Com 40 empresas na mira, Bahia avança para virar maior polo da BYD fora da China
Empresas chinesas discutem com governador Jerônimo Rodrigues condições para se instalarem no entorno da fábrica da montadora, em Camaçari

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se reuniu, nesta quarta-feira (14), em Pequim, com representantes de empresas chinesas que vão fornecer peças e componentes à fábrica da BYD em Camaçari. Durante o encontro, que durou quase 4 horas, o petista apresentou aos empresários as oportunidades oferecidas pelo Estado, além de um vídeo exibido pela BahiaInveste. As conversas também incluíram sugestões e demandas por parte dos empresários, que buscam segurança jurídica e estrutura para viabilizar suas operações no Brasil.
“Esse encontro foi um passo importante para a consolidação da BYD na Bahia. A prova de que ela não será uma mera revendedora ou montadora de veículos elétricos com peças fabricadas na China, como alguns estão afirmando. Teremos peças que vão desde componentes elétricos até o acabamento do carro sendo fabricadas na Bahia”, disse o governador, que ressaltou que a meta é ter 80% dos veículos feitos em solo baiano.
Empresas de destaque no setor automotivo
Segundo o governador, entre os fornecedores estão companhias com reconhecimento internacional e capacidade tecnológica avançada. A Sinomac, fabricante de autopeças; a Minth, produtora de estruturas de metal e plástico; e a ACG, especializada em vidros automotivos, estão entre as interessadas em compor o entorno produtivo da fábrica da BYD.
“Essas empresas terão um papel fundamental na complementação do ecossistema de produção dos veículos elétricos e híbridos da BYD no Brasil. A BYD continuará incentivando que outras indústrias se instalem na Bahia como parte do nosso compromisso de longo prazo com o desenvolvimento sustentável da região”, afirmou Tyler Li, presidente da BYD Brasil.
Ainda segundo o governador, ao todo foram 40 empresários, dos quais alguns já compraram terrenos para se instalar próximos ao polo da BYD, que está em construção em Camaçari. “Já saímos daqui com data marcada. O presidente da BahiaInveste, Paulo Guimarães, já ficou encarregado de montar uma equipe para acompanhar passo-a-passo”, declarou Rodrigues.
Montadora inicia produção ainda em 2025
Um dia após o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Augusto Vasconcelos, anunciar que o pleno funcionamento da BYD foi adiado e só ocorrerá em 2026, por causa das denúncias sobre trabalho escravo, o presidente da construtora no Brasil revelou que o início da produção de veículos está mantida para esse ano. Segundo Tyler Li, a unidade vai operar nos regimes CKD (completely knock-down) e SKD (semi knock-down), com importação temporária de peças da China.
Esse período será usado para estruturar e receber as fornecedoras que irão nacionalizar progressivamente os componentes utilizados na linha de montagem. Com investimento estimado em R$ 5,5 bilhões, a planta baiana terá capacidade inicial para produzir até 150 mil veículos por ano, com possibilidade de dobrar esse número até 2027. Ao longo do projeto, estima-se a criação de 20 mil empregos diretos e indiretos, consolidando Camaçari como o maior polo industrial da BYD fora da China.
Obras da BYD atrasa
De acordo com o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Augusto Vasconcelos, o pleno funcionamento do polo da BYD, que estava previsto para este ano, terá que ser adiado para dezembro de 2026. O atraso se deve às investigações relacionadas à obra, após denúncias de trabalho escravo. Apesar dos entraves, a construção dos veículos ainda começará neste ano.
A BYD também confirmou que a montagem dos veículos terá início nos próximos meses, com capacidade operacional ampliada de forma gradual. A expectativa é que o projeto gere até 20 mil empregos diretos e indiretos, consolidando o complexo de Camaçari como o maior polo industrial da marca fora da China.
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