Luiz Marinho diz estar preocupado com a possível alta na taxa de juros no Brasil: “Grande irresponsabilidade”
Ministro defende que combate ao aumento da inflação deve ser através do aumento da produção, e não com alta de juros
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, destacou a preocupação de uma possível alta da taxa Selic até o final do ano. Nesta segunda-feira (26), em seminário na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ele destacou que o Brasil possui a segunda maior taxa de juros do mundo e afirmou que seria uma “grande irresponsabilidade” do Banco Central (BC) adotar essa medida.
“Eu veria como uma grande preocupação e enxergaria como uma grande irresponsabilidade o Banco Central aumentar os juros. A taxa de juros do Brasil não é só alta. É a segunda mais alta do mundo. Então, não há qualquer justificativa para aumentar os juros”, declarou.
Além disso, Marinho defendeu que o combate a alta da inflação deve acontecer através do aumento da produção, e não com a elevação de juros. “Aumentar os juros significa sangrar o orçamento público, piorar as contas públicas, não ajudar. Então, muito pelo contrário, nós precisamos rebaixar os juros”, acrescentou.
Aumento na produção
Do mesmo modo, Marinho reforçou a necessidade de trabalhar no controle da inflação, reconhecendo que a alta nos preços não é boa para ninguém, em especial para os trabalhadores.
“Nós já convivemos com a inflação no passado, absurda, onde você ganhava de manhã e não estava valendo à tarde. Mas não é essa a situação do Brasil. E nós já convivemos com um período do Brasil, também, em que a inflação foi combatida com mais produção. O que se espera do Banco Central, é exatamente essa a orientação, fazer um grande esforço para não aumentar juros, para exatamente favorecer a produção”, relatou.
Vagas de emprego
De acordo com o ministro, os números do Caged em julho serão positivos, com a contribuição de mais vagas formais nos sete meses de 2024 seja superior do que o total de 2023. Segundo ele, a expectativa para este ano segue na faixa de 2 milhões de empregos e, em 2025, vai depender justamente da condução do BC.
“Acho que vai depender muito também do comportamento do Banco Central. Aumentando os juros você restringe a ação de emprego, você restringe as atividades econômicas, restringe o investimento. O que o Banco Central tem que ter consciência é disso. O Brasil necessita de continuar investindo”, afirmou.
Trabalho por aplicativo
Em relação à regulação do trabalho por aplicativo, que é o caso do transporte de passageiros e entregas de delivery, Luiz Marinho anunciou que “as coisas estão andando” para um consenso. Segundo ele, aprovação pode ocorrer ainda este ano, porém, o Congresso só deve tratar desses projetos depois das eleições.
“Creio que é possível (aprovar). Acho que você tem mês de novembro inteiro, dezembro. Isso depende da disposição do trabalho dos deputados e senadores”, concluiu.
Leia também:
Lula cobra ministro da Agricultura para diminuir preço do arroz: ‘Estou no pé dele, a picanha já baixou’
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
AL-BA alcança nível Ouro em ranking de transparência pública
Governador pode anunciar três novos secretários ainda neste mês
Últimas Notícias
Prefeito e presidente da Câmara lamentam falecimento de filho da vereadora Marta Rodrigues
Marcelo, de 41 anos, estava internado e faleceu nesta quarta. Velório ocorrerá na quinta (14), a partir das 9h, na Capela C do Cemitério Jardim da Saudade
Policiais civis e técnicos da Bahia rejeitam proposta de reajuste do Governo do Estado
Após a votação, os policiais realizaram uma manifestação no bairro Costa Azul, com carro de som, faixas e apitos, o que causou congestionamento no trânsito da área
Praça dos Três Poderes é isolada após explosões próximas ao STF; uma pessoa morreu
Em nota, o STF informou que foram ouvidos 'dois fortes estrondos ao final da sessão, e os ministros foram retirados do prédio em segurança'
Em carta a Jerônimo, servidores baianos cobram melhorias e aumento no financiamento do Planserv
Envio do documento está previsto para esta semana
Bloco Happy anuncia mudança para o circuito Osmar no Carnaval 2025
Mudança foi motivada pela reestruturação realizada pela prefeitura de Salvador após o aumento de público no circuito Dodô (Barra-Ondina)
Feirense participa de reality que definirá melhores palestrantes do Brasil
Luiza Moura avançou para a terceira etapa do 'The Best Speaker Brasil', ficando entre os 100 melhores candidatos dos 19 mil inscritos
Prefeitura de Salvador entrega academia e áreas para comerciantes informais em Narandiba
A nova academia, com 200 metros quadrados, é a 14ª unidade implantada pela Sempre na cidade
Protesto interrompe trânsito e causa congestionamento na Av. Tancredo Neves
A ação, que começou por volta das 16h35, causou um congestionamento significativo na região e foi encerrada por volta das 17h
Estudantes da UFBA vencem competição de aeronáutica e buscam apoio para disputar etapa mundial nos EUA
Equipe Axé Fly conquistou, no dia 3 de novembro, o tricampeonato nacional na competição SAE Brasil AeroDesign
Com mais de 27 milhões de seguidores, jornal The Guardian abandona o X/Twitter: ‘Plataforma perturbadora’
Desde a chegada de Musk, a política de "liberdade de expressão" permitiu o aumento de discursos de ódio e desinformação na plataforma