Governador se reúne com forças de segurança, após pressão do PV nacional e quase 24h do sequestro de Ivanilson Gomes

Autoridades discutem ações para encontrar presidente do PV-BA, mas governador manteve agenda e só se pronunciou após cobrança pública


Raiane Veríssimo
Raiane Veríssimo 15/03/2025 17:33 • Política
Governador se reúne com forças de segurança, após pressão do PV nacional e quase 24h do sequestro de Ivanilson Gomes - Wuiga Rubini/GOVBA
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se reuniu, na tarde deste sábado (15), com o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, e os chefes das forças policiais do Estado para discutir o sequestro de Ivanilson Gomes, presidente do PV na Bahia. A reunião – que ocorreu em Jussari, no Sul do Estado, após a inauguração de novas unidades de segurança no município – também contou com as presenças da delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito; e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho.

Apesar da gravidade do caso, que envolve uma figura política relevante e um crime com requintes de ousadia, reunião só foi mobilizada quase 24 horas após o sequestro, que ocorreu na tarde desta última sexta-feira (14), e o governador manteve sua agenda oficial normalmente até então. O posicionamento de Jerônimo só veio após a nota pública do presidente nacional do PV, José Luiz Penna, cobrando celeridade no resgate de Ivanilson. Até o momento, o petista não fez declarações diretas sobre o caso, limitando-se a reuniões internas.

Investigações, prisão e medidas adotadas

Na reunião, foram discutidas estratégias de inteligência para elucidar o crime, incluindo a análise de imagens de câmeras de segurança e a coleta de depoimentos de testemunhas. As forças de segurança também reforçaram que qualquer informação sobre o paradeiro de Ivanilson pode ser comunicada anonimamente pelo Disque Denúncia 181.

A Polícia Civil ainda não divulgou detalhes sobre as investigações, alegando que a liberação de informações poderia comprometer o andamento do caso e colocar em risco a vida da vítima. No entanto, secretário estadual da Juventude do PV, Gabriel Luís, foi preso, nesta manhã, após confessar envolvimento no crime e alegar que agiu sob pressão de traficantes do bairro Nordeste de Amaralina, em Salvador, onde mora.

Cobranças e omissões

A falta de um posicionamento rápido do governo estadual gerou críticas, especialmente após a divulgação da nota do presidente nacional do PV. “Fazemos um apelo às autoridades para que atuem com máxima urgência e dedicação, empregando todos os esforços necessários para garantir o resgate seguro de Ivanilson, preservando sua integridade física”, declarou Penna.

Além do silêncio do governador, parlamentares do PV na Bahia, incluindo o vereador de Salvador André Fraga e os deputados estaduais Ludmilla Fiscina, Marquinho Viana, Roberto Carlos e Vitor Bonfim, também não se manifestaram publicamente sobre o crime, mantendo a divulgação de suas agendas políticas normalmente até a manhã deste sábado. No entanto, no início desta tarde, Roberto Carlos, que é vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, divulgou nota em sua conta oficial no Instagram lamentando o episódio e solicitando prioridade máxima nas investigações.

“Ivanilson é um grande amigo, meu correligionário e uma pessoa pela qual tenho apreço e respeito. Minha solidariedade à família de Ivanilson e a todos que aguardam ansiosos pelo seu retorno em segurança. Confio no trabalho das nossas polícias para que ele seja resgatado o mais rápido possível, com sua integridade preservada”, disse o deputado estadual, que também é líder do PV na AL-BA .

Ivana Bastos foi primeira a se manifestar

Enquanto o governador e outros membros do PV-BA evitavam falar sobre o caso, a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ivana Bastos (PSD), foi uma das poucas lideranças políticas a cobrar publicamente ações imediatas. “Recebi com grande preocupação a notícia do sequestro de Ivanilson Gomes. Expresso minha total solidariedade a ele, sua família e todos que aguardam ansiosamente por sua segurança”, escreveu Ivana em suas redes sociais.

A postura do governador Jerônimo Rodrigues, que, mesmo informado do crime, seguiu normalmente sua agenda no interior do Estado, incluindo a participação em eventos festivos e religiosos, gerou desconforto nos bastidores políticos. Em sua conta oficial no Instagram, o petista chegou a publicar uma homenagem ao Dia da Escola e compartilhar registros da missa especial pelo aniversário de Almadina, cidade a cerca de 460 km de Salvador.

Repercussão e incertezas

Enquanto a pressão pública cresce, a população e os aliados políticos de Ivanilson Gomes aguardam respostas concretas das autoridades. O caso reforça um cenário preocupante de insegurança na Bahia, onde a violência política e o avanço do crime organizado se tornam cada vez mais evidentes.

Agora, resta saber se a reunião promovida pelo governador resultará em ações efetivas ou se será apenas mais um gesto tardio diante de um caso que escancara as fragilidades da segurança pública no Estado. Até o momento, o paradeiro de Ivanilson é desconhecido.

Raiane Veríssimo

Raiane Veríssimo

Raiane Veríssimo, jornalista mineira, com 22 anos de experiência. Especialista em comunicação e mídias sociais, com atuação em jornal, site, rádio, TV e campanhas políticas estaduais e nacionais.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho -
Cultura 02/02/2026 às 22:02

Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho

O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval


Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental -
Cultura 02/02/2026 às 21:30

Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental

Cortejo, oferendas no mar e apresentações culturais marcaram a celebração na orla de Camaçari


Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira -
Negócios 02/02/2026 às 21:02

Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira

Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026


Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais -
Política 02/02/2026 às 20:29

Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais

Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito


Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos -
Cidades 02/02/2026 às 20:00

Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos

Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos


Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus -
Negócios 02/02/2026 às 19:31

Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus

Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic


Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026 -
Política 02/02/2026 às 19:04

Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026

Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo


Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’ -
Carnaval 2026 02/02/2026 às 18:33

Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’

Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval


BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas -
BBB 26 02/02/2026 às 17:59

BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas

Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva


Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho -
Política 02/02/2026 às 17:30

Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho

Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade