Fornecedores da Goldwind planejam parque fabril de energia renovável na Bahia
Iniciativa partiu de sete fornecedores da empresa chinesa durante reunião com governador Jerônimo Rodrigues em Pequim

A Bahia pode ganhar um novo impulso no setor de energias renováveis com a instalação de um parque fabril voltado à cadeia de produção da energia eólica. A iniciativa partiu de sete fornecedores da empresa chinesa Goldwind, maior fabricante de aerogeradores do mundo, que demonstraram interesse em investir no Estado. O assunto foi debatido durante reunião realizada, nesta terça-feira (13), na sede da Goldwind, em Pequim, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
A Goldwind já opera uma fábrica em Camaçari, inaugurada no ano passado — a primeira da companhia fora da China. Com os novos investimentos, a expectativa é que a capacidade produtiva da empresa na Bahia seja triplicada, com foco não apenas no mercado nacional, mas também na exportação para outros países das Américas.
Bahia na rota internacional de investimentos
Durante o encontro, representantes dos sete fornecedores apresentaram suas experiências e reforçaram o desejo de se instalar na Bahia, criando um ecossistema industrial em torno da operação da Goldwind. O governador, por sua vez, apresentou as potencialidades do Estado, destacando a infraestrutura logística, o capital humano disponível e as políticas públicas de incentivo ao setor de energia limpa.
“Foi uma reunião muito produtiva. Vamos agora atuar de todas as formas para que o mais rápido possível elas possam chegar ao nosso Estado, gerando emprego, renda e desenvolvimento tecnológico”.
Meta é fortalecer cadeia eólica e reduzir custos
A formação de um parque fabril com fornecedores próximos à Goldwind tem como principal objetivo reduzir custos logísticos e operacionais, além de acelerar prazos de produção. Essa concentração de fornecedores também promete ampliar a competitividade da indústria instalada no Estado.
Paulo Guimarães, presidente da BahiaInveste — agência estadual de promoção de investimentos —, destacou que a chegada dessas empresas deve tornar os equipamentos da Goldwind ainda mais atrativos para o mercado.
“Isso permitirá que a empresa aumente sua produção e sua participação no setor eólico brasileiro, mas também com foco na exportação para as Américas”, explicou.
Além disso, Guimarães revelou que a Goldwind já considera realizar novos investimentos na Bahia, voltados à produção de hidrogênio verde e metanol renovável, insumos estratégicos para a transição energética global e que já são desenvolvidos pela empresa na China.
Fábrica de Camaçari ganha protagonismo
A unidade da Goldwind em Camaçari tem ganhado espaço no cenário nacional e responde por uma parcela significativa da produção de turbinas eólicas no país. A empresa projeta conquistar entre 25% e 30% do mercado brasileiro nos próximos anos. A consolidação do parque fabril com fornecedores locais pode acelerar esse crescimento e posicionar a Bahia como um dos principais polos de energia renovável do hemisfério sul.
Fundada em 1998, a Goldwind emprega mais de 6 mil pessoas ao redor do mundo. Em 2024, a companhia registrou uma receita de aproximadamente US$ 7,82 bilhões, com destaque para a fabricação e venda de turbinas, operação de parques eólicos e serviços de manutenção e operação.
Sustentabilidade e desenvolvimento regional
A presença da Goldwind e de suas fornecedoras na Bahia fortalece o compromisso com um modelo de desenvolvimento mais sustentável. Além da geração de empregos e do fortalecimento da economia regional, os investimentos também impulsionam a capacitação técnica local e a inovação em energias limpas.
Caso os planos se concretizem, o parque fabril proposto poderá transformar a Bahia em uma referência internacional na produção de tecnologia para o setor eólico — com impactos positivos no meio ambiente, na balança comercial e na qualidade de vida da população baiana.
Mais Lidas
Venda de carros novos avança 16,6% em maio e impulsiona indústria automotiva
Negócios
Alta do petróleo faz Acelen elevar diesel em 4,5% e gasolina em 4,2%
Últimas Notícias

Clássico brasileiro no Mundial de Clubes: Palmeiras e Botafogo duelam por vaga nas quartas
Times se enfrentam neste sábado nos Estados Unidos após campanhas instáveis na fase de grupos; Flamengo e Fluminense também disputam classificação

Alceu Valença lota Largo do Pelourinho e emociona público com show especial no São João de Salvador
Centro Histórico reúne turistas e baianos em noite de forró, cultura e segurança durante a festa junina

Jerônimo Rodrigues visita festas juninas no Recôncavo e reforça apoio à cultura e economia do interior
Governador celebra São João em São Félix e Cruz das Almas, destaca impacto econômico e investimentos em mais de 300 municípios

Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia
Jovem de 27 anos, natural de Niterói, estava desaparecida desde sábado após cair em área de difícil acesso durante expedição na Ásia

Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração
Evento no Subúrbio Ferroviário também destacou o arrocha de Marquinhos Navais e impulsionou a economia local

Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local
Festa junina de Camaçari reuniu 250 mil pessoas, não teve ocorrências graves e destacou inclusão, tradição e organização exemplar

Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina
Última noite de apresentações no espaço em Salvador destaca diversidade musical e celebra novos talentos do forró

Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro
Segundo Moraes, laudos médicos apresentados pela defesa comprovaram que a ré está em gestação avançada, requerendo cuidados intensivos e repouso absoluto

Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié
Ao longo dos últimos seis dias, governador da Bahia percorreu diversas cidades de diferentes regiões da Bahia

Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação
Parlamentar responde por invasão ao sistema do CNJ; relator da ação é opositor do governo Lula