Fantasmão adia show de retorno com Edcity no Pelourinho; entenda motivo
Show gratuito que marcaria os 20 anos da banda no Pelourinho foi adiado após decisão conjunta com a Prefeitura de Salvador
Reprodução/Instagram @edcity
O aguardado retorno do cantor Edcity aos vocais da banda Fantasmão não vai acontecer neste domingo (21), como estava programado. O show gratuito, previsto para a Praça da Cruz Caída, no Pelourinho, foi adiado após decisão conjunta entre a produção e a Prefeitura de Salvador, devido à necessidade de remanejamento para outro espaço.
Em comunicado publicado nas redes sociais, a banda afirmou que a medida visa garantir conforto e segurança ao público que demonstrou grande interesse pela apresentação. Ainda não há confirmação sobre a nova data nem o local onde ocorrerá a retomada da formação original do grupo.
“A produção, junto com a Prefeitura Municipal de Salvador, tomou essa decisão para garantir o conforto e a total segurança de todos que aguardam ansiosamente por esse momento tão especial”, informou a nota.
O grupo agradeceu o apoio dos fãs e ressaltou a alegria com a mobilização em torno da volta de Edcity.
Edcity destaca importância do Fantasmão
Durante coletiva de imprensa na última semana, ao anunciar o retorno para a banda, Edcity ressaltou a força simbólica da volta ao Fantasmão, que completa 20 anos em 2025.
“É muito mais que música, Fantasmão é cultura, é um movimento, foi um divisor de águas na música da Bahia e vai continuar sendo”, afirmou o cantor.
Segundo ele, o reencontro com a formação original do Fantasmão tem significado especial por reunir histórias ligadas à periferia de Salvador e por reafirmar a identidade do grupo. O artista também declarou que o retorno será marcado pela manutenção da essência, incluindo a tradicional pintura no rosto.
O cantor reforçou ainda que a trajetória da banda está ligada a um momento de transformação da música baiana, quando novos estilos e linguagens passaram a ganhar espaço ao lado do axé e do pagode. Para Edcity, esse resgate é também uma forma de valorizar a memória cultural construída ao longo de duas décadas.
Fantasmão celebra 20 anos de história
O Fantasmão surgiu em 2006, criado por Edcity e o empresário Franco Daniele, apostando em um estilo batizado de “groove arrastado”, que mistura samba, pagode, reggae, rap e rock. O grupo ficou conhecido pela estética diferenciada, marcada pelo uso de mortalhas e pintura branca no rosto, com inspiração no rock internacional, mas voltada para elementos culturais afro-brasileiros.
A banda ganhou notoriedade no Carnaval de 2009, com o sucesso “Kuduro”, além de músicas como “Não vá que é barril”, “Quebre igual negona” e “Conceitos”, que circularam em Salvador e conquistaram espaço nacional. Após a saída de Edcity, em 2009, o grupo teve outras formações, incluindo a liderança do cantor Tierry, entre 2010 e 2015.
A expectativa para a retomada do grupo com sua formação original cresceu desde o anúncio oficial do retorno de Edcity. Para os fãs, o reencontro significa reviver sucessos que marcaram uma geração e que consolidaram a identidade do Fantasmão como uma das bandas mais representativas do pagode baiano.
Seu Jorge se apresenta em Salvador no mês de outubro
Além da expectativa pela nova data do show do Fantasmão, Salvador também se prepara para receber Seu Jorge, que apresenta o espetáculo “Baile à la Baiana” no dia 18 de outubro, na Arena A Tarde. O evento marca a abertura do espaço recém-inaugurado e contará com repertório de clássicos da carreira do artista, além de músicas do álbum lançado em 2025.
Os ingressos estão disponíveis online, pela plataforma Meu Bilhete, e no ponto físico do Balcão Ingressos Bahia, no Shopping Barra. O público pode escolher entre diferentes setores e valores para participar da apresentação.
Mais Lidas
Cultura
Itaparica encerra Festa da Independência com shows de Mari Fernandez e Olodum
Orquestra Afrosinfônica promove ensaios abertos ao público na Casa da Ponte
Alcione inicia turnê nacional com show lotado e homenagens ao samba raiz
Últimas Notícias
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos
Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar
Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira
Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas