Hugo Motta vai criar comissão para debater mudanças no sistema eleitoral
Presidente da Câmara defende ampla discussão sobre proposta que altera modelo de voto no Brasil
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou, nesta última quinta-feira (13), a criação de uma comissão especial para discutir o projeto de lei que propõe alterações nas regras eleitorais sobre o voto. A instalação da comissão, no entanto, dependerá da definição das comissões permanentes, prevista para ocorrer somente após o carnaval, em março.
Projeto prevê implementação do voto distrital misto
O projeto de Lei 9212/17, já aprovado pelo Senado Federal, propõe a adoção do voto distrital misto nas eleições proporcionais. A matéria segue em análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Atualmente, a eleição para deputados federais, estaduais e vereadores ocorre por meio do sistema proporcional, em que os votos são computados para candidatos individuais ou para legendas partidárias. As cadeiras são distribuídas conforme a soma total de votos obtida por cada partido ou coligação.
Com a mudança proposta, os estados e municípios seriam divididos em distritos eleitorais, e metade dos candidatos seria eleita pelo sistema majoritário, garantindo vaga aos mais votados de cada distrito. A outra metade permaneceria sendo escolhida pelo sistema proporcional.
Definição das comissões permanentes
De acordo com Hugo Motta, a definição das comissões permanentes será o primeiro passo antes da instalação das comissões especiais. Segundo ele, os líderes partidários ainda estão em negociações sobre as indicações.
“Os líderes estão começando a discutir internamente, porque sempre tem um conflito. Mais de um partido sempre prioriza as comissões mais importantes. Espero poder resolver isso nos próximos dias e, no início de março, fazer a instalação”, afirmou Motta.
Reforma eleitoral e outras comissões especiais
Além da discussão sobre o sistema eleitoral, o presidente da Câmara também mencionou a necessidade de instalar comissões especiais para tratar de outros temas relevantes, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, que estabelece um novo prazo para o pagamento de débitos dos municípios.
Segundo Motta, a indicação dos membros da comissão especial que analisará a PEC já foi feita. “Eu recebi as indicações dos líderes partidários ontem (quarta-feira, 12), e agora vou avançar na discussão acerca das comissões permanentes para instalar a comissão especial que tratará da PEC”, explicou.
Ele enfatizou que não deseja estabelecer um prazo fixo para a instalação da comissão. “Não quero fixar uma data, porque fico refém dessa data”, ressaltou.
Encontro com Lula
Hugo Motta classificou como “amistoso” o encontro que teve, na noite da última quarta-feira (12), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Granja do Torto, em Brasília. Segundo ele, a conversa abordou diversos temas, incluindo questões econômicas, e resultou no compromisso de um diálogo contínuo entre o Executivo, a Câmara e o Senado. As declarações foram dadas na quinta-feira (13), ao chegar à Câmara dos Deputados.
Segundo Motta, o principal resultado do encontro foi o compromisso de manter um canal permanente de comunicação entre o Executivo e o Legislativo. Além disso, reiterou que o encontro teve um tom amistoso e reforçou a importância de uma relação harmônica entre os Poderes. “Nós combinamos de estar sempre conversando, ter uma agenda de diálogo constante entre o Senado, a Câmara e o governo. Foi mais sobre isso. Não focamos em nenhum assunto pontual, não. Foi uma conversa amistosa, falamos um pouco sobre economia. Combinamos de ficar sempre conversando a partir de agora”, disse.
Reunião de líderes definirá pauta da Câmara
O presidente da Câmara destacou que sua expectativa é resolver a distribuição das presidências das comissões permanentes nos próximos dias, permitindo que sejam instaladas em março. “Os líderes estão começando a discutir internamente, porque sempre tem um conflito. Mais de um partido sempre prioriza as comissões mais importantes”, declarou. “Espero poder resolver isso nos próximos dias, começar a discutir, para, quem sabe, no início de março, fazermos a instalação”, completou.
Sobre uma eventual sessão conjunta do Congresso Nacional nos próximos dias, Motta negou qualquer previsão para a realização do encontro, embora essa decisão caiba ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Já em relação à pauta de votação da próxima semana, ele afirmou que espera divulgar a lista de projetos até o fim desta sexta-feira (14), permitindo maior previsibilidade para as deliberações no plenário da Câmara dos Deputados.
O parlamentar participou, na segunda-feira (10), da sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos no Congresso Nacional. Ao longo do dia, esteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Mais tarde, compareceu à cerimônia de abertura dos trabalhos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com a definição das comissões permanentes prevista para o próximo mês, a discussão sobre a reforma eleitoral ganha espaço no debate político e promete ser um dos temas centrais na agenda legislativa deste ano.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]