Juscelino Filho retorna à Câmara após escândalo e suplente perde mandato
Deputado Ivan Júnior deixa cargo após curta passagem; União Brasil articula novo nome para Ministério das Comunicações

Com a exoneração oficial de Juscelino Filho do Ministério das Comunicações, publicada nesta quarta-feira (9) no Diário Oficial da União, o político maranhense reassume sua vaga como deputado federal na Câmara. A saída do cargo foi motivada pela denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que o acusa de crimes como corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa por suposto esquema de desvios de emendas parlamentares.
A decisão foi tomada um dia antes, na terça-feira (8), quando o próprio Juscelino solicitou o desligamento do Ministério, diante do avanço das investigações da Polícia Federal (PF).
“Hoje tomei uma das decisões mais difíceis da minha trajetória pública. Solicitei ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva meu desligamento do cargo de ministro das Comunicações”.
Suplente Ivan Júnior deixa cargo após 2 meses no mandato
Com o retorno de Juscelino à Câmara, o suplente Ivan Júnior (União-MA), que ocupava a vaga desde 1º de janeiro, será automaticamente desligado do cargo. Sua passagem durou pouco mais de 2 meses. Ele havia assumido a função após o então suplente Dr. Benjamin (União-MA) se tornar prefeito de Açailândia, no Maranhão.
Apesar de sua breve atuação, Ivan Júnior apresentou três projetos de Lei na Casa. As propostas incluem a redução da jornada de trabalho para no máximo 40 horas semanais, o fim de taxas adicionais sobre ingressos de meia-entrada e o endurecimento de penas para crimes de pornografia infantil e violência sexual contra menores. Os PLs ainda aguardam despacho do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Carreira política de Ivan e vínculos com lideranças locais
Estivador e advogado, Ivan Júnior estreou na política nas eleições de 2022, quando obteve 6.647 votos, o que representou apenas 0,18% do total. Natural de São Luís, ele construiu sua base na capital maranhense, onde presidiu a Associação Comunitária Itaqui Bacanga (Acib) e o Sindicato dos Estivadores entre 2017 e 2020.
Nas redes sociais, Ivan se posiciona como opositor do prefeito Eduardo Braide (Podemos) e aliado de nomes como o governador Carlos Brandão (PSB); o ministro dos Esportes, André Fufuca (PP); e o próprio Juscelino Filho. Quando assumiu a vaga, o ex-ministro publicou uma foto ao lado de Ivan e desejou “sucesso na nova missão”.
Denúncia da PGR acelera crise política e movimenta União Brasil
A denúncia contra Juscelino foi apresentada pela PGR com base em relatórios da Polícia Federal e reportagens do jornal Estadão, que apontam o uso de recursos do orçamento secreto em benefício próprio. A defesa do ex-ministro rechaça as acusações.
“Como deputado federal, no mandato anterior, Juscelino Filho limitou-se a indicar emendas parlamentares para custear a realização de obras em benefício da população”, disseram os advogados Ticiano Figueiredo, Pedro Ivo Velloso e Francisco Agosti.
A saída de Juscelino do Ministério das Comunicações abriu espaço para movimentações internas no União Brasil. A pasta é parte da cota do partido no governo federal e o nome mais cogitado para substituí-lo é o do líder da bancada na Câmara, Pedro Lucas Fernandes (MA). Em nota, o deputado federal afirmou que a sigla “reafirma a confiança” em Juscelino e defendeu sua atuação no Executivo.
“A atuação do ministro Juscelino Filho no Ministério das Comunicações tem sido pautada por responsabilidade, competência e resultados concretos, com políticas públicas voltadas à ampliação da conectividade e à inclusão digital de milhões de brasileiros, especialmente nas áreas mais remotas do País.”
Lula pressiona por substituição definitiva
A situação de Juscelino já era considerada delicada desde fevereiro de 2023, quando usou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para participar de leilões de cavalos de raça em São Paulo. A viagem causou polêmica, com custo estimado em R$ 130 mil. Na ocasião, apesar da crise, ele permaneceu no cargo após apoio da bancada do União Brasil.
Agora, o cenário é diferente. Ainda em junho do ano passado, o presidente Lula (PT) havia declarado que, caso Juscelino fosse denunciado pela PGR, teria que ser afastado.
“Se o procurador indiciar você, você sabe que tem que mudar de posição. Tem que ser afastado (se for aceito o indiciamento)”, afirmou o presidente em entrevista ao UOL.
Durante sua viagem à América Central, Lula deve conversar com lideranças do União Brasil para definir o novo titular da pasta. A tendência é que o partido apresente outro nome para garantir a permanência da sigla no governo.
Redação
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais
Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países

Às vésperas de julgamento do STF, Silvinei Vasques diz ser alvo de ‘relatório fraudulento’
Ex-diretor da PRF é acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros crimes

Morte do papa Francisco inicia conclave; Brasil terá sete cardeais na escolha do novo pontífice
Para que um candidato seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos válidos

AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa Francisco, diz Vaticano
Pontífice faleceu em casa, no Vaticano, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma

Final do BBB 25 será decidida entre pipocas pelo segundo ano consecutivo; relembre
Guilherme, João Pedro e Renata são os três finalistas da edição comemorativa dos 25 anos do Big Brother Brasil

Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução e pode ter linha de teste até dezembro
Jerônimo Rodrigues vistoriou execução do Trecho 1, que já conta com 1,6 km de via permanente implantada

Ainda sem triunfos no Brasileirão, Bahia enfrenta Ceará para espantar má fase
Partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá nesta segunda-feira (21), às 20h

ACM Neto anuncia agenda quinzenal pelo interior e mira fortalecimento para eleições de 2026
Declaração foi feita durante a Corrida Azul, em Santo Estêvão, evento voltado à conscientização sobre o autismo

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a condenados do 8 de Janeiro por motivos de saúde
Decisões têm como base laudos que apontam condições graves de saúde

Michelle convoca jejum e oração de sete dias por recuperação de Jair Bolsonaro
Ex-presidente segue internado no Hospital DF Star, em Brasília, após se submeter a uma nova cirurgia