Jerônimo sanciona lei que cria programa de alfabetização em todos os municípios da Bahia
Medida visa fortalecer colaboração entre o governo estadual e os 417 municípios para a alfabetização de crianças na idade certa
Thuane Maria/GOVBA
A lei que estabelece o Programa Bahia Alfabetizada foi sancionada, nesta quinta-feira (7), pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). A medida, oficializada como Lei nº 25.668/2025, visa fortalecer o regime de colaboração entre o governo estadual e os 417 municípios para a alfabetização de crianças na idade certa e para a intensificação do combate ao analfabetismo em todo o território baiano.
A nova legislação estrutura um conjunto de ações que incluem a destinação de recursos, a concessão de material didático e a promoção de formação para educadores. A estratégia se baseia no fortalecimento de iniciativas de cooperação, buscando unificar os esforços para a melhoria dos indicadores educacionais do estado, com foco especial nos anos iniciais do ensino fundamental.
Jerônimo destaca pacto pela alfabetização
A sanção da lei ocorreu durante o evento “Bahia Alfabetizada: um pacto colaborativo pela alfabetização na Bahia”, uma reunião interinstitucional realizada no Centro de Operações e Inteligência, no Centro Administrativo da Bahia. Além de Jerônimo, o encontro contou com a presença da secretária de Educação do Estado (SEC), Rowenna Brito, e da secretária Nacional de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickartdt, além de representantes de órgãos de controle e do setor educacional.
Durante a solenidade, o governador destacou a urgência da pauta, e lembrou que, em cerca de dois meses, haverá a próxima avaliação.
“A alfabetização é a base de toda a educação e um compromisso com o futuro da nossa Bahia. E com essa lei, fortalecemos a cooperação entre Estado e municípios para garantir que nenhuma criança fique para trás”, disse.
Secretária lista estratégias para reforçar aprendizado
No evento, a secretária Rowenna Brito apresentou um panorama sobre a alfabetização nos municípios e detalhou as iniciativas estaduais para reforçar a aprendizagem nas escolas. Foram expostas novas ações elaboradas para a melhoria dos índices da última avaliação do Ministério da Educação, com o objetivo de oferecer mais suporte à gestão municipal e garantir a alfabetização na idade adequada.
Um calendário de atividades foi estabelecido, priorizando ações em cidades com indicadores mais sensíveis, embora haja iniciativas previstas para todo o estado.
“Estou saindo daqui hoje muito feliz com o compromisso de cada um aqui com a garantia do direito da aprendizagem dos nossos estudantes. É disso que nós estamos falando, do investimento no presente, mas da construção de futuro dessa Bahia que a gente acredita”, declarou a secretária.
Rowenna Brito também enfatizou a necessidade de um engajamento amplo. “Essa pauta não pode ser uma pauta só do Governo do Estado, essa pauta da educação tem que ser uma pauta da sociedade baiana e brasileira”, completou, defendendo que prefeitos e prefeitas assumam a responsabilidade pela pauta educacional em seus municípios.
A representante do MEC, Kátia Schweickartdt, ressaltou a importância do estado no cenário nacional. “Primeiro porque vocês são hoje, com certeza, um estado que simboliza muito a construção da democracia brasileira. Então nós não tratamos aqui só de resultado, a gente tratou da verdade, do futuro desse país. Será um compromisso conjunto não só pela Bahia, mas pelo Brasil”, pontuou.
Ações do programa Bahia Alfabetizada
Entre as principais ações do programa estão a oferta de capacitação para professores da rede municipal, que será realizada por meio das universidades estaduais, e a disponibilização de material didático focado no reforço da aprendizagem.
O plano inclui a criação do Comitê de Monitoramento e Avaliação do Programa Bahia Alfabetizada, que buscará o engajamento da sociedade civil no acompanhamento da execução das políticas de alfabetização.
Mais Lidas
Política
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas