Governador tenta retirar entraves da ponte Salvador-Itaparica e quer licitar metrô do Campo Grande em janeiro
Apesar de entraves, Jerônimo garante que novidades envolvendo obras devem ser divulgadas ainda em janeiro de 2025
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou, na manhã desta segunda-feira (9), que as negociações com o consórcio chinês responsável pela construção da ponte Salvador-Itaparica estão próximas de uma conclusão. Além disso, o petista revelou que a licitação para a ampliação do metrô até o Campo Grande deve ser lançada em janeiro de 2025, após ajustes jurídicos e financeiros.
Ponte Salvador-Itaparica: avanços diplomáticos e renegociação
A construção da ponte Salvador-Itaparica, um dos projetos mais aguardados pelos baianos, enfrentou atrasos devido ao aumento de custos de materiais de construção, como cimento e aço, agravados pela pandemia, além das altas taxas de juros. Em entrevista do Portal M!, o governador destacou os esforços diplomáticos e políticos que foram necessários para resolver o impasse e tentar destravar o projeto.
“Buscamos diversas vezes, fui na China, fui ao presidente Lula, dialoguei com a Embaixada brasileira na China para nos ajudar, depois a Embaixada chinesa no Brasil, cheguei a me encontrar duas vezes com o presidente Xi Jinping, pedindo ao Lula que isso acontecesse. Parece que agora chegamos a uma fase final de conclusão”, afirmou o petista durante a entrega do Complexo Policial do Ogunjá, em Salvador.
Segundo Jerônimo, a aprovação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) será o próximo passo após o fechamento do acordo, evitando a necessidade de uma nova licitação que atrasaria ainda mais o projeto. Ele também revelou que a infraestrutura da Ilha de Itaparica já está sendo preparada para receber a obra.
“Espero que o consórcio chinês dê seu último aparecer para entregar para o TCE avaliar. Vamos nos debruçar sobre o tema para que a gente não precise abrir uma nova licitação, o que levaria muito tempo para isso. Então está bem encaminhado e estou muito confiante. Espero que isso fechado, a gente possa aguardar a conclusão da sondagem”, afirmou.
“Eu me comprometo, ainda, junto à sociedade baiana a poder ver quais são as ações que nós temos que enfrentar na ilha de Itaparica, lá na região de Vera Cruz, Salinas, Nazaré, para o que a gente puder antecipar de duplicação ou de preparação da ilha, nas áreas da saúde, educação […]. As escolas estaduais estão praticamente prontas para serem entregues, e agora vamos focar em educação profissional, que terá um impacto muito forte na região quando a ponte sair”, completou o governador ao Portal M!.
Metrô até Campo Grande: licitação prevista para janeiro
Sobre a ampliação do metrô até o Campo Grande, Jerônimo revelou que entraves jurídicos impediram que a obra fosse executada pela concessionária CCR. O governo estadual então optou por realizar uma obra pública e, posteriormente, conceder sua exploração à empresa.
“Conversamos com a CCR para que ela pudesse fazer a obra, inclusive com recursos federais, mas encontramos empecilhos jurídicos e dificuldades de prazos. Voltamos a conversar com a possibilidade de ser uma obra pública e depois uma concessão para que a CCR explore e inclua no pacote de gestão de todo o metrô”, explicou.
O governador afirmou ainda que as conversas com a Caixa Econômica Federal (CEF) estão avançadas e que a publicação da licitação deve ocorrer já em janeiro de 2025. “Espero que, no prazo de janeiro, a gente possa fechar isso para garantir a publicação da licitação”, pontou Rodrigues.
Impactos regionais e planejamento futuro
Os dois projetos representam investimentos estratégicos para a Bahia, com impactos econômicos e sociais significativos. A ponte Salvador-Itaparica promete dinamizar o turismo e o comércio na região, enquanto a expansão do metrô facilitará o transporte urbano na capital.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Defesa de Braga Netto pede revogação de prisão preventiva no STF
Governo Jerônimo: entregas, críticas e desafios marcam o segundo ano
Lula libera R$ 6,7 bilhões para enfrentar desastres climáticos no Brasil
Últimas Notícias
Defesa de Braga Netto pede revogação de prisão preventiva no STF
Advogados alegam falta de provas concretas, questionam depoimentos de Mauro Cid e pedem medidas cautelares em substituição à prisão preventiva
Ludmilla sofre derrota em processo por injúria racial e afirma: ‘Jamais desistirei dessa luta’
Por meio das redes sociais, a cantora revelou que vai recorrer da decisão judicial que inocentou o apresentador 'Marcão do Povo'
Desaparecimento de avião na Amazônia: FAB e bombeiros intensificam buscas
Aeronave com quatro pessoas a bordo desapareceu em Manicoré; buscas seguem com helicópteros e cães farejadores
Malu Barbosa presta homenagem emocionante a Preta Gil com mensagem de Natal
Empresária compartilha reflexão sobre amizade e apoio durante tratamento contra o câncer
Moraes diz Daniel Silveira mentiu e omitiu informações durante audiência e mantém prisão
Ex-deputado violou regras de liberdade condicional e omitiu informações em audiência
Polícia investiga bolo suspeito após três mortes e duas internações em Torres, no Rio Grande do Sul
Autoridades apuram se houve intoxicação alimentar ou envenenamento no preparo do bolo
Jovem é baleada durante abordagem da PRF no Rio de Janeiro
Família seguia para festa de Natal quando foi alvo de disparos por agentes
Queda de ponte no Tocantins: PF usa drones subaquáticos e investiga responsabilidades
Operação busca localizar vítimas, analisar causas do acidente e garantir segurança ambiental
Balanço anual da Câmara de Salvador: projetos transformadores em mobilidade, saúde e sustentabilidade
Renovação do Legislativo soteropolitano, a partir de 2025, será de 39,53%
PF investiga R$ 4,2 bilhões em emendas parlamentares após decisão de Flávio Dino
Polícia Federal apura possíveis irregularidades no destino dos recursos