Erika Hilton aciona STF contra Nikolas Ferreira e cita possível colaboração em tentativa de fuga de Bolsonaro
Deputado do PL reagiu a acusação com ‘absoluto espanto’ e criticou a Rede Globo pela divulgação das imagens obtidas na sexta-feira (21)
Reprodução/Instagram @hilton_erika
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou, no último domingo (23), uma notícia-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). A parlamentar pede que o ministro Alexandre de Moraes determine a apreensão do celular do deputado. A alegação é de que Nikolas violou medidas cautelares impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante uma visita realizada, na sexta-feira (21), durante a prisão domiciliar.
Segundo a deputada Erika Hilton, o deputado do PL utilizou “telefone celular dentro da residência onde o réu cumpria a cautelar”. O ato contrariaria a decisão da petição 14.129/DF, que proíbe o uso de dispositivos de comunicação na presença do ex-presidente. Imagens exibidas pelo Jornal Nacional, da TV Globo, mostraram Nikolas Ferreira usando o telefone na área externa da casa de Bolsonaro, em Brasília.
Horas depois da visita, às 00h07 de sábado (22), o sistema de monitoramento registrou uma violação na tornozeleira do ex-presidente Jair Bolsonaro. Questionado pelos agentes, Bolsonaro afirmou ter usado um ferro de solda para tentar abrir o dispositivo, antes de negar o rompimento da pulseira. Diante dos indícios de tentativa de fuga, o ministro Alexandre de Moraes converteu a prisão domiciliar em preventiva.
Notícia-crime alega cooperação em tentativa de fuga e pede apreensão de aparelho
Na petição enviada ao STF, a deputada Erika Hilton afirmou que os atos de Nikolas Ferreira “não apenas descumprem ordem judicial”, mas podem indicar “colaboração com uma possível tentativa de fuga“. A deputada alega que o parlamentar poderia ter transmitido instruções, combinado estratégias com terceiros, oferecido meios tecnológicos ou realizado gravações não autorizadas durante a visita.
A deputada reforçou a existência de indícios que apontam para a participação do deputado do PL na articulação que antecedeu a violação da tornozeleira. “Há fortes indícios de que os atos praticados pelo noticiado sugerem participação ativa na articulação que antecedeu a tentativa de fuga“, diz o documento.
A parlamentar do PSOL também pediu ao ministro Alexandre de Moraes um mandado de busca e apreensão do celular de Nikolas Ferreira. Além disso, a deputada solicita a oitiva dos agentes presentes e a adoção de outras medidas cautelares contra o parlamentar. A disputa ocorre em um momento em que aliados de Bolsonaro tentam reagir à prisão preventiva, decretada por risco de fuga e descumprimento reiterado das medidas impostas pelo STF.
Nikolas reage com ‘espanto’ e critica imagens da Rede Globo
O deputado Nikolas Ferreira reagiu à notícia-crime por meio de nota divulgada nas suas redes sociais. A equipe do parlamentar afirmou que “não houve comunicação prévia de qualquer restrição ao uso de celulares“, nem por parte do Poder Judiciário nem pelos agentes que acompanharam a visita.
O parlamentar negou ter tido intenção de violar qualquer decisão judicial. “Sem comunicação oficial, não existe como alegar descumprimento”, escreveu o deputado.
O deputado do PL também criticou a Rede Globo, alegando ter recebido “com absoluto espanto” as imagens exibidas. Ele também considerou que as imagens foram obtidas de forma “clandestina” por meio de um drone e classificou a obtenção das imagens como uma violação grave de privacidade.
“É uma violação grave de privacidade, totalmente incompatível com qualquer padrão mínimo de ética jornalística”, afirmou o deputado.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Inep começa a emitir declaração do ensino médio para candidatos do Enem a partir desta sexta-feira
Documento poderá ser solicitado online por estudantes maiores de 18 anos que atingiram pontuação mínima exigida no exame
Prefeitura monta força-tarefa com ações de saúde, segurança e limpeza para Festa de Iemanjá no Rio Vermelho
Operação envolve diversas secretarias municipais e tem como foco assegurar segurança, organização, atendimento à população e respeito às tradições religiosas
Prefeitura lança planejador de viagens para ajudar usuários do transporte público em Salvador
Ferramenta lançada pela Prefeitura é integrada ao aplicativo KIM e reúne dados de ônibus, metrô e BRT em um só ambiente digital
Movimentos de mulheres iniciam organização do 8 de Março de 2026 em Salvador diante do avanço do feminicídio
Encontro reúne entidades sindicais, movimentos sociais e organizações da sociedade civil para iniciar a construção coletiva do Março Mulher
Cão Orelha: adolescentes investigados retornam dos EUA e têm celulares apreendidos no aeroporto
Jovens também foram intimados a prestar depoimento, que ocorrerá em data definida pela polícia
Prefeitura abre 300 vagas para credenciamento de novos mototaxistas em Salvador
Conforme a gestão municipal, não há prazo limite para inscrição
Brasil cria 1,27 milhão de postos de trabalho em 2025, mas saldo do Caged recua em relação a 2024
Abertura de vagas com carteira assinada recua 23,7%, enquanto Bahia aparece entre os destaques estaduais
MP-BA apura denúncia contra Ivete Sangalo após criança participar de show em Salvador
Representação questiona adequação de música apresentada em show realizado no Terminal Náutico
Kassab diz que ‘solução política’ definirá candidato do PSD à Presidência e reconhece eleitorado próximo ao bolsonarismo
Presidente da sigla diz que partido se consolida no campo da centro-direita e busca alternativa moderada para a Presidência
Prefeitura entrega quase 5 mil títulos de propriedade em Paripe pelo programa Casa Legal
Programa municipal amplia segurança jurídica e fortalece economia local