Governador tenta retirar entraves da ponte Salvador-Itaparica e quer licitar metrô do Campo Grande em janeiro
Apesar de entraves, Jerônimo garante que novidades envolvendo obras devem ser divulgadas ainda em janeiro de 2025
Equipe M!
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou, na manhã desta segunda-feira (9), que as negociações com o consórcio chinês responsável pela construção da ponte Salvador-Itaparica estão próximas de uma conclusão. Além disso, o petista revelou que a licitação para a ampliação do metrô até o Campo Grande deve ser lançada em janeiro de 2025, após ajustes jurídicos e financeiros.
Ponte Salvador-Itaparica: avanços diplomáticos e renegociação
A construção da ponte Salvador-Itaparica, um dos projetos mais aguardados pelos baianos, enfrentou atrasos devido ao aumento de custos de materiais de construção, como cimento e aço, agravados pela pandemia, além das altas taxas de juros. Em entrevista do Portal M!, o governador destacou os esforços diplomáticos e políticos que foram necessários para resolver o impasse e tentar destravar o projeto.
“Buscamos diversas vezes, fui na China, fui ao presidente Lula, dialoguei com a Embaixada brasileira na China para nos ajudar, depois a Embaixada chinesa no Brasil, cheguei a me encontrar duas vezes com o presidente Xi Jinping, pedindo ao Lula que isso acontecesse. Parece que agora chegamos a uma fase final de conclusão”, afirmou o petista durante a entrega do Complexo Policial do Ogunjá, em Salvador.
Segundo Jerônimo, a aprovação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) será o próximo passo após o fechamento do acordo, evitando a necessidade de uma nova licitação que atrasaria ainda mais o projeto. Ele também revelou que a infraestrutura da Ilha de Itaparica já está sendo preparada para receber a obra.
“Espero que o consórcio chinês dê seu último aparecer para entregar para o TCE avaliar. Vamos nos debruçar sobre o tema para que a gente não precise abrir uma nova licitação, o que levaria muito tempo para isso. Então está bem encaminhado e estou muito confiante. Espero que isso fechado, a gente possa aguardar a conclusão da sondagem”, afirmou.
“Eu me comprometo, ainda, junto à sociedade baiana a poder ver quais são as ações que nós temos que enfrentar na ilha de Itaparica, lá na região de Vera Cruz, Salinas, Nazaré, para o que a gente puder antecipar de duplicação ou de preparação da ilha, nas áreas da saúde, educação […]. As escolas estaduais estão praticamente prontas para serem entregues, e agora vamos focar em educação profissional, que terá um impacto muito forte na região quando a ponte sair”, completou o governador ao Portal M!.
Metrô até Campo Grande: licitação prevista para janeiro
Sobre a ampliação do metrô até o Campo Grande, Jerônimo revelou que entraves jurídicos impediram que a obra fosse executada pela concessionária CCR. O governo estadual então optou por realizar uma obra pública e, posteriormente, conceder sua exploração à empresa.
“Conversamos com a CCR para que ela pudesse fazer a obra, inclusive com recursos federais, mas encontramos empecilhos jurídicos e dificuldades de prazos. Voltamos a conversar com a possibilidade de ser uma obra pública e depois uma concessão para que a CCR explore e inclua no pacote de gestão de todo o metrô”, explicou.
O governador afirmou ainda que as conversas com a Caixa Econômica Federal (CEF) estão avançadas e que a publicação da licitação deve ocorrer já em janeiro de 2025. “Espero que, no prazo de janeiro, a gente possa fechar isso para garantir a publicação da licitação”, pontou Rodrigues.
Impactos regionais e planejamento futuro
Os dois projetos representam investimentos estratégicos para a Bahia, com impactos econômicos e sociais significativos. A ponte Salvador-Itaparica promete dinamizar o turismo e o comércio na região, enquanto a expansão do metrô facilitará o transporte urbano na capital.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso