Ivana diz que suplementação no orçamento da AL-BA deve ser definida até sexta e aponta ‘humanização’ como marca na presidência

Ao Portal M!, presidente da AL-BA enfatizou que a gestão ainda está analisando o valor exato da suplementação necessária para equilibrar as contas


Osvaldo LyraMatheus Calmon
Osvaldo Lyra e Matheus Calmon 10/12/2025 16:29 • Política
Ivana diz que suplementação no orçamento da AL-BA deve ser definida até sexta e aponta ‘humanização’ como marca na presidência - Equipe M!
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ivana Bastos (PSD), afirmou, nesta quarta-feira (10), que o orçamento do Parlamento segue pressionado por déficits acumulados e pelo aumento contínuo de encargos, exigindo medidas de controle e ajustes internos. Segundo ela, a gestão ainda está analisando o valor exato da suplementação necessária para equilibrar as contas, após um exercício iniciado já com saldo negativo herdado da administração anterior.

Bastos explicou que o orçamento aprovado no ano passado — pouco acima de R$ 1,1 bilhão — já incluía um déficit de cerca de R$ 60 milhões. Neste ano, o montante destinado à Casa manteve valores semelhantes, sem compensar o crescimento de despesas obrigatórias. A deputada afirmou que tem atuado com rigor técnico para apresentar à Secretaria da Fazenda um retrato fiel da situação financeira do Legislativo.

“O ano passado nós tivemos um orçamento que foi aprovado aqui, um bilhão cento e poucos milhões, que foi aprovado já com déficit de um ano anterior já de quase 60 milhões. Esse ano veio um milhão cento e pouco. Nós já entramos com esse déficit, porque se você ver os encargos sociais, se você ver tudo, a Casa é muito grande”, afirmou em entrevista ao Portal M!.

Suplementação deve ser definida até sexta-feira

Na ocasião, a presidente afirmou que os cálculos estão na reta final e contou que a folha deve ser fechada até esta sexta-feira (12). “Nós vamos precisar, sim, da suplementação. Não sabemos o valor certo ainda”, pontuou.

Segundo ela, a equipe técnica apresentou transparência total no diálogo com o governo. “Já levamos os nossos técnicos, já mostramos a nossa responsabilidade, o que foi feito, como que a gente trabalhou aqui, tudo muito enxuto, com muito zelo, com muito cuidado. E logo, eu acho que até sexta-feira, a gente sabe esse valor”.

Sobre a possibilidade de eliminar a necessidade de suplementações, Ivana Bastos disse que pretende buscar uma gestão ainda mais equilibrada no próximo ano. “Eu acredito que no próximo ano eu posso até tentar. Veio para cá já o orçamento para ser votado, estamos fazendo alguns ajustes”. Ela ressaltou que o aumento constante de encargos limita a capacidade de economia. “Nesse país a gente tem todos os dias um encargo a mais, não dá e nunca sobra”.

A deputada destacou que a Assembleia opera com orçamento correspondente a 1% da receita líquida bruta — percentual inferior ao de outras unidades da Federação. “Se a gente tivesse um saldo que pudesse até devolver… nós temos aqui 1% da receita líquida bruta, que é o nosso orçamento. Tem estado que tem 2,5%”, afirmou.

“Está tudo sendo ajustado, mas com muita austeridade. Essa é uma das casas que gasta menos”, enfatizou.

Humanização marca primeiro ano na presidência

Ao avaliar seu primeiro ano de mandato, Ivana Bastos afirmou que a principal marca da gestão foi reforçar a humanização do Parlamento. Segundo ela, essa diretriz vale para servidores, deputados e para o funcionamento interno da Casa, com foco em equilíbrio, diálogo e convivência respeitosa.

“Eu acho que é a humanização da Casa, de trazer a todos os servidores, a todos os deputados, essa humanização. Mostrar que aqui nós somos iguais e que a gente precisa ter mais tranquilidade, mais paz. O desafio é muito grande, é diário, porque ele interfere em toda a vida nossa, na vida pessoal — acaba a vida pessoal ficando de lado —, mas é um propósito, e um propósito que eu não posso errar, que eu não posso dar vacilo nenhum”, avaliou.

A presidente disse que amadureceu no exercício da função. “Eu tenho tido essa direção, esse equilíbrio. Eu não tinha muito esse equilíbrio, não. Hoje eu tenho. Eu acho que eu amadureci em ouvir as pessoas, em discutir, em buscar o melhor. Amadureci, muito”.

Segundo ela, a sensação é de missão cumprida. “Estou encerrando o ano com a sensação do dever cumprido, estou feliz, estou bem com a vida, não poderia fazer melhor do que o melhor de mim que eu estou fazendo e querendo continuar acertando, querendo que o ano que vem seja muito melhor”.

AL-BA apreciou 234 projetos ao longo de 2025

No relatório divulgado, a AL-BA destacou o ano de 2025 como um período de transformação institucional e marcos históricos. O evento mais significativo foi a posse da deputada Ivana Bastos, a primeira mulher a presidir a Casa em 190 anos de existência.

A atividade legislativa de 2025 teve apreciação de 234 proposições em 22 sessões, incluindo 47 Projetos de Lei do Executivo e 91 de autoria parlamentar. Entre os projetos de maior impacto aprovados, estão a reorganização da Polícia Militar e a instituição da Política Estadual de Alternativas Penais.

Para os servidores da Casa, houve um reajuste salarial de 9% (4,5% em maio e 4,5% em novembro) e a implementação do plano de progressão de carreira. Além disso, as Comissões realizaram 166 atividades, incluindo 10 audiências públicas sobre temas relevantes como o VLT.

A gestão de 2025 também investiu na modernização estrutural da ALBA, com reformas importantes no Plenário, Hall e Salas das Comissões, além da ampliação da Galeria das Deputadas. Em termos de cidadania e serviços, houve a implantação de um Posto SAC na Assembleia e ações de saúde para servidores.

O trabalho da Casa foi reconhecido externamente com o Selo Ouro da Transparência Pública (mantido pelo segundo ano) e o Prêmio UNALE Assembleia Cidadã na categoria Gestão pelo projeto Central de Atendimento ao Cidadão, confirmando o ciclo de profunda transformação institucional.

Osvaldo Lyra

Osvaldo Lyra

Filho de seu Osvaldo e dona Marinalva, nasceu em Ruy Barbosa, mas foi em Salvador que descobriu o amor pela comunicação e política. Multimídia, passeia por site, rádio, TV, jornal e assessoria. É Muita Informação!

Matheus Calmon

Matheus Calmon

Matheus é jornalista, pós-graduado em jornalismo digital e especialista em contar histórias que informam e conectam, com paixão por investigar, escrever e dar voz a questões que importam.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança -
Cidades 13/01/2026 às 17:31

Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança

Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador


Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’ -
Política 13/01/2026 às 17:02

Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’

Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça


A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos -
Artigos e afins 13/01/2026 às 16:30

A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos

Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas


Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026 -
Saúde 13/01/2026 às 15:58

Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026

Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana


Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026 -
Cidades 13/01/2026 às 15:13

Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026

Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício


Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela -
Política 13/01/2026 às 14:42

Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela

Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel


Jerônimo diz que Operação Overclean não muda relação com PDT e mantém confiança em Félix Mendonça Jr. -
Política 13/01/2026 às 14:11

Jerônimo diz que Operação Overclean não muda relação com PDT e mantém confiança em Félix Mendonça Jr.

Governador mantém apoio político mesmo após aliado ser alvo da Polícia Federal por esquema de desvios de emendas na Bahia


Defesa de Bolsonaro tenta levar ao plenário do STF nova ofensiva contra condenação por tentativa de golpe -
Política 13/01/2026 às 13:40

Defesa de Bolsonaro tenta levar ao plenário do STF nova ofensiva contra condenação por tentativa de golpe

Advogados protocolam recurso para reabrir discussão jurídica enquanto família relata piora no estado de saúde do ex-presidente


Hugo Motta condiciona apoio a Lula em 2026 a gestos do Planalto e demandas da Paraíba -
Política 13/01/2026 às 13:09

Hugo Motta condiciona apoio a Lula em 2026 a gestos do Planalto e demandas da Paraíba

Presidente da Câmara afirma que decisão sobre aliança passará por negociações políticas e interesses da Paraíba


Calendário de 2026 anima bares e restaurantes com feriados prolongados e Copa do Mundo -
Negócios 13/01/2026 às 12:38

Calendário de 2026 anima bares e restaurantes com feriados prolongados e Copa do Mundo

Datas estratégicas ao longo do ano e jogos do Brasil em horários favoráveis ampliam expectativa de faturamento no setor de alimentação fora do lar