Governador falta a tradicional desfile de 7 de setembro e é representado por Geraldo Jr
Jerônimo participa dos 202 anos de Independência do Brasil em Juazeiro, ao lado de seu candidato a prefeito Andrei da Caixa
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) não compareceu ao tradicional desfile da Independência do Brasil que neste ano celebra 202 anos e acontece, neste sábado (7), no bairro do Campo Grande, em Salvador. Em seu lugar, o petista mandou o seu vice-governador da Bahia e candidato à Prefeitura de Salvador, Geraldo Jr (MDB). O prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), também compareceu ao lado de sua vice, Ana Paula Matos (PDT).
“Governador está em missão no interior do Estado, na agenda do interior do Estado da Bahia e eu estou aqui na condição de vice-governador”, justificou o emedebista ao chegar o Campo Grande.
Ainda na entrevista, Geraldo Jr comentou o significado do 7 de Setembro, que consolidou a Independência do Brasil e reforçou a importância do Brasil ser um país soberano e democrático.
“Hoje é o dia de expressar a democracia do povo brasileiro. É o dia de reafirmar a independência do nosso povo, é o dia de reafirmar a independência da Bahia que consolidou a independência do Brasil. Hoje é o dia de nós expressarmos a gratidão que temos por homens e mulheres que resistiram à tirania”, declarou.
Em seu discurso, Geraldo também lembrou o papel da Bahia no processo de independência do país, através da guerra que culminou na concretização da Independência do Brasil, no dia 2 de Julho de 1823.
“O 7 de Setembro também nos remete à força dos baianos e baianas, que tiveram a coragem de enfrentar os tiranos e consolidaram a independência do Brasil. A coragem e a determinação do nosso povo nos inspira a continuar trabalhando para uma sociedade mais inclusiva e justa, por um futuro mais próspero e de oportunidade para todos e todas, no Brasil, na Bahia e em Salvador”, finalizou”, destacou.
Mesmo em agenda institucional, o vice-governador aproveitou para fazer campanha, mas evitou mencionar o nome do ex-aliado Bruno Reis, seu principal adversário em outubro. Geraldo Jr pregou a construção de uma “Salvador mais liberta” e com maior participação democrática.
“É isso que vamos fazer no Brasil, com o presidente Lula, aqui na Bahia e em Salvador com certeza. Uma Salvador mais liberta, com mais igualdade, com mais participação e democracia”.
Ausência do governador
A ausência do governador Jerônimo Rodrigues em Salvador pode ser considerada uma estratégia para colocar Geraldo Jr como protagonista do desfile e, com isso, tentar impulsionar a candidatura do emedebista na capital baiana. É a primeira vez que ele falta ao evento, já que ano passado, seu primeiro ano de governo, participou.
Ao mesmo tempo, o petista tenta ajudar o seu candidato Andrei da Caixa (MDB) em Juazeiro. Será também a primeira vez que um governador participa das comemorações da independência, que estava marcada para acontecer às 10 horas.
O município da região do São Francisco provocou um racha da base governista ao preterir a candidatura do ex-prefeito Isaac Carvalho (PT) que, após ser impedido pela Justiça de se candidatar por improbidade administrativa, preferiu lançar seu sobrinho Celso Carvalho a prefeito pelo PSD, partido aliado comandado pelo senador Otto Alencar. A decisão do petista contrariou o governador, já que costurava há meses uma união da base para ter apenas um candidato representando o grupo para tentar derrotar a atual prefeita Suzana Ramos (PSDB), candidata à reeleição.
7 de Setembro

Equipe M!
O Desfile Cívico Militar acontece no Centro de Salvador, com o seu ponto alto em passagem pela praça Dois de Julho, no Campo Grande. O ato conta com a participação das Forças Armadas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, além de organizações civis e apresentações escolares, com realização na Avenida 7 de Setembro.
A programação iniciou às 7h45, com revista à Tropa pelo Comandante do 2º Distrito Naval e da 6ª Região Militar. Em seguida, às 8h45, houve o hasteamento da bandeira do Pavilhão Nacional. O começo do desfile aconteceu às 9 horas e passa pela seguinte ordem: Comandante da Tropa, Estado-Maior Conjunto, Bandeiras Históricas, e as Tropas da Marinha, Exército e Aeronáutica, seguidas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Civil de Salvador.
A Independência do Brasil é um feriado nacional celebrado em todo o país, desde o ano de 1969. Na capital baiana, o 7 de Setembro passa por organização alternada entre a Marinha e o Exército. Neste ano, a responsabilidade do evento recaiu sobre o Exército, através do Comando da 6ª Região Militar.
Leia também:
Lula critica Maduro, mas descarta romper relações com a Venezuela
Rodrigo Fernandes
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti
Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026
Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia
Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão