Kassab diz que Ratinho Jr e Eduardo Leite desistirão se Tarcísio disputar Presidência
Tarcísio tem repetido que seguirá como candidato à reeleição em São Paulo
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente do PSD, Gilberto Kassab, afirmou nesta sexta-feira (21) que os pré-candidatos do partido à Presidência da República em 2026, Ratinho Júnior, governador do Paraná, e Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, abrirão mão da candidatura caso o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decida disputar o Palácio do Planalto.
Tarcísio tem repetido que seguirá como candidato à reeleição em São Paulo, mas é apontado como um dos nomes mais fortes para representar o espólio bolsonarista e enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que buscará um quarto mandato.

Foto: Alan Santos/PR
Pré-candidaturas do PSD e cenário político
“Nós temos dois pré-candidatos, o governador Ratinho Júnior e o governador Eduardo Leite, e ambos vão retirar a sua pré-candidatura caso o governador Tarcísio seja candidato, portanto o PSD está com a questão resolvida”, declarou Kassab em evento em São Paulo, conforme registrou a CNN Brasil.
O dirigente destacou que a presença de Tarcísio na disputa poderia consolidar uma frente de centro-direita capaz de competir com Lula nas próximas eleições. Kassab ressaltou ainda que o cenário político exige uma liderança capaz de reorganizar as alas de direita, considerando que a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro altera a configuração eleitoral do campo.
Além das articulações eleitorais, Kassab criticou propostas que, em sua avaliação, poderiam ser adotadas por um eventual novo governo Lula, como a implementação de uma tarifa zero nacional de transporte público, que comparou a um novo Bolsa Família do PT.
O presidente do PSD reforçou que o partido mantém candidaturas próprias devido à inelegibilidade de Bolsonaro.
“A história nunca tem virada de página, tudo fica registrado. O importante é que teremos eleições e as eleições serão disputadas por aqueles que têm elegibilidade. Eu não acredito que o presidente Jair Bolsonaro vá conseguir recuperar sua elegibilidade para esta eleição, portanto, o PSD nesse contexto trabalha com esses fatos e temos essas três alternativas de nome”, disse Kassab.
Tarcísio, no entanto, nega ter intenção de disputar a Presidência em 2026, mantendo o foco na reeleição ao governo paulista. Em setembro, quando confirmou visita a Bolsonaro, Tarcísio reafirmou sua intenção de disputar a reeleição em São Paulo.
“Não deu o aval nenhum e eu sou candidato à reeleição, tem nada disso”, disse ao ser questionado sobre um suposto apoio de Bolsonaro a uma candidatura presidencial já no próximo ano.
Kassab defendeu a necessidade de reformas estruturais, com prioridade para a administrativa, e afirmou que a eficiência do gasto público deve orientar a política fiscal nos próximos anos. Ele criticou o atual padrão de representação no Congresso Nacional e voltou a defender mudanças no sistema eleitoral, incluindo a adoção do voto distrital misto a partir de 2030.
Cenário da direita e novas lideranças
O presidente do PSD avaliou o futuro do campo de direita no Brasil, destacando a importância de reposicionar o grupo como defensor da democracia e de lançar novas lideranças.
“Nossa direita está diante de uma encruzilhada histórica, ou se reinventa ou corre risco de perder relevância. É preciso unificar o discurso e avançar”, afirmou Kassab.
O dirigente concluiu que o desafio atual da centro-direita é “construir uma liderança que construa um país mais justo”, mantendo o partido preparado para as definições eleitorais de 2026.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos
Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar
Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira
Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas