Jerônimo, Wagner, Rui e Éden comemoram 45 anos do PT
Na Bahia, partido comanda governo estadual desde 2007, com eleição surpresa de Wagner ainda no 1º turno, acabando com hegemonia do ‘carlismo’

O governador Jerônimo Rodrigues, o senador Jaques Wagner, o ministro Rui Costa (Casa Civil) e o presidente do PT-BA, Éden Valadares, comemoraram, nesta segunda-feira (10), o aniversário de 45 anos do PT. Os petistas destacaram o protagonismo político e a força do partido na construção do país, com, segundo eles, “oportunidades para todos” e enfatizaram as “grandes conquistas que mudaram para melhor a vida da população e transformaram o Brasil”.
“Como governador da Bahia e militante do Partido dos Trabalhadores, tenho muito orgulho de celebrar os 45 anos de história do PT. Nascido das lutas populares e da defesa dos direitos dos trabalhadores, o partido manteve um compromisso constante com a redução das desigualdades, a promoção de políticas públicas inclusivas e a consolidação da democracia brasileira. Desde as primeiras mobilizações até as conquistas que transformaram a vida de milhões de pessoas, o PT nunca deixou de trabalhar na participação cidadã para construir um país mais justo e solidário. Neste aniversário, renovamos nossa determinação de seguir avançando, sempre ao lado do povo, em busca de um futuro ainda mais digno para todas e todos”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
Elogios à trajetória do PT
O senador Jaques Wagner elogiou a trajetória do PT pela sua “marcante contribuição” para o desenvolvimento do país e realçou a importante iniciativa do presidente Lula, que concebeu a criação da legenda. “Galego, nós vamos ter que fundar um partido, porque só ficar no sindicato não dá, precisamos influenciar na política nacional”, contou Wagner sobre a ideia de Lula.
“Por isso, agora vamos comemorar 45 anos, uma história longa, bonita, superimportante para o Brasil, para a gente brasileira e para a democracia. Tenho muito orgulho de ter ajudado a fundar o PT e ter sido o primeiro presidente do PT Bahia”, completou.
O senador ainda enfatizou a honra de integrar uma legenda com características próprias, “cheia de vida, com raízes profundas, defensora da liberdade e comprometida em discutir ideias e programas”. “Nossa reverência à nossa militância, porque a nossa militância é o sangue e o oxigênio desse partido”.
Já o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, reafirmou o compromisso do PT em “emancipar pessoas, transformar esperança em sonhos concretizados, promover justiça social e não relativizar direitos”. “O Partido dos Trabalhadores lutou bravamente para que mudanças como essas pudessem acontecer no Brasil. Sempre estivemos na linha de frente do debate, do diálogo, colocando a proteção da nossa democracia acima de tudo. Tenho orgulho da trajetória percorrida nesses 45 anos”, afirmou.
“Eu me sinto muito motivado a seguir contribuindo com trabalho e dedicação para que mais mudanças aconteçam em nosso país. Faço parte de um partido que sempre enxergou as necessidades dos brasileiros. Essa é a essência do PT: enxergar as pessoas, suas necessidades e os seus sonhos. Que a gente siga com renovação para as novas transformações que o Brasil quer e vai promover. O PT existe para isso! Um futuro cheio de oportunidades a todos brasileiros e viva os 45 anos do maior partido do Brasil”, ressaltou Rui.
Projeto político
Segundo o presidente da legenda no Estado, Éden Valadares, o projeto político do PT, desde a sua origem, tem se pautado pela “proteção da democracia, dos direitos dos trabalhadores e da construção de um país mais igual”. Conforme o dirigente partidário, esse compromisso ecoou de forma muito forte na Bahia.
“Há quase 20 anos, derrotamos o autoritarismo, tiramos a Bahia do atraso e abrimos um novo ciclo no nosso estado, uma nova cultura política. Assim, garantimos a abertura democrática, o fim do mandonismo e trabalhamos muito para mudar a vida do nosso povo, que hoje vive uma outra realidade, com mais qualidade de vida, emprego, educação e saúde. E é com esse espírito e os princípios fundadores do PT que vamos seguir transformando o Brasil e dar novos saltos na Bahia. Unidos, cada vez mais fortes e inteiramente comprometidos com o que nos é mais importante: o melhor para a Bahia, para o Brasil e para o nosso povo”, pontuou Valadares.
História do PT
Fundado em 10 de fevereiro de 1980, o Partido dos Trabalhadores (PT) surgiu no contexto da redemocratização do Brasil, reunindo sindicalistas, intelectuais, movimentos sociais e militantes de esquerda. A legenda nasceu com a proposta de representar os interesses da classe trabalhadora e fortalecer a participação popular na política.
Durante os anos 1980 e 1990, o PT consolidou sua base com a defesa de pautas como direitos trabalhistas, reforma agrária e ampliação da democracia. A sigla cresceu nas eleições municipais e estaduais, até que, em 2002, Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente, tornando-se o primeiro operário a ocupar o cargo no Brasil.
Nos anos seguintes, o partido governou o país por quatro mandatos consecutivos, implementando políticas de inclusão social, como o Bolsa Família e a expansão do ensino superior. No entanto, também enfrentou crises políticas e escândalos de corrupção, como o Mensalão, Petrolão e a Lava Jato, que impactaram sua imagem e resultaram na prisão de lideranças, incluindo Lula.
Mesmo após o impeachment de Dilma Rousseff em 2016 e a derrota nas eleições de 2018, o PT manteve forte presença política e retornou ao governo com a reeleição de Lula em 2022. O partido segue como uma das principais forças da esquerda brasileira, buscando recompor sua base e ampliar alianças para os próximos desafios eleitorais.
PT governa Bahia há 18 anos
Na Bahia, a legenda comanda o governo estadual desde 2007, com a eleição surpresa de Wagner ainda no primeiro turno, acabando com a hegemonia do “carlismo”, liderada pelo ex-senador já falecido Antonio Carlos Magalhães. Após reeleição, ele foi sucedido por Rui, que também renovou o mandato e agora está sob comando do novato Jerônimo Rodrigues, que também já projeta concorrer reeleição em 2026.
Mais Lidas
Política
Moraes e Dino votam para tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe
Após boatos, Jerônimo nega nome de João Dude na Secretaria de Comunicação
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio