de perdão aos envolvidos nos crimes relacionados aos ataques de 8 de janeiro. O coro superou até mesmo os jingles históricos do partido, como “Sem medo de ser feliz”.
A ex-presidente Dilma Rousseff também foi lembrada no evento e recebeu homenagens do deputado federal Lindbergh Farias, que encerrou sua fala reforçando a posição contrária à anistia. “Sem anistia”, concluiu o parlamentar, ecoando o sentimento predominante entre os presentes.
Com um discurso combativo e marcado pela defesa da democracia e das políticas sociais, Lula reafirmou a disposição do PT em continuar sua luta pelos direitos dos mais vulneráveis e pela justiça social no Brasil.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]