Governador tenta retirar entraves da ponte Salvador-Itaparica e quer licitar metrô do Campo Grande em janeiro
Apesar de entraves, Jerônimo garante que novidades envolvendo obras devem ser divulgadas ainda em janeiro de 2025

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou, na manhã desta segunda-feira (9), que as negociações com o consórcio chinês responsável pela construção da ponte Salvador-Itaparica estão próximas de uma conclusão. Além disso, o petista revelou que a licitação para a ampliação do metrô até o Campo Grande deve ser lançada em janeiro de 2025, após ajustes jurídicos e financeiros.
Ponte Salvador-Itaparica: avanços diplomáticos e renegociação
A construção da ponte Salvador-Itaparica, um dos projetos mais aguardados pelos baianos, enfrentou atrasos devido ao aumento de custos de materiais de construção, como cimento e aço, agravados pela pandemia, além das altas taxas de juros. Em entrevista do Portal M!, o governador destacou os esforços diplomáticos e políticos que foram necessários para resolver o impasse e tentar destravar o projeto.
“Buscamos diversas vezes, fui na China, fui ao presidente Lula, dialoguei com a Embaixada brasileira na China para nos ajudar, depois a Embaixada chinesa no Brasil, cheguei a me encontrar duas vezes com o presidente Xi Jinping, pedindo ao Lula que isso acontecesse. Parece que agora chegamos a uma fase final de conclusão”, afirmou o petista durante a entrega do Complexo Policial do Ogunjá, em Salvador.
Segundo Jerônimo, a aprovação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) será o próximo passo após o fechamento do acordo, evitando a necessidade de uma nova licitação que atrasaria ainda mais o projeto. Ele também revelou que a infraestrutura da Ilha de Itaparica já está sendo preparada para receber a obra.
“Espero que o consórcio chinês dê seu último aparecer para entregar para o TCE avaliar. Vamos nos debruçar sobre o tema para que a gente não precise abrir uma nova licitação, o que levaria muito tempo para isso. Então está bem encaminhado e estou muito confiante. Espero que isso fechado, a gente possa aguardar a conclusão da sondagem”, afirmou.
“Eu me comprometo, ainda, junto à sociedade baiana a poder ver quais são as ações que nós temos que enfrentar na ilha de Itaparica, lá na região de Vera Cruz, Salinas, Nazaré, para o que a gente puder antecipar de duplicação ou de preparação da ilha, nas áreas da saúde, educação […]. As escolas estaduais estão praticamente prontas para serem entregues, e agora vamos focar em educação profissional, que terá um impacto muito forte na região quando a ponte sair”, completou o governador ao Portal M!.
Metrô até Campo Grande: licitação prevista para janeiro
Sobre a ampliação do metrô até o Campo Grande, Jerônimo revelou que entraves jurídicos impediram que a obra fosse executada pela concessionária CCR. O governo estadual então optou por realizar uma obra pública e, posteriormente, conceder sua exploração à empresa.
“Conversamos com a CCR para que ela pudesse fazer a obra, inclusive com recursos federais, mas encontramos empecilhos jurídicos e dificuldades de prazos. Voltamos a conversar com a possibilidade de ser uma obra pública e depois uma concessão para que a CCR explore e inclua no pacote de gestão de todo o metrô”, explicou.
O governador afirmou ainda que as conversas com a Caixa Econômica Federal (CEF) estão avançadas e que a publicação da licitação deve ocorrer já em janeiro de 2025. “Espero que, no prazo de janeiro, a gente possa fechar isso para garantir a publicação da licitação”, pontou Rodrigues.
Impactos regionais e planejamento futuro
Os dois projetos representam investimentos estratégicos para a Bahia, com impactos econômicos e sociais significativos. A ponte Salvador-Itaparica promete dinamizar o turismo e o comércio na região, enquanto a expansão do metrô facilitará o transporte urbano na capital.
Héber Araújo
Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.
Mais Lidas
Política
Lula libera R$ 27 milhões ao STF após ataque com explosivos
Últimas Notícias

Dom Sérgio da Rocha representa Salvador no Conclave que define sucessor de Francisco
Antes do embarque, arcebispo primaz do Brasil celebra missa, nesta terça, às 17h, na Catedral Basílica de Salvador, em sufrágio da alma do pontífice

Resumo BBB 25 de segunda-feira (21/4): Finalistas assistem retrospectiva marcada por emoção, reencontros e conflitos
João Pedro confronta Renata sobre torcida contrária, enquanto Guilherme relembra desentendimentos com aliados durante exibição dos VTs

Salvador inicia aulas gratuitas sobre patrimônio histórico no Palacete Tira-Chapéu com Itamar Musse
Aula inaugural acontecerá, na quinta-feira (24), às 18h, com palestra do museólogo e marchand Itamar Musse

Lula libera R$ 27 milhões ao STF após ataque com explosivos
Medida provisória destina recursos para equipamentos de vigilância e obras estruturais; atentado de novembro reacendeu debate sobre proteção

SAC Salvador Shopping amplia horário a partir desta terça-feira para emissão da nova carteira de identidade
Medida tem como objetivo atender ao aumento na procura pela nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Oportunidade em Salvador: Simm oferece 68 vagas nesta terça-feira para quem busca emprego ou estágio
No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Alexandre Silveira discute expansão de veículos elétricos e baterias com gigantes chinesas
Visita à China faz parte de uma missão oficial cujo objetivo é atrair investimentos internacionais para o setor energético brasileiro

Governo promete Internet em 100% das unidades de saúde indígena até 2026
Medida faz parte do plano do Ministério da Saúde para ampliar acesso à telessaúde em territórios indígenas

Preta Gil celebra Páscoa em casa após nova fase no tratamento: ‘Nunca teve um significado tão forte’
Cantora compartilha momento ao lado da família e amigos após alta médica e continuidade do tratamento contra câncer em São Paulo

Alckmin diz que Brasil seguirá promovendo diálogo pela paz após morte do papa Francisco
Vice-presidente destacou que país pode contribuir com diálogo em guerras por não ter litígios e manter relações diplomáticas estáveis